segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Deck "Sibilla Italiana (Original)" e livro "Da vida para as cartas e das cartas para a vida"

           

A cartomante, professora, escritora e criadora de decks Karla Souza (falandolenormandes.com.br) disponibiliza para o interessado e o estudioso mais dois produtos (que se complementam): um excelente livro/manual para o conhecimento, aprendizado e uso do oráculo conhecido como "Sibilla Italiana" e um deck com 52 cartas tamanho (poker/Lenormand) que é uma ótima reprodução de um dos originais italianos.
Karla é reconhecida como uma competente professora, atuando no ensino do uso de oráculos, especialmente o Lenormand, e, por isso mesmo, sua escrita é agradabilíssima de ser lida e é com muita facilidade que o leitor compreende e aprende o que ela deseja ensinar.
Seu novo livro, 'DA VIDA PARA AS CARTAS E DAS CARTAS PARA A VIDA" é um exemplo de coerência na transmissão do conhecimento, situando, a princípio, o leitor/aluno no tempo histórico e costumes quando do surgimento desse sistema conhecido como Sibillas para, em seguida, apresentar carta por carta com muitos dos seus possíveis "significados", para encerrar com alguns exemplos de esquemas de tiragens e leituras.
Uma das coisas que muito apreciei durante a leitura das 224 páginas desse livro foi o "acompanhamento" da mestra através de exercícios. Praticamente todas as páginas tem um grande espaço para o leitor/aluno acrescentar sua opinião, sugestão, experiência e comentário sobre cada uma das 52 lâminas vindo, inclusive, a formar um importantíssimo anexo, ou complementação ao próprio texto do livro.
Sugestão de exercícios é o que não falta, todos bastante criativos e que possuem a qualidade de proporcionar ao leitor/aluno desenvolverem o conhecimento das bases desse sistema oracular.
As 52 cartas que compõem o deck são elaborados "quadros" ou "retratos" da vida quotidiana e de personagens, situações e estados mentais e de alma (se me for permitido assim expressar) arquetípicos: a velha senhora, o homem sábio, o médico, a mulher (mãe) casada, o serviçal, a falsidade, os sentimentos, a sorte, o orgulho, os suspiros, etc.
A leitura interpretativa dessas cartas é tão interessante, divertida e criativa quanto a de um narrador de histórias, um desenhista de revistas em quadrinhos, um editor de cinema: é uma narrativa, insisto, criativa (e portanto inspirada) baseada nas "cenas" ilustradas nas cartas.
Diferente de outros sistemas, não se requer, aqui, um amplo conhecimento sobre mitologia, simbologia, psicologia, história ou conhecimentos esotéricos, A popularidade dessas cartas deve-se exatamente ao fato de que alguns dos seus muitos possíveis significados podem ser facilmente deduzidos a partir da própria composição, postura ou atitude dos personagens, ambientação e demais objetos cênicos incluídos nas imagens (ilustrações, quadros, desenhos, cenas, fotogramas, etc) das lâminas.
Tanto o baralho quanto o livro tem excelente qualidade gráfica e nota-se o cuidado da autora na escolha do papel. O deck não tem uma caixa para sua guarda mas vem dentro de uma prática "bolsinha" de organza.
Como estudante de cartomancia só tenho a agradecer à Karla Souza por mais esse estimulante produto que fez renascer em mim o desejo de voltar (desta vez seriamente) estudar essas cartas e esse sistema, incorporando-os à minha rotina de aprendizado.

Livro: DA VIDA PARA AS CARTAS E DAS CARTAS PARA A VIDA
Deck: SILILLA ITALIANA (ORIGINAL)
Autora: KARLA SOUZA
Editora: www.falandolenormandes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!