segunda-feira, 20 de março de 2017

"Kippers - Vintage Photo's": unboxing e comentários


O oráculo (método ou sistema, como queiram) Kipper é a "pedra da vez", o novo "queridinho", o "assunto do momento" entre os cartomantes, especialmente nos Estados Unidos da América. Esse oráculo que teve a sua primeira edição publicada aproximadamente na mesma época do Lenormand, parece-me que só começa a ganhar visibilidade e a consequente popularidade na atualidade a partir da publicação de um "clone" reinterpretado pelo famoso criador de cartas oraculares, o ítalo-americano Ciro Marchetti, no final de 2015.
A partir do início de 2016 o mercado começou com uma verdadeira avalanche de decks de cartas do sistema Kipper, algumas mais´, outras menos, fiéis a ele (ao deck original). Isso é natural quando existe procura, quando mais pessoas se interessam em aprender e conhecer. Vi isso, poucas décadas atrás, com o Lenormand, que começou a se popularizar nos USA e acabou gerando uma infinidade de novos decks para atender a todos os tipos de gosto, todos os tipos de estética entre os cartomantes e os colecionadores de cartas.
Agora, pelo que vejo, é a vez do Kipper: muita gente criando seus próprios baralhos e vendendo autonomamente através da internet. Esse é também o caso da artista e cartomante australiana Raylene, da RKDuffyArt (uma loja virtual no site da Etsy.com) que criou esse Kipper com fotos em preto e branco numa, imagino, homenagem a artistas do cinema, especialmente dos anos50, 60 e 70.
A qualidade do papel e impressão são boas, o tamanho das cartas é o tradicional "poker", acompanha o conjunto um link para "baixar" uma apostila (muito boa) sobre os significados das cartas e as mesmas vieram dentro de uma pequena bolsa de tecido transparente.
O que me agrada nesse deck é o fato de que grande parte das cartas acompanham a mesma direção (olhar, posição do corpo, sentido da rua, etc) do baralho original alemão e isso é fundamental para uma leitura própria e assertiva desse método. Muita gente acredita que a maneira de leitura e interpretação do Kipper e do Lenormand são semelhantes, pois ambos tem as mesmas 36 cartas, o mesmo tamanho e a mesma procedência europeia, mas é aí que terminam as semelhanças, Kipper não é para ser lido de uma maneira combinatória, mas sequencialmente e sempre seguindo o sentido de direção indicado pelas figuras nas cartas. Portanto, a posição da cabeça, a direção do olhar, se a estrada vai da esquerda para a direita, se a figura feminina segura a carta no lado direito ou esquerdo da lâmina, etc, tudo isso é parte integrante do método de leitura Kipper.
O que não me agrada, nesse deck, é que a maioria das cartas estão limitadas a rostos (fotos promocionais feitas pelos estúdios onde esses atores trabalhavam), com o olhar ou a posição do rosto, quase sempre, voltadas para a frente, encarando o espectador, não deixando claro qual a carta (da esquerda, da direita, superior ou inferior) para a qual ele "indica" ou "aponta".
Também considero um possível fator de distração a associação de figuras conhecidas (ainda conhecidas por muitos e, naturalmente, pelos cinéfilos-cartomantes) que, mesmo sem querer, podem acabar alterando o significado das cartas por motivo de maior ou menor simpatia pelo ator ou atriz, ou por associá-lo, inclusive inconscientemente, a um personagem mais marcante. Acredito que, sempre que possível, as cartas de um oráculo deveriam manter uma certa neutralidade, não correndo o risco de privilegiarem umas em relação à outras.
Acredito, sim, que dentro de algum tempo, passada a euforia e a demanda de um mercado ainda curioso, quando apenas os mais dotados de talentos artísticos e do necessário conhecimento da origem, evolução histórica, da técnica de leitura e das possibilidades intepretativas das cartas Kipper continuarem criando os decks desse sistema, teremos baralhos mais completos em termos qualitativos de imagem.
De qualquer maneira, apesar de não ser um deck que eu indicaria a uma pessoa que esteja se iniciando nesse sistema, eu acredito que possa ser perfeitamente usado pelo cartomante mais experiente,

Deck: "KIPPER - VINTAGE PHOTO'S"
Autora: Rylene K. Duffy
Adquirido na loja virtual RKDuffyArt, no site da Etsy.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!