quinta-feira, 21 de novembro de 2019

"Frau Grand Duchesse Tarot": unboxing e comentãrio

           


Este é um daqueles decks de cartas do tipo "amo ou odeio". Sim, porque é um trabalho muito autoral e as imagens, à primeira (segunda, terceira, e algumas vezes mais) vista parecem não ter nada em comum com as cartas que estampam.
A técnica empregada pela criadora desse deck é a de colagem e os recursos utilizados parecem (também à primeira vista) bastante simples, casuais. Colagem é um recurso criativo que pode ser muito interessante pois obriga o artista/criador a se utilizar de imagens, símbolos, signos e palavras que não foram criadas para aquele propósito, ou seja aqui neste caso, pensadas para serem utilizadas num deck de Tarot.
Jen M. Kruch, a autora, recorreu à revistas das décadas de 50 e 60 do século passado para criar, em cada carta, para cada arcano maior ou menor, um desafio para o leitor/Cartomante. Náo é simples e demanda tempo compreender as relações criadas por ela entre o significado mais aceito de cada carta com a imagem que a ilustra.
Mas talvez seja esse o grande mérito desse deck: o de nos deixar incomodados, nos obrigar a deixar de lado aquilo que (acreditamos) saber para explorar mais o nosso inconsciente a partir das sugestões imagéticas fornecidas pela autora.
Pessoalmente gosto, muito, de decks assim. Me tiram do comodismo quase anestésico da maioria dos baralhos criados, onde, na sua grande maioria, são clones, ainda que utilizem diferentes estilos e técnicas, das imagens criadas por Pamela Colman Smith para o famoso Rider-Waite-Smith.
FRAU GRAND DUCHESSE TAROT  não é para iniciantes, nem para acomodados ou para quem aprecia imagens bonitinhas e insípidas. Não  é um produto criado para agradar a todos e ter grande sucesso nas vendas. Esse é um baralho para quem já conhece muito bem as cartas do Tarot e seus significados e está buscando algo que o/a faça "despertar" ainda mais a sua intuição.
Recomendo esse deck ao profissional experiente, ao estudante e ao pesquisador dedicados e, naturalmente, ao colecionador que queira enriquecer seu acervo.
O deck se faz acompanhar de um pequeno livreto, escrito apenas em inglês, com as principais palavras-chave referentes a cada carta.

Deck:  FRAU GRAND DUCHESSE TAROT
Autora:  Jen Kruch
Adquirido na loja virtual Etsy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!