domingo, 9 de janeiro de 2011

A semana que se inicia

madam-endora-oracleCreio que já escrevi aqui, por diversas vezes, o quanto eu sou apaixonado por oráculos, especialmente aqueles que são lidos através das imagens impressas em cartas. É um prazer sensorial associado a um ainda maior, que é a contemplação das lâminas, a busca por detalhes ainda não percebidos, o deixar-me envolver pelas cores, formas, traços. Ficar buscando símbolos às vezes mais intrigantes e, procurando-lhes o significado. Apreciar a arte de quem desenhou ou pintou as cartas e imaginar o processo criativo envolvido. Tudo isso me fascina tanto quanto as possibilidades oraculares contidas naquelas figuras.

Às vezes, quando me sobra algum tempo, gosto de ler para mim. Não é algo que eu faça com frequência. Aliás, passo meses sem buscar orientação nos meus baralhos. Hoje, enquanto organizava um material que deverei usar na próxima semana, resolvi me conceder um tempo (afinal até os workholics merecem um descanso) e, para não perder o costume e usando o Madame Endora’s Fortune Cards, fiz uma leitura básica.

O Madame Endora’s é um conjunto de 48 lâminas, de grande tamanho, ilustradas por Christine Fillipak. Na minha opinião é uma das mais bonitas coleções de imagens que eu já encontrei num oráculo. As figuras são muito sugestivas, as cores intensas  e o fundo negro das mesmas realça os detalhes requintadíssimos dos desenhos. Se eu tiver uma crítica menos positiva em relação a essas cartas é o fato delas trazerem uma pequena frase-comentário-explicativo em cada uma. Na minha opinião, a primeira impressão com a imagem pode ficar comprometida pelo fato de sua autora sugerir um significado para cada carta. Mas certamente haverá quem achará esse recurso muito útil e outros que nem lhe darão atenção.

As cartas são classificadas em grupos que levam os seguintes títulos: A Corte Real, No Mundo das Fábulas, O Bestiário, O Tesouro e Os Elementos.

Bom, voltemos à leitura que fiz utilizando 6 cartas desse oráculo. Minha questão foi bastante simples e prática:  quero saber sobre as energias com as quais terei de lidar na próxima semana. Para tanto utilizei um esquema bem simples e bastante comum em qualquer livro sobre jogos de tarot e outros oráculos, onde a 1ª carta representa o motivo e/ou o tema da consulta em si, além de também poder representar o momento atual de quem consulta. As outras 5 cartas referem-se a aspectos básicos e generalizados da nossa vida: saúde, preocupações, amor, amizade, possíveis obstáculos, espiritualidade, harmonia, riquezas e bens materiais.

As imagens abaixo retratam a posição das cartas na jogada escolhida. A sequência da leitura é feita de baixo para cima, devendo o Punhal, neste caso, ser a primeira carta a ser interpretada.

0635

24

0407

30

 

Momento Atual: O PUNHAL

30É bem verdade que estou me sentido pressionado com a quantidade de trabalho e compromissos que assumi recentemente. Não posso dizer que estou arrependido, mas tenho medo de não conseguir cumprir minhas metas (sou meu pior carrasco!) e vir a frustrar expectativas alheias. São 3 novos cursos sendo planejados para iniciarem a partir do próximo mês, um seminário que começa em uma semana, postagens quase diárias em 2 blogs, matérias para serem escritas para outros veículos, consultoria e atendimentos diários. Além disso, acumulam-se livros comprados e ainda não lidos, novos tarots e oráculos que mal foram tirados de suas embalagens, sites e páginas de internet a serem lidas e estudadas, etc. A imagem do punhal é muito apropriada como ilustração pois tenho mesmo a sensação de ter uma espada sobre minha cabeça, ameaçadora, lembrando-me a todo momento de quanto há por fazer.

Essa carta é um retrato fiel do desgaste a que estou me impondo e a ansiedade vivida pelo temor do não cumprimento de prazos, atraso nos compromissos, cancelamento de consultas.

 

Saúde e Bem Estar Físico: O CAVALEIRO

04Pelo menos a saúde parece estar indo muito bem! Resolvi começar o ano fazendo uma dieta de desintoxicação e voltando a caminhar por pelo menos 90 minutos todos os dias. Me pergunta se eu gosto? Não mesmo! Detesto exercício físico e tenho tido desejos de grávida, sonhando com doces, comidas exóticas, bolos envoltos em camadas e mais camadas de creme, panetones recobertos de chocolate sendo comidos no café da manhã…

Mas venho conseguindo me manter firme na promessa. Acho que esse era o compromisso dos Cavaleiros medievais: cumprirem com a própria vida a promessa servirem ao seu Rei e/ou sua Rainha. O que me anima (mas não me conforta…) é ler na carta o seu subtítulo: Triunfo sobre a Adversidade. Nada mais verdadeiro. É um triunfo da minha vontade. Além disso, a carta me faz pensar que esse caminhar diário (cavaleiro, cavalo…) deve estar me fazendo muito bem mesmo, ativando meu metabolismo, reforçando minhas defesas, me dando mais energia e, portanto, disposição. Portanto, coragem!

 

Amor e Amizade: O ARLEQUIM

07Essa figura mascarada não é um encontro agradável. Aliás, gente mascarada ou mascarar situações é algo mesmo abominável. Numa posição que leva a pensar sobre as relações de amizades, confesso que encontrar essa figura não me surpreende de todo. Infelizmente nem todos que se proclamam seu amigo são sinceros. O próprio convívio social muitas vezes nos obriga a vestirmos nossas máscaras a fim de sobrevivermos melhor e sem muitos problemas. Mas tem gente que faz disso uma religião. Esse é o amigo-urso, aquele que aproveita para sufocá-lo enquanto o abraça, que utiliza o outro sempre de maneira comparativa, sempre como um ataque à sua baixo-estima.

Talvez essa constatação, lembrada pela carta, devesse me chatear mais do que acabo ficando. Creio que o próprio exercício da minha profissão me deixa muito sensível às situações e ao comportamento das pessoas e acabo por perceber esses mecanismos antes mesmo que eles se revelem. Lidar com a inveja, o ciúme, é muito complicado. É bom que tenha vindo a confirmar o que eu já vinha pressentindo mas talvez não quisesse reconhecer.

Preocupação Atual / Motivo da Consulta: A ARANHA

24Essa foi na mosca! Reconheço que meu sentido de responsabilidade, a minha tendência em buscar um perfeccionismo nos projetos em que me envolvo, as minhas cobranças pessoais em relação aos meus compromissos, tudo isso acaba sendo uma armadilha na qual eu mesmo me aprisiono. Tal como uma aranha que metódica e pacientemente tece sua teia a fim de surpreender suas presas, eu também acabo por exigir muito da minha produção e a estabelecer metas, talvez bastante difíceis de serem cumpridas, para a obtenção de resultados que me interessam.

Talvez essa carta venha como uma lembrança de que devo reaprender, também, a dizer não e, assim, evitar sobrecargas desnecessárias. Uma coisa de cada vez. A Aranha não constrói duas teias ao mesmo tempo, não é mesmo?

Muito provavelmente essa lâmina aí esteja para me recordar que devo ser melhor estrategista, planificar e detalhar mais as minhas ações durante esta nova semana, calcular melhor metas e possíveis resultados e ser minucioso no que me propor a fazer.

Portanto, lição a ser retirada dessa carta é: não ser precipitado, não querer fazer tudo ao mesmo tempo, exercitar a paciência e a perseverança e, finalmente, ser meticuloso naquilo que deve ser feito.

 

Equilíbrio Espiritual: O TROVADOR

06Felizmente um alegre e animado poeta e cantor para representar o meu estado de alma durante a próxima semana. Bom sinal! Essa figura precursora dos nossos seresteiros, o menestrel também cantava o seu amor pelas ruas e praças. E daí, como é que uma carta como essas pode ser lida numa posição que nos fala da nossa espiritualidade, da nossa harmonia interior?

A primeira coisa que me veio à mente foi a da necessidade de exaltar e agradecer. Agradecer ao Universo, agradecer aos meus amigos, à minha família, aos meus clientes, às pessoas que me fazem feliz com suas presenças, com sua atenção, com sua clareza de intenções e fidelidade. Agradecer de forma simples, mas sincera, deixando falar a voz do coração. Literalmente cantando as minhas bem-aventuranças.

Mesmo não sendo uma pessoa que professa uma religião, sempre que tive oportunidades, fui assistir às missas nos mosteiros beneditinos dos lugares onde vivi ou visitei, no intuito exclusivo de ouví-los salmodiarem. Cantar é uma forma de oração, onde as vozes, como a fumaça dos incensos, parecem ascender ao Mais Alto. A poesia dos Salmos recitada à maneira gregoriana dentro daqueles enormes templos imersos na penumbra, sempre provocaram em mim o que eu chamo de “realinhamento instantâneo dos chacras”. Saía de lá, para a luz do dia, com outra energia, outra disposição, reconectado comigo e com o Universo.

Talvez essa seja mesmo uma boa idéia e, logo após publicar esta postagem, eu vá buscar esse reforço para viver uma semana mais harmoniosa, centrado nos meus objetivos e compromissos, mas com a alma desperta e em comunicação com o Criador.

 

Riquezas e Propriedades Materiais: AMOR

35Creio que nenhuma palavra poderia parecer menos apropriada quando o assunto é dinheiro, bens de consumo, coisas materiais. Entretanto é preciso também amar aquilo que possuímos, aquilo pelo qual dedicamos tempo, esforço e muito trabalho para adquirir. Viver num mundo concreto, real, feito de pura matéria e querer ignorar esse fato é tolice e, como tal, só pode levar a uma desarmonia geral.

Creio que essa lâmina surge, como a última, nesta leitura, exatamente para lembrar-me que é preciso colocar mais do que tempo, esforço, conhecimento e responsabilidade nos meus projetos e compromissos. É preciso que, e em especial nesta semana que se inicia, eu coloque uma dose extra de amor. É preciso que eu volte a encontrar um prazer amoroso nas minhas obrigações e não simplesmente encará-las como desafios a serem vencidos, vestibulares diários que provem, a mim mesmo, minha capacidade. É preciso que eu substitua a adrenalina pela endorfina.

Como todas as pessoas, o meu mais precioso bem material é meu corpo. É a ele que eu tenho que dedicar uma atenção mais amorosa para que ele possa me servir melhor. Se há um investimento a ser feito nesta semana, provavelmente seja  na minha saúde, na minha aparência, no meu bem estar. Permitir-me mais tempo para o relaxamento, mais tempo para recarregar as baterias. Não consigo evitar uma frase-feita e o lugar-comum: como é que se pode querer amar e servir ao próximo quando a gente se esquece de dedicar atenção e cuidados amorosos a si mesmo?

Em resumo: nesta semana devo refletir melhor sobre a recuperação da alegria e espontaneidade na forma em que conduzirei meus compromissos e obrigações, sem, entretanto, perder de vista meus objetivos mas exercitando a calma e a paciência, sobretudo respeitando melhor os meus limites. Devo estar mais atento e não me deixar vampirizar por quem se faz passar por amigo. Isso é sempre desagradável até de se pensar, mas é melhor cortar o mal antes que ele tome forma e se enraíze. Devo continuar no meu controle alimentar e me manter firme em minha proposta de atividade física, sendo que esse tipo de investimento, digamos “amoroso”, na minha pessoa, além de necessário, deverá render bons dividendos. Pelo menos, espero, os que justifiquem os sacrifícios… A semana promete ser boa para o exercício e a manutenção das minhas energias espirituais, o que me deixa muito tranquilo, visto que estar em harmonia físico-mente-emoção-espírito é uma constante em minha vida. E não posso deixar de agradecer, a todo o tempo, pelas oportunidades que me são dadas, pelo amor que desfruto, pela saúde e segurança que tenho, pela confiança que me é depositada, pelos desafios que me são propostos e que me fazem querer evoluir cada vez mais. Obrigado. Obrigado. Obrigado

Boa semana para todos!

Imagens: Madame Endora’s Fortune Cards

2 comentários:

  1. Me apaixonei por esse baralho. Me apaixonei com paixão tal, como há muito não sentia por um baralho contemporâneo. E por isso, com sua licença, gostaria de dar meus pitacos:
    A combinação de cartas que você tirou aponta para um movimento interior que se derrama no exterior. Ao tirar para questões externas cartas ligadas a sentimentos, e para questões internas cartas ligadas a movimentos, creio que seu modo de professar sua crença - afinal, você ensina o que acredita e professa - será posto à prova por perguntas e comportamentos capciosos, como indica o Arlequim. Será que você está cansado, sobrecarregado ou com o tempo mal administrado? Veria eu na Aranha, cuja teia é perfeita porque não há tempo para terminá-la.
    E o punhal, que abre a consulta, mostra que as experiências que se abrem nessa semana serão catalisadoras dos seus desejos. Para que algo chegue, algo tem que sair... ou o espaço deve ser aumentado. Como a questão é tempo, e não temos como ter um dia de 28 horas, acho que é algo que tem que sair, mesmo.
    As combinações também são interessantes. Possivelmente a semana será repleta de elogios e feedbacks positivos. Aproveite para melhorar sua autoestima e saber para onde é que seus pés o estão levando.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que surpresa, Emanuel, receber o carinho de sua interpretação!
    Fico muito feliz que você também partilhe a minha apreciação pelas imagens desse oráculo.
    É sempre muito interessante termos interpretação feita por outra pessoa de uma leitura que fizemos. Isso dá um colorido diferente e amplia muito a percepção. Se houvesse ainda uma 3ª, teriámos, ambos, motivos para vermso tudo sob um novo ângulo.
    Esse, para mim, é o grande fascínio de todos os oráculos: cada um vê aquilo que quer ver, ou que está preparado para ver. Nunca nada se repete. Ainda que você possa estar falando (e está) da mesma coisa, a sua maneira de colocar e justificar cria todo um novo cenário.
    É exatamente isso que eu sempre procuro explicar em aulas e seminários: se não tivermos o nosso próprio dicionário de vivências, é práticamente impossível interpretar qualquer coisa. Tarot não nasce de fora para dentro. Ele é um regurgitar de uma sabedoria muito mais antiga que carregamos e que vem em nosso auxílio quando dela precisamos.
    Obrigadão, Emanuel, pela gentileza!

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!