sábado, 23 de novembro de 2019

"Story Cards Oracle": unboxing e comentário

Há oráculos e oráculos.
Há aqueles que, pela própria história, já se tornaram um "sistema", com regras, princípios, personalidade própria e um público devotado, como o Tarot, o Lenormand, o Kipper, entre outros.
Outros existem e também têm seus admiradores e usuários, porém são menos envoltos em histórias, lendas e oferecem aos seus usuários-leitores-intérpretes uma maior liberdade ao consultá-los. Nada de regras fixas, de cartas com posições, numeração, naipes, títulos ou obrigatórias figuras arquetípicas. STORY CARDS ORACLE, criado por Cathy Nichols é um desses
Editado de forma "indie", ou seja, autônoma e autoral, não tem o respaldo das grandes editoras internacionais e, creio que por isso mesmo, acaba não tendo a mesma visibilidade. Conheci as imagens do deck, de 70 cartas (!) numa das minhas constantes pesquisas na internet e me apaixonei pelas imagens que vi.
São belíssimas as ilustrações de cada uma das cartas que, por sinal, são de excelente qualidade e, para a minha satisfação, sem aquele brilho "cafona" de camadas e mais camadas de verniz com que os autores e suas editoras decidiram "enriquecer" ou deixar mais "luxuoso" os seus produtos.
Os títulos das cartas oferecem 70 opções de reflexões e inspirações numa tiragem, seja para uma simples "Carta do Dia" ou para um esquema mais elaborado.
E é aí que eu vejo uma das muitas vantagens de um oráculo que não é filiado a nenhum sistema:  pode-se ter absoluta liberdade de usar-se quantas cartas se fizerem necessárias para suprirem nossas dúvidas, ou nos inspirarmos unicamente nas imagens, para criarmos o "enredo" da leitura interpretativa ou ainda, usarmos imagens + títulos para + sugestões contidas no livreto que acompanha o deck para interpretarmos a tiragem a contento.
Como não há uma "gramática" pré-estabelecida e altamente divulgada, como nos "sistemas", o Cartomante ou mesmo o curioso ficam à vontade para exercitarem sua intuição e imaginação, construindo uma narrativa pessoal que, com o passar do tempo, uso do deck e aquisição de experiência, certamente apresentará excelentes resultados.

Deck:  STORY CARDS ORACLE
Autora: Cathy Nichols
Recomendação:  use o Google para saber mais sobre o deck, sua autora e onde encontrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!