quinta-feira, 28 de setembro de 2017

"Tarot del Fuego": unboxing e comentário


Se você pensa que já viu praticamente todas as versões (clones) de Tarots baseados no tradicionalíssimo Marseille, prepare-se para conhecer mais um.
O "Tarot del Fuego" é uma verdadeira explosão de energia em cada uma de suas 78 cartas. Criado pelo espanhol Ricardo Cavolo, suas imagens são surpreendentes e até, algumas vezes, agressivas, na sua delirante combinação de formas, sinais, símbolos e cores... muitas cores!
É o que eu chamaria de um "tarot desinibido". Nada nele remete àquela costumeira calma, estabilidade e previsibilidade de muitos outros oráculos. Nem usa imagens plácidas de pictóricas paisagens, vestutos e dignos personagens e alguma fantasia reinterpretada do folclore ou da mitologia.
Ao contrário, o "Tarot del Fuego" abusa, de forma muito criativa, de imagens saídas diretamente da imaginação do seu autor, sem o filtro do compromisso com a maioria das coisas que todos já vimos e usamos como referências. É um Tarot que pede que o conheçamos aos poucos, com interesse, destemidamente, de forma curiosa.
Não é, definitivamente, um deck para quem esteja se iniciando no aprendizado da cartomancia. Para estes, há caminhos menos "flamejantes" a serem percorridos antes de maiores aventuras. Nem é para quem observas as cartas apressadamente, para quem tem medo de imagens que remetem a sonhos mais assustadores,  ou para quem prefere ver graciosas fadinhas, simpáticos gatinhos  e bonequinhas de enormes olhos carentes como ilustração.
O pequeno manual que acompanha o deck é mudo a respeito da iconografia adotada pelo autor. Não há nenhuma referência ou explicação para os elementos por ele utilizados nos desenhos das cartas. Aliás, as cartas não são exatamente adequadas para serem utilizadas por quem as lê no sentido original e inverso, visto que o verso (a parte de trás da carta) tem uma figura que não favorece o embaralhar com cartas invertidas.
O material, como um todo, é de excelente qualidade, como é de se esperar da editora Fournier. Como detalhe posso dizer que as cartas me pareceram um pouco menores que as normalmente usadas nos decks de Tarot. Parecem ser mais estreitas, mas é algo bastante sutil e que em nada atrapalha a leitura ou o manuseio.
Esse deck foi adquirido por mim na loja (nacional) virtual Simbólika.

Nome: TAROT DEL FUEGO
Autor: Ricardo Cavolo
Editora: Fournier
Loja: www.simbolika.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!