sábado, 26 de dezembro de 2009

Carta do Dia: DOIS DE OUROS

 
Quem nunca teve que fazer verdadeiros malabarismos com dinheiro para que, ao final, todas (ou quase...) as contas pudessem ser pagas, por favor levante a mão... e pode considerar-se um privilegiado.
A maioria das pessoas passa por situações onde o famoso jogo de cintura é a única forma de contornar ou solucionar problemas e dificuldades de origens e tamanhos os mais diversos.
O 2 de Ouros é uma carta que nos fala exatamente da necessidade de harmonizarmo-nos, sabendo usar de todos os recursos materiais, mentais, emocionais e espirituais de que dispomos, para nos adaptarmos às situações que a vida nos impõe. Podemos fazer isso de maneira graciosa, como num verdadeiro balé onde os elementos se combinam, trocam de posições e funções e criam resultados belos e satisfatórios. Ou podemos ficar pelas esquinas dos nossos afazeres, obrigações, das nossas dúvidas e aflições, jogando malabares ao ar e deixando-os cair por não sabermos a nobre arte de bem manipulá-los.
Esse arcano nos fala, sobretudo, dos aspectos materiais da existência (Ouros = Terra) e, consequantemente, dinheiro é um tema recorrente quando essa carta se apresenta numa tiragem, como aconteceu nesta manhã, como a Carta do Dia.
Passadas as compras natalinas, onde poucos, muito poucos, não extrapolam os gastos, a maioria de nós acaba ficando com prestações demais a serem pagas, com saldos bancários e de cartões de crédito literalmente " estourados" ou com empréstimos feitos a juros impensáveis e lidar com isso, acabado o entusiasmo consumista, é muito difícil e exige responsabilidade, equilíbrio e, por que não, bom humor. Há que se concentrar, raciocinar a respeito,  buscar alternativas viáveis e harmonizar-se.
O 2 de Ouros nos fala em pesar prós e contras, refletindo a respeito e tendo prudência antes de agir. É também a carta que nos fala de reconhecer e integrar o equilíbrio das polaridades, do yang e yin. De que devemos cuidar do nosso desenvolvimento interior e de nossas realizações exteriores simultaneamente, sem dicotomizarmos ambas. Que temos de aprender encontrar novas formas de unirmos posições, que até o presente pareciam ser opostas, para, juntas, formarem uma totalidade.
Este arcano também nos avisa sobre as consequências de nos sobrecarregarmos apenas para buscar a admiração alheia. Ou de que não devemos nos dispersar em múltiplos objetivos apenas por sermos inconstantes. E, muito importante, não procurarmos, nas nossas aquisições, perdermos a felicidade e abdicarmos da qualidade daquilo pelo que lutamos.
Claro que, num enfoque bastante objetivo, essa carta nos fala de modificações, de intercâmbio, de troca de cargo ou de emprego, de reestruturação de negócios, sociedade, vida econômica ou familiar, da habilidade que temos (ou devemos ter) na administração de recursos, em equilibrar o trabalho com o prazer, em desenvolver mais de um trabalho ao mesmo tempo e até, pasmem, em cartas, avisos, mensagens e demais formas de comunicação (afinal é mais ou menos uma coisa que vai e volta, como os malabares nas mãos do artista).
Como uma mensagem desse arcano para o trabalho e, em especial, para que trabalha em grupo, cito algo que li há muito tempo e, confesso, não me lembro mais quem o disse, mas fica aqui como registro:
          "Se eu pretender que a construção de um barco seja bem sucedida, ao invés de ditar aos operários e artesãos regras e normas, muito antes de fornecer-lhes o material necessário à execução do projeto, eu lhes insuflarei nos corações o irresitível desejo pelo mar."
Ou seja: inspirar ao invés de comandar.
E como instrumento para meditação, o 2 de Ouros nos induz à percepção de que as coisas que, à primeira vista, opostas é simplesmente ilusão pois tudo, ao final das contas, são diferentes formas de uma mesma coisa.
Portanto, ter flexibilidade, permitir-se as mudanças, agir com bom senso, equilibradamente e procurando evitar os extremos, mas caminhar pelo "caminho do meio"  é uma fórmula segura de evitarmos grandes percalços na nossa estrada.
Ah, lembre-se também que Mudança é o apoio da Estabilidade.
Pense nisso e tenha um ótimo sábado!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!