quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

"Santa Muerte Tarot": unboxing e comentário

           


O SANTA MUERTE TAROT é um deck de cartas temático e suas imagens estão diretamente ligadas às celebrações do "Dia dos Mortos" (Finados) especialmente no México.
Eu arriscaria dizer que, além da popularíssima Loteria Mexicana, as festividades relativas ao culto dos antepassados fazem parte do folclore mexicano dada a sua exploração comercial em todo o tipo de objeto decorativo e, também, nas artes plásticas daquele país.
Extremamente colorida, a representação da Morte, sempre em forma de um esqueleto, muitas vezes sorridente, acaba por retirar ou, pelo menos, amenizar, a ausência dos falecidos e do luto reverencial substituindo por uma verdadeira "fiesta" onde o colorido excessivo de tudo o que se refere a essa data acaba por alegrar os ambientes e desmistificar a morbidez dos ritos fúnebres.
O SANTA MUERTE TAROT não deixa de reforçar o que estou dizendo, com uma cartela de cores bastante luminosas e intensas, e "personagens" (baseados no RWS) que, ainda que simples esqueletos, parecem plenos de vitalidade.
Esse deck foi um bestseller, teve diversas edições, inclusive bastante luxuosas, e serviu de inspiração para outros baralhos, além de divulgar, naturalmente, um pouco da cultura mexicana utilizando-se das cartas do Tarot.
Gravei o unboxing desse vídeo em janeiro de 2018 e somente hoje, em dezembro de 2019 (dois anos após) o estou publicando.

Deck:  SANTA MUERTE TAROT
Autor: Fabio Listrani
Editora: Lo Scarabeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!