sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Tarot e a arte de Erik Johansson

Confesso que até hoje pela manhã desconhecia o trabalho do fotógrafo e artista gráfico sueco Erik Johansson.

Ao ver algumas de suas imagens, imediatamente me veio à mente a imensa semelhança das mesmas com os arcanos, maiores e menores, do tarot.

Resolvi então, com as poucas reproduções de seu interessantíssimo trabalho de manipulação da imagem, fazer um exercício pessoal conectando-as à algumas cartas do tarot.

Como sempre costumo frisar, outras pessoas poderão identificar essas fotos com outros símbolos, com outros significados, e é essa diversidade de visões, de experiências, de opiniões que fazem do Tarot algo vivo, sem dogmas, sem certo ou errado, sem um “dono da verdade”.

 

Slide3

Slide5

Slide6Slide7Slide8Slide9Slide10Slide11Slide12Slide13Slide14Slide15Slide16Slide17

 

Os arcanos do Tarot e a arte de Erik Johansson

Imagens: Erik Johansson  http://www.alltelleringet.com/

Agradecimentos: Site www.50emais.com.br

2 comentários:

  1. Oi Alex. Só não concordei com o Oito de Paus... A minha sensação foi mais próxima do Dez que do Oito. Excelente postagem!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você discordou e relacionou com um outro arcano, Emanuel! Fico realmente contente, primeiro, porque acredito que toda unanimidade é burra, involutiva. Segundo porque é isso mesmo! Cada um relaciona com suas experiências pessoais, com o seu momento presente, com seus medos, angústias, sensações, sentimentos, etc e tal.
    Eu confesso a você que eu mesmo tive que fazer uma escolha, pois para mim ele é um bom 10 de Espadas! Opiniões (que no fundo são mensagens, recados de todos os tipos) que nos massacram, nos reduzem a uma forma qualquer de incompetência mental. Lembrou-me muito o Big Brother do "1084" do Orwell e um filme muito bom chamado "Brazil".
    Agradecido pela sua gentileza de ter expresso sua opinião!
    Posso perfeitamente entender você relacioná-lo ao 10 de Paus, com toda aquela sobrecarga de compromissos que vamos assumindo e depois temos que dar conta. Com certeza!

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!