sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Lição de hoje: o Eremita


Desde que, há muito, comecei a me interessar pelo tarot e a estudá-lo sistemáticamente, tenho por hábito, todas as manhãs, perguntar-lhe "o que devo aprender hoje".
Ando num período de reflexão sobre coisas que têm me incomodado, principalmente no trabalho. Não estou totalmente satisfeito, nem produzindo o quanto eu sei que posso e gosto, e, o que é pior, tenho tido uma visão bastante pessimista sobre isso.
O Eremita é "a carta" para esse tipo de situação.
Me lembra que devo assumir uma postura menos pessoal e olhar o conjunto da situação tanto com a razão como com o coração, sem precipitações, sem dogmatismos, impensada ou friamente.
Provavelmente fosse interessante eu viajar por uns dias, sair da cidade, passear em outro local, sentir-me "desligado", forasteiro. Parar, ainda que por pouco tempo, de repetir padrões, lamentar as mesmas coisas e apoiar-me nas mesmas "muletas" de sempre.
Esse afastamento poderá trazer uma nova perspectiva sobre o todo e talvez me forneça novos subsídios para continuar ou então... encerrar esta fase e estar aberto para novidades.
Mas, e o tempo? E os recursos, as responsabilidades com os compromissos? Como deixar isso tudo por uns poucos dias sem nenhuma outra séria justificativa que não seja: "eu preciso de um tempo pra mim"?
Meditar sobre isso, sobre essas defesas, sobre a culpa, sobre a insatisfação e, principalmente, sobre o medo ou a preguiça (sim, preguiça!) de enfrentar os fatos de frente e resolvê-los, é preciso.
Valeu, Eremita.

3 comentários:

  1. Querido amigo,
    muito bem comparado a relação da carta do Eremita com o cotidiano real. Na verdade o Eremita o número 9 representa um final de ciclo ,fechamento de portal, o que não me admira de sentir-se assim. Essa carta nos fala de reflexão, representa a introspecção, é um momento de recolhimento voltado aos estudos, propício a pesquisas, análises, tudo que ligado internamente com o nosso eu. Esse momento nos é reservado para que possamos tomar decisões corretas e por isso se faz necessário isolarmos e trabalharmos internamente, emocionalmente, psicologicamente para o ano seguinte ao 9 que será representado pelo ano 1. O ano 1 significa abertura de portal, o inicio,o plantio.Plantes boas sementes que durante 9 anos poderás colher bosn frutos. O Eremita precisa se sentir só mas nunca totalmente só. Ele sabe o caminho e as respostas precisas que ao longo do tempo ele soube agregar. É preciso se isolar, buscar novos horizontes,novos conhecimentos que possam faze-lo desenvolver cada vez mais a sua intuição a sua percepção. Será sempre um andarilho em busca insenssantemente do eterno conhecimento

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!