terça-feira, 23 de junho de 2020

"The Cathar Tarot" unboxing e comentário



O famoso ilustrador Wil Gingham é o autor das imagens deste Tarot dos Cátaros (THE CATHAR TAROT), idealizado  John Mathews, também muito conhecido internacionalmente.
Essa combinação de um espetacular trabalho artístico e um texto muito inspirado é que fazer do "The Cathar Tarot" um produto de altíssima qualidade, porém voltado a um determinado nicho de público consumidor: aqueles que apreciam Tarots com temas históricos.
Não é nem o primeiro e nem será o último Tarot que traz, em suas ilustrações e textos explicativos, o mito do Santo Graal e a presença e atuação dos Cátaros e dos Gnósticos. Entretanto esse é um dos mais esteticamente bonitos que já tive a oportunidade de ver e manusear.
Não o vejo como um deck de Tarot para atendimentos ou consultas oraculares, mas para o estudo, para a meditação do próprio cartomante. Definitivamente não recomendaria a quem ainda está nos seus primeiros estágios de aprendizado e prática do sistema do Tarot. Os nomes que acompanhas as cartas dos Arcanos Maiores estão, em sua grande maioria, alterados e os naipes de Paus e Ourtos (Arcanos Menores) também tiveram seus nomes substituídos por "Shields" (escudos) e "Wisdon" (sabedoria), respectivamente. Além disso, conhecer alguns dos mais importantes personagens, devoções e filosofia dos Cátaros, irá ajudar muito a compreender melhor a iconografia das lâminas. O início da Igreja Nazarena, a Idade Média, os Cruzados e as lendas que falavam do Cálice de Cristo (o Santo Graal) é o pano de fundo histórico, místico e religioso que as 78 cartas desse deck apresenta num excepcional tratamento gráfico.
As lâminas, apesar de muito brilhantes (algo que eu, pessoalmente, não sou apreciador), são feitas de papel de muito boa gramatura, com cores vivas que se destacam. O tamanho das cartas é ligeiramente menor do que estamos acostumados: 11 x 7,75 cm. A embalagem é excelente, rígida e com uma gaveta.
O livro que acompanha é inteiramente ilustrado a cores, em papel de muito boa qualidade e é nele que podemos ver o conhecimento do seu autor, John Mathews. Os textos são muitíssimo bem escritos, posicionando o leitor na época (aprox. Sécs. XIII e XIV) da presença dos Cátaros e dos eventos em que estiveram envolvidos, e de dramáticas consequências.

Nome: THE CATHAR TAROT
Autor: John Mathews
Ilustrador: Wil Kinghan
Editora: Watkins
Adquirido na Amazon USA (www.amazon.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!