quinta-feira, 7 de novembro de 2019

"Influence of the Angels Tarot~: unboxing e comentário



Todo e qualquer baralho de qualquer oráculo pode ser utilizado na leitura e interpretação das suas cartas. Alguns são muito atraentes, muito elaborados e apresentam evidências de que foram criados e produzidos para atingir a uma faixa de consumidores que se dedica ao colecionismo. Costumam ser mais caros, possuírem um tratamento gráfico superior e suas embalagens são tão atraentes quanto suas imagens e demais características.
Outros são, pictoricamente falando, menos rebuscados e, até por serem mais fiéis às imagens criadas por, por exemplo, Pamela Smith, parem menos pretenciosos e menos dispendiosos. Como suas ilustrações ficam mais próximas (senão, literalmente copiadas) das criações dessa famosa autora do também famoso deck Rider-Waite) são mais populares entre cartomantes e curiosos.
Este unboxing traz um desses decks pelos quais os colecionadores de baralhos, os curiosos, os amantes das artes visuais se apaixonam e investem um valor expressivo para tê-lo, o que não significa usa-lo habitualmente.
O INFLUENCE OF THE ANGELS TAROT, da autora Jody Boginski Barbessi, é um exemplo do que estou comentando: imagens bel[issimas, perfeição na qualidade material do produto, embalagem de qualidade e, não deixa de ser um "clone" do Rider-Waite-Smith. É relativamente caro (há muitos outros muito mais caros) e tem a aparência de um objeto de luxo. Atrai o olhar e é uma aula em termos de desenho, colagem e pesquisa de pinturas históricas. Sim, porque todas as suas cartas são quadros existentes nos mais diversos museus e coleções do mundo, alterados digitalmente para se adequarem a serem lidos como cartas de Tarot. Um trabalho de muita pesquisa e paciência pelo qual a sua autora merece os méritos e o valor cobrado.
Acredito que as pessoas que acreditam na presença de anjos como enviados divinos, os que se dedicam à angeologia (ou angelologia), ramo da Teologia que os estuda, irão apreciar muito esse belíssimo conjunto de cartas.
Aos que náo estão comprometidos com os possíveis aspectos religiosos desses seres e suas imagens, poderão encontrar mais uma fonte de estudos comparativos, utilizando-os, também para fazerem tiragens oraculares, para sessões de meditação ou, apenas, para se deliciarem com a beleza das suas 78 cartas.
A U.S.Games, famosa empresa norte-americana que o produz acrescentou um excelente livreto com 183 páginas que vale a pena ser lido simultâneamente à apreciação, demorada, de cada lâmina.

Deck:  INFLUENCE OF THE ANGELS TAROT
Autora: JODY BOGINSKI BARBESSI
Editora: U.S. Games Systems, Inc.
Adquirido na loja virtual Symbólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!