quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

"New World Tarot": unboxing e comentário

             

Creio que este Tarot não teria sequer sido considerado para edição e venda há meros 6 ou 7 anos. Não acredito que a indústria que os produz em larga escala iria se atrever a investir num deck de cartas onde as pessoas e os "cenários" não tivesse um apelo de beleza padronizada ou de misticismo declarado.
Entretanto, eis-nos aqui, em 2019, fazendo o unboxing deste magnífico NEW WORD TAROT e (se ainda não o fizemos...) aprendendo a conviver com imagens muito mais reais e portanto muito mais desafiadoras e instigantes.
Este é um deck que desconhece padrões falsos de beleza, que declara abertamente seu combate a todos e qualquer preconceito, e coloca como personagens principais de cada lâmina figuras que em nada nos remetem àquelas idealizadas há mais de um século para ilustrarem as cartas do famoso Rider-Waite-Smith (RWS).
Aqui a vida real e seus personagens trazem os elementos simbólicos (e às vezes muito estereotipados) do Tarot à vida. Não que eu não saiba que um Arquétipo é uma estilização, mas, sejamos francos: quando se produz e vendem-se milhares de decks ilustrados por fofos gatinhos, animadas caveirinhas, cintilantes fadinhas, etc, etc, etc, por que não usarmos nossos vizinhos, amigos, conhecidos, colegas de trabalho, sócios do mesmo clube e, até nossa própria família como "modelos" das virtudes (e da falta dessas mesmas virtudes) que os Arquétipos são?
Eu entendo que não é um deck para todos os gostos. Imagino (espero estar completamente errado) que muitos irão ficar surpresos, chocados e até mesmo ofendidos com a presença de tantas minorias (raciais, sexuais, étnicas, com deficiências físicas, etc) nessas 78 cartas. Mas é assim, expondo a verdade que tentamos muitas vezes ignorar ou encobrir, que a humanidade aprende e evolui.
Eu já disse algumas vezes o quanto aprecio decks com imagens que me desafiem, que me coloquem em frente a um espelho onde eu possa me ver por inteiro, me inteirando do meu lado "sombra", aprendendo a lidar com minhas próprias dificuldades, com meus possíveis preconceitos, com minha baixa auto-estima. Afinal, se não é para isso que o Tarot serve, para o que será? Só para investigar se o "príncipe/princesa encantado/encantada" vai mesmo aparecer um dia? PeloamordeDeus!!!
As cartas desse NEW WORLD TAROT são grandes, incomodas de serem embaralhadas até mesmo porque o papel é de uma gramatura ideal para cartas menores, e não gigantes como essas.
O livreto é bom, e comenta cada carta a partir das imagens que as ilustram, sempre dentro de um contexto menos idealizado e mais realista.
Para quem possa se interessar em adquirir, basta fazer uma busca usando o Google com o nome do Tarot.

Deck:  NEW WORLD TAROT
Autora: Crysty C. Road
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!