quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

"Tinker's Damn Tarot": unboxing e comentário


A função das cartas, na cartomancia, é a de estabelecer o sistema a ser usado pelo cartomante (Tarot, Lenormand, Kipper, Sibilla, etc) e, em segundo lugar, auxiliá-lo a "despertar" sua intuição. O uso constante e sistemático de um mesmo e único deck pode ter seus adeptos e algumas vantagens, mas é no exercício do olhar, na capacidade de observação, nas possibilidades interpretativas que uma mesma imagem, ou uma nova versão dela, pode oferecer a um mesmo observador que eu vejo (e isso é uma opinião pessoal e não pretendo doutrinar ninguém) a grande vantagem de variar-se no uso dos decks.
Dough Thornsjo não cria imagens bonitinhas, em cores pastel e de aspecto romântico. Ao contrário, as lâminas dos seus oráculos são escuras, com um tratamento digital na textura que lembra fuligem, aquela pátina, que o tempo faz acumular sobre casas, monumentos e lembranças. Suas figuras são extraídas de velhos jornais, almanaques, catálogos e folhetos publicitários. Sua preferência parece estar nos anos 20 e 30 do século passado, de uma sociedade sobrevivendo à crise da Bolsa de NY e buscando no entretenimento popular (parques de diversão, shows de vaudeville, circos) uma saída para a depressão e a ameaça de fim ao chamado "sonho Americano". "Tinker's Damn Tarot" é um desses decks .
Tenho um profundo respeito e uma enorme admiração pelo trabalho artístico do seu proprietário, Doug Thornsjo. Suas ilustrações para as cartas do Tarot, especialmente, esbanjam talento, criatividade, conhecimento oracular e uma fina ironia. Gosto de decks assim, decks que me fazer prestar atenção redobrada às suas imagens. Não importa quantas vezes você tenha visto, sempre há algo mais a descobrir e, vejam só!, não é exatamente porque a imagem seja rococó, cheia de detalhes, de extravagâncias digitais. O que nos faz retornar continuamente às suas cartas é a estranheza que elas possuem. É a maneira "fora da caixinha" com que elas abordam o assunto a ser tratado em cada lâmina. É o convite que cada carta nos faz para mergulharmos em outras águas do nosso inconsciente, resgatarmos outras arcanas imagens e símbolos e refletirmos sobre o diálogo que as "nossas" e as "dele" travam.
O deck tem o tamanho normal da grande maioria das cartas de tarot, é impresso na China, com uma qualidade irretocável e vem embalado em uma caixa-envelope com janela bastante simples.

Deck: TINKER'S DAMN TAROT
Autor: Dough Thornsjo
Site: douksoup.me

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!