sábado, 19 de dezembro de 2009

Carta do Dia: 4 DE COPAS


Sábado. Cara de que vai chover um pouco. O dia todo livre para fazer o que quiser. Trabalhei a semana toda, resolvi uma porção de coisas pendentes, iniciei aquela faxina de fim de ano na papelada acumulada, enfrentei trânsito, calçadas apinhadas de gente, lojas lotadas, calor, chuvas de verão e fiz mil planos para o final de semana.
Agora, taí: o final de semana já começou e eu estou com uma mistura de mau humor, má vontade, indiferença. Nenhuma das opções que eu penso em fazer me agradam totalmente. Nada do que eu havia planejado continua me entusiasmando. Quero sair e não quero sair. Sabe a sensação? Já sentiu isso?
Pois é: estou vivendo um 4 de Copas.
Essa carta saiu na minha tiragem desta manhã a propósito da energia do dia. Mas aco que saiu mesmo foi para dizer qual era a minha energia.
O 4 de Copas é aquela carta que, entre tantas coisas, nos lembra que deveríamos agradecer pelo muito que temos ao invés de ficar entediado com essas mesmas coisas.
É o arcano que fala da insatisfação, da sensação de incompletude, da falta de harmonia (depressão), do ficar ofendido a toa, dos caprichos e, consequentemente, da perda das oportunidades que nos são ofertadas das mais diversas e inesperadas formas e fontes exatamente porque estamos vivendo uma situação de pura antipatia pessoal. Enfim, quando a gente está "azedo" e nem mesmo nós nos suportamos!
H. Banzhaf, descrevendo essa carta, disse com muita propriedade: "Desejos e paixões morrem ao se realizarem".
Quantas vezes nós nos desinteressamos pelas pessoas, pelo trabalho, pelos objetos que temos depois de termos, em muitos casos, lutado muito para consegui-los. Parece que acabado o desafio, acaba também o tesão da posse. Paramos de nos dedicar àquele afeto, àquele projeto, àquele objetivo na confiança de que já os temos, já os usufruimos e agora nos parecem tão obsoletos, não nos despertando mais interesse ou atenção. É o "descansar sobre os louros da vitória".
Algumas vezes esse nosso estado emocional (afinal Copas = Água = Emoções) se deve a uma busca de uma perfeição tão cuidadosamente idealizada e, portanto, inexistente, que acabamos por desdenhar a realidade e todos os benefícios (felicidade inclusive) nela contidos. Lutamos para conseguir algo que imaginamos conter todas as qualidades que queremos, na verdade, encontrar em nós mesmos, para, finalmente sucumbirmos à verdade dos fatos: felicidade e realização são sentimentos que nascem e são cultivados dentro de nós e, como taças de um vinho de ótima safra, devem ser sorvidos e apreciados com prazer, satisfação e entrega.
Portanto, vou terminar de postar este texto aqui no Blog, escolher uma roupa bacana e sair por aí, meio sem destino, mas com a certeza de que algo legal está à minha espera, seja num novo título numa livraria, numa rua na qual há anos eu não caminho, ou numa vitrine de uma loja, na conversa rápida durante um cafezinho naquela padaria bacana, até numa surpreendente nova fragância que aquelas moças ficam nas calçadas nos oferecendo em tirinhas de papel, quem sabe num novo restaurante transado onde eu pare para almoçar com aquele amigo que há tanto tempo não encontroe pra quem com certeza vou telefonar...  Puxa, tanta coisa por aí à disposição e eu me "fazendo de difícil, de enjoado", como diria minha mãe.
Vou nessa!
P.S.: Se você estiver vivendo o mesmo 4 de Copas e quiser experimentar algo interessante, vai aí uma idéia: repita, durante o dia, todas as vezes que se lembrar, esta afirmação:
"Gosto das pessoas com que convivo, das coisas que tenho e sou pleno de gratidão e alegria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!