terça-feira, 10 de outubro de 2017

"ViceVersa Tarot": unboxing e comentário


ATENÇÂO: Por um problema técnico os primeiros 5 minutos do vídeo não foram gravados. Peço desculpas a todos e vou procurar compensar essa omissão com a explicação que está faltando no início do vídeo, aqui, neste texto.

O VICE VERSA TAROT é, de certa forma, um deck pioneiro por trazer, nos dois lados de cada carta, uma imagem que pode ser, também, usada na interpretação da mesma.
Explicando melhor: estamos acostumados com cartas oraculares que possuem uma imagem para "leitura oracular" em um dos seus lados e, no verso da carta (nas "costas" da carta) ela traz uma imagem neutra, comum a todas as demais cartas daquele oráculo.
Também já vimos, mais recentemente, decks como o "After Tarot" e "Tarot of the New Vision" que trazem os Arcanos Maiores e Menores retratados em "momentos" ou "ações" posteriores àquelas criadas para o tarot chamado Rider-Waite-Smith. Nesses decks, às vezes esses arcanos são mostrados numa posição contrária (de costas para o observador) ou em situações ou movimentos posteriores às das ações previamente usadas pelos ilustradores que seguem (clonam) as imagens do Rider-Waite-Smith.
O VICE VERSA TAROT traz um outro elemento à esses seus antecessores: a ilustração do que seria o verso (a parte posterior da imagem) das cartas. Ou seja, a carta é estampada frente e verso com a imagem da carta que ela representa. Vemos então, por exemplo, a Sacerdotisa de frente (como estamos acostumados a ver) e, no verso da carta, existe uma segunda imagem da mesma Sacerdotisa só que desta vez do ponto de vista de alguém que estivesse atrás dela olhando em direção ao observador (o Cartomante). Ou seja: não temos apenas as 78 imagens que um deck completo de Tarot possui, mas 156!!!
Minha primeira pergunta ao ler sobre o futuro lançamento desse deck foi a seguinte: como o Cartomante irá proceder depois de embaralhar e dispor sobre sua mesa de trabalho para que o Consulente "escolha intuitivamente" as cartas a serem utilizadas no esquema da jogada se eles, Consulente e Cartomante, estarão sempre vendo a imagem (não importa se de frente ou "de costas") das cartas?
O livro (por sinal excelente!) que acompanha o deck sugere que a) não se olhe diretamente para as cartas a serem escolhidas mas que se eleve o olhar para acima da linha do horizonte ou b) que se mantenha os olhos fechados enquanto se seleciona as cartas. Convenhamos, vocês acham que isso é exatamente prático? E, se durante a leitura de um determinado esquema o Cartomante sentir que se deve acrescentar mais uma ou mais cartas, tanto ele quanto o Consulente já teriam tido tempo mais que suficiente para ver quais cartas permaneceram na mesa...
Bom, eu não estou aqui para "detonar" esse deck até mesmo porque eu fiquei tão curioso por ele que o comprei meses antes de ser colocado à venda, no seu pré-lançamento e estou muito bem impressionado com a sua qualidade e, sobretudo, possibilidades.

Costumo repetir, e com muita frequência, que ninguém necessita ter mais do que um deck do seu oráculo predileto e, se estiver se iniciando no aprendizado da cartomancia, que procure ficar com os "clássicos" Marseille, Rider-Waite. Mas isso, também, é apenas mais uma opinião, no caso a minha.
Entretanto, acredito que decks como esse e outros mais que "fogem" àquilo a que estamos acostumados (às vezes, até mesmo, viciados) são boas oportunidades de voltarmos a prestar atenção às imagens, de reestudarmos o simbolismo constante nas cartas, de ampliarmos nosso próprio vocabulário no momento da leitura oracular e de repensarmos novas possibilidades interpretativas das imagens e, consequentemente, suas combinações ou interações dentro de uma tiragem.
Se o mercado para o comércio de novos decks existe e está saudável, crescente e bastante ativo seria por consequência do aumento considerável de pessoas interessadas no aprendizado das chamadas "artes divinatórias". É, então, natural que autores e artistas se esforcem a proporcionar a todos novos "equipamentos" que possibilitem o aprendizado e o melhor desempenho oracular de cada um. Há estilos, tamanhos, materiais, procedência, propostas e aparência â disposição e que, muito provavelmente, irão cobrir os mais particulares interesses dos consumidores.

O VICE VERSA TAROT é publicado pela Lo Scarabeo e é um fiel exemplo da qualidade que essa editora representa. A embalagem é grande, em forma de caixa com fecho imantado, contendo um livro de 160 páginas impresso em excelente papel e inteiramente colorido. As cartas são da melhor qualidade possível: agradáveis ao tato, fáceis de embaralhar, duráveis, muitíssimo bem impressas, no tamanho 6,5 x 12 cm.

Nome: VICE VERSA TAROT
Autor: Lunaea Weatherstone
Editora: Lo Scarabeo
Adquirido no site da Amazon. com (USA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!