quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

"True Crime Tarot": unboxing e comentário

            


Este é um daqueles decks de cartas que costumamos encontrar listados sob o título de "Vintage", ou seja, antigo, de outro tempo, que foi "moda" numa outra época. E, neste caso, refere-se ao tipo de arte, às ilustrações que ele traz em cada uma das suas 78 cartas.
Bobby Alexander, o autor, pesquisou as imagens que utilizaria na ilustração dos Arcanos Maiores e Menores nas revistas da época de ouro dos quadrinhos que tratavam de histórias envolvendo crimes, detetives, policiais, bandidos e mocinhos e muitas mocinhas, que também podiam ser bandidas.
Esse deck, por razões que parecem óbvias foi produzido e auto-publicado pelo seu autor, sem o apoio e a logística de uma empresa editora de porte. É um "indie", uma publicação praticamente caseira, de baixo custo, bancada pelo próprio autor.
O tema também é bastante complicado, visto que ele trata, iminentemente de personagens predominantemente negativos, maus caráter, bandido, criminosos, foras da lei, infratores de toda espécie, não havendo espaço para que fosse também mostrado o lado "luz", positivo, desses elementos.
Não penso nele como cartas a serem usadas em consultas oraculares, a não ser aquela feitas pelo/pela Cartomante para si mesmo/mesma.
É uma "curiosidade", algo que vai interessar principalmente a ilustradores, quadrinistas, pesquisadores de arte sequencial e, provavelmente, a colecionadores.
A qualidade das cartas é a comum à grande maioria de oráculos impressos em gráficas "on demand", ou seja, bastante boa sem grandes requintes ou diferenciais. Não tem uma embalagem que o caracterize, e vem numa genérica que, para minha surpresa, apresenta uma janela para identificação do deck.
As imagens são pequenas se considerarmos a quantidade de informação contida em cada ilustração. Recomendo o uso de uma boa lupa para a melhor observação do cenário, personagens e ação.

Deck:  TRUE CRIME TAROT
Autor: Bobby Alexander
Editado por MPC-Make Playing Cards

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!