terça-feira, 26 de novembro de 2019

"The AlchemicalVisions Tarot": unboxing e comentário

           


Pense num deck de Tarot em que cada uma das suas 78 lâminas é uma verdadeira obra de arte e merece um estudo detalhado, profundo e demorado. Se conseguiu imaginar isso, então você irá se admirar, e muito, com este THE ALCHEMICAL VISIONS TAROT, criado por Arthur Taussig, PhD, um renomado, internacionalmente, artista plástico  fotógrafo, com exposições realizadas nos mais importantes museus do mundo. Esse deck nasceu de 10 anos de estudos dedicados à psicologia Junguiana combinado ao seu interesse e conhecimento por misticismo, antropologia e mitologia.
As cartas medem 18 X 13cm e o livro (do mesmo tamanho das cartas) tem 184 páginas e é ilustrado com imagens (das cartas) em branco & preto. A caixa, bastante sólida, é forrada por fora por material prateado e por dentro, preto e estampado. Na tampa da caixa (que fecha por imã), tem recortado um círculo que mostra o seu interior. Tudo, absolutamente tudo, da melhor qualidade possível, o que demonstra o cuidado do artista, criador deste impressionante deck.
É muito difícil descrever cada um dos Arcanos, maiores e menores, mas o que eu posso dizer é que o uso de imagens antigas, muitas de gravuristas dos séculos XIX e XX, numa impecável técnica de colagem, com detalhes colorizados, fazem deste conjunto de cartas um verdadeiro tesouro, seja para o colecionador, para o pesquisador, para o estudioso.
Não recomendaria esse produto a todos que ainda estão se iniciando no estudo do Tarot visto a complexidade das suas imagens e a (na minha opinião) necessidade de ter o conhecimento de um conteúdo mais profundo sobre hermetismo, onde a mitologia, a simbologia, os estudos da psicologia (especialmente a Junguiana) são indicadas para o melhor aproveitamento da riqueza visual contida em cada carta.
Aqueles que gostam de meditar contemplando uma carta de Tarot, irão encontrar aqui um verdadeiro arsenal para muitas horas, dias, anos de prática espiritual.
Os que ampliam seus estudos com os da alquimia também irão encontrar nestas lâminas, estímulo para se aprofundarem mais e mais.
Não penso que também seja um deck de fácil, ou prática, utilização em tiragens e leituras oraculares para Consulentes, pois seu tamanho e peso pode dificultar desde o transporte até o seu embaralhar. Porém, naturalmente, isso não é um enorme empecilho.
Adquiri meu exemplar no site da Amazon USA e me foi cobrada uma taxa de importação no valor de U$188.00 (cento e oitenta e oito dólares), isso, é claro, além do que paguei pelo produto e pelo frete. Mas como material de estudo, aprendizagem, meditação, qualidade gráfica e deleite visual, fez valer o investimento. Deck:  THE ALCHEMICAL VISIONS TAROT
Autor: Athur Taussig, PhD
Editora: REd Wheel / Weiser

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!