quinta-feira, 29 de junho de 2017

"The Prophetic Tarot of the Bible": unboxing e comentário



Creio que nada descreveria melhor esse deck de cartas criado pelo historiador, pesquisador e professor de arte Giordano Berti e ilustrado por Severino Baraldi, que as próprias palavras do Sr. Berti num muito simpático bilhete manuscrito que acompanhava as cartas:

"Caro Alex,
Parabéns por ter sido um dos primeiros a comprar o Prophetic Tarot of the Bible, um deck moderno inspirado no Livro Sagrado dos Hebreus e Cristãos, mas muito próximo à Filosofia Universalista dos Rosacruzes.
Eu espero que essas imagens sejam um valioso instrumento de meditação, inclusive para os céticos.
Eu gostaria muito que você, usando o The Prophetic Tarot of the Bible, pudesse acessar o seu "Templo Interior" e descobrir a sua verdadeira essência.
Com os meus melhores votos,
Giordano Berti"

O que eu posso acrescentar é que as cartas são de grande formato, um pouco maiores que as que estamos acostumados, mas que se acomodam bem nas mãos e não oferecem dificuldade no momento de embaralhar.
A qualidade do papel é muito boa, com um muito suave brilho acetinado, cores firmes, e uma embalagem excelente, com fechamento por imã.
As imagens são extremamente detalhadas, usando uma simbólica paleta de cores e muito apropriadas à meditação, ao estudo, à contemplação.
Como o próprio nome do deck afirma, é um deck de cartas que tem a Bíblia como inspiração. Entretanto usa figuras facilmente reconhecíveis do meio político, cultural, religioso, científico e filosófico dos séculos XX e XXI como personagens das ilustrações. Fica, muitas vezes, mais fácil entender os possíveis significados de uma carta quando conhecemos as qualidades e defeitos, as características biográficas, profissionais ou de impacto histórico dos personagens que atuam como os arquétipos nas ilustrações.
Considero, esse, um dos mais interessantes e inspiradores decks de Tarot a que tive oportunidade de conhecer. Pessoalmente (vejam bem: essa é a minha opinião, a minha maneira de perceber, sentir, vivenciar, estudar o oráculo) aprecio muito decks de carta que, ainda que usem o Rider-Waite-Smith como uma base, conseguem estimular o leitor (o neófito, o estudante, o profissional de cartomancia) a pensar "fora da caixa", ou seja, a ampliar as possibilidade de significação que as cartas possuem.
Recomendo, a quem se interessar a adquirir este deck, que o faça rapidamente, pois, de acordo com o autor, apenas 100 cópias serão comercializadas.
Nome: THE PROPHETIC TAROT OF THE BIBLE
Autor: GIORDANO BERTI
Ilustrador: SEVERINO BARALDI
Facebook do Autor: https://www.facebook.com/giordano.ber...
E-mail do autor: giordano.berti@gmail.com
Site da Editora: https://rinascimentoitalianartportugu...

Obs: Adquiri o meu deck através de uma campanha de pré-lançamento da Indiegogo que não sei se ainda está funcionando ou não. Recomendo que entrem em contato com o Prof. Giordano Berti através da sua página no Facebook ou pelo e-mail giordano.berti@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!