segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

"The All Type Tarot": unboxing e comentário

           


Esse é um daqueles deck que eu sinto ainda não existisse quando eu estava nos meus primeiros anos de aprendizagem de Tarot.
Creio que um dos grandes "desafios" que o novato, o iniciante nos estudos desse sistema (Tarot) enfrenta é imaginar que, obrigatoriamente, terá de "decorar" todas as 78 cartas, entre Arcanos Maiores e Menores, e "guardar" seus significados.
Eu, que fui basicamente um autodidata, não conseguia conceber a ideia que "decorar" não era o caminho do aprendizado, mas entender os possíveis significados dessas figuras, observando-as atentamente, comparando-as e percebendo as suas divisões em naipes e números, seria o verdadeiro caminho para a compreensão das imagens, do próprio sistema e, consequentemente, das possibilidades interpretativas de cada lâmina.
Tivesse, em minha época de neófito, um deck como este THE ALL TYPE TAROT, eu teria certamente muito me beneficiado dele.
A ideia é simples: por que não fazer um deck de Tarot onde as todas as cartas trouxessem impressas as palavras que podem definir cada um dos arcanos?
E foi exatamente isso que o brasileiro Rodrigo Grola fez.
Redesenhou as figuras dos 22 Arcanos Maiores compondo-os com palavras-chave definidoras de seus atributos e, nos Arcanos Menores, evitou os desenhos e preencheu as demais 56 cartas com muitos dos possíveis significados que lhes são atribuídos.
Uma ideia simples mas um interessante recurso didático  para quem está aprendendo sobre as cartas do Tarot, ou para quem tem dificuldade em memorizar.
Para não ficar monótono o uso como oráculo e ser atraente para quem está estudando, cada carta, dos Arcanos Menores, tem um tipo diferente de "lettering" e uma disposição e colorido que as torna únicas e fáceis (depois de algum tempo de uso) de serem reconhecidas figurativamente (a qual naipe pertencem e qual o seu número na sequência) numa tiragem.
Também a brasileira Karla Souza editou, há alguns anos, um deck semelhante, porém do sistema Lenormand. Assim os fans da professora e cartomante Karla e do Petit Lenormand poderão também aproveitar de mais um útil instrumento de aprendizagem.
Deck:  THE ALL TYPE TAROT
Autor: Rodrigo Grola
Editora: Arkhamlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!