quarta-feira, 16 de junho de 2010

FUTEBOL: Efeito “O dia seguinte”

      Terminado o jogo contra o valoroso (…) time da Coréia do Norte (como diria José Candido de Carvalho), e após ter passado o dia e parte da noite ouvindo o soar inclemente das zuzuzelas, interessou-me saber como os torcedores brasileiros reagiram à estréia do time.

     Numa jogada simples e objetiva, com 3 cartas, procurei analisar os 3 planos em que trafegamos no nosso dia a dia: o físico, para saber o que, energeticamente falando, o resultado do jogo (2x1) provocou ou consumiu na torcida; depois, o plano mental, que é o que se comenta e vai-se comentar até o próximo domingo, com milhões de técnicos em potencial reescalando (ou não) o time e discutindo novas estratégias de jogo. Por último, é o que vai na alma de uma nação quando forma uma egrégora em torno de um orgulho nacionalista. O que representa a um “quase empate” com um time que está disputando pela 2ª vez uma Copa do Mundo e cuja preparação, em 2009, para esta Copa incluiu um zero a zero contra o Atlético de Sorocaba?

     As respostas obtidas são bastante óbvias: o time está estreando. Ainda há bastante a ser feito. Quase empate, ou não, a Seleção saiu-se bem e os que aqui ficaram em frente aos aparelhos de TV tiveram e terão muito assunto até o próximo domingo. E, graças a Deus, devemos ser um povo com uma excelente e reconhecida qualidade respiratória, considerando-se o folego e a potência no soar das zuzuzelas

 

imagePLANO ESPIRITUAL

Pajem de Espadas:

Os torcedores estão, evidentemente, felizes, porém são honestos o suficiente para reconhecerem que esperavam mais do desempenho do time.

Ainda que o resultado obtido não seja motivo para frustração, estarão sendo bastante críticos, mas sempre bem-humorados , em relação aos jogadores e, sobretudo, às estratégias de jogo propostas pelo seu técnico.

É fácil ver, pela própria figura da carta, que a fé e o espírito de luta ainda imperam.

 

image

PLANO MENTAL

Oito de Ouros:

Todo torcedor, numa Copa do Mundo, sente-se um técnico experiente e muito mais habilitado do que qualquer outro que possa estar à frente da Seleção.

Percebe, diante do esforço necessário do time em campo contra uma seleção que não tem uma grande tradição e méritos, que é preciso ter humildade suficiente para reconhecer que ainda há um longo caminho pela frente e muito a aprender.

Nestes dias que antecedem a próxima partida, estarão , discutindo e reavaliando o desempenho do time, tecendo considerações e oferecendo sugestões.

 

imagePLANO FÍSICO

O Carro:

Um jogo de Copa do Mundo é motivo para uma grande explosão de energia. As pessoas deixam mais cedo os seus empregos e afazeres, o trânsito fica ainda mais caótico, todos sentem-se motivados a se reunirem, a discutirem com veemência o desempenho do time e a manifestarem seus momentos de aflição, de tensão, de alívio e alegria.

Certamente alguns estarão fisicamente cansados devido aos efeitos das celebrações, porém, até o próximo compromisso em campo da Seleção, todos estarão muito ativos, até mesmo impacientes, como viajantes que desejam aproveitar muito a experiência, mas que não vêem a hora de chegar ao destino.

Imagem: TAROT OF ATLANTIS, por Bepi Vigna & Massimo Rotundo
Em Julho:
CURSO DE TAROT: ARCANOS MENORES
Duração: 16 aulas (4 meses) / Turmas às Terças e Sábados
Local: JARDIM DOS SENTIDOS – ESPAÇO HOLÍSTICO & LIVRARIA
(R. Barão de Ipanema, 94  Loja 103, em Copacabana – Rio de Janeiro)
Pré-Requisito: conhecimento básico dos 22 Arcanos Maiores
Informações: (21) 2547-8939  e contato@jardimdossentidos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!