domingo, 15 de dezembro de 2019

"In Between Tarot:" unboxing e comentário

           


O "IN BETWEEN TAROT" parte de um conceito bastante original e interessante: cada uma das 78 cartas deste deck de Tarot reúne, numa mesma imagen, símbolos e personagens da carta que a precede ou sucede. Pode parecer confuso esse meu comentário mas, para melhor apreciarmos esse novo produto da italiana Lo Scarabeo, precisamos ter em mente que a Vida (e tudo o que ela significa ou contém) é um fluxo, é cíclica. Quando algo termina, no mesmo instante outro "algo" está surgindo. Por exemplo: quando estamos com um 10 de Copas já estamos vivenciando, novamente, o Ás desse naipe.
Sempre entendi que as cartas oraculares são objetos para serem "lidos" e interpretados através das suas ilustrações. Ou seja, as figuras, paisagens, objetos, topografia, animais e plantas, etc.,  utilizados para ilustrarem a carta devem estar lá por uma razão lógica. Por isso mesmo considero que neste IN BETWEEN TAROT a imagem é de suma importância pois, ao unir o Arcano anterior com o seguinte, a ilustração precisa deixar isso claro e permitir que o Estudante, Cartomante e até mesmo o Consulente percebam esse fluxo de continuidade, esse "in between" (no meio) que liga e justifica a própria sequência do desenvolvimento do Louco.
Apesar de ter ficado positivamente surpreso com esse conceito e ter apreciado muito as qualidades gráficas do deck, eu não o recomendaria a quem esteja se iniciando no estudo do Tarot pois sou da opinião que é (quase) sempre mais fácil para o novato basear seu aprendizado num material mais clássico, mais tradicional. Mas isso náo é um impedimento em absoluto e, certamente, será muito apreciado por quem já desenvolveu um maior conhecimento de cada Arcano e da leitura combinada entre eles.
Se há alguns anos conhecemos o "Before Tarot" e o "After Tarot", mostrando  um momento antes (precursor / motivador) e depois (consequência / continuidade), respectivamente, de cada lâmina, o "Vice Versa Tarot", com a frente e o lado oposto da imagem do Arcano na mesma lâmina,  o  "In Between Tarot" se preocupa mais com a atração, o magnetismo, a ligação das cartas entre si, num significativo continuum.
Dizer que esse conceito é inteiramente novo seria ignorar outros decks, como o "Universal Transparent Tarot", criado por Pierlucca Zizzi e ilustrado por Roberto de Angeli, da mesma Lo Scarabeo, que, através dos recursos de transparência e superposição de suas cartas, "fundiam" ou "integravam" duas ou mais lâminas com o propósito de formar uma terceira, essa sim como o resultado a ser apreendido daquela tiragem.
Como já mencionei, a qualidade do deck segue os mesmos padrões adotados pela editora Lo Scarabeo que vão desde a embalagem, passando pelo manual (com 150 páginas e ilustrações a cores) até a gramatura do papel e o estilo e técnica empregados pelo ilustrador.

Deck:  IN BETWEEN TAROT
Autores: Janine Worthington e Franco Rivolli
Editora: Lo Scarabeo
Adquirido através da Simbolika.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!