segunda-feira, 25 de julho de 2011

URSO



URSO

Todos sabemos o quão competitiva e difícil é a atividade comercial. Reflexo direto do poder aquisitivo dos cidadãos que, ao consumirem, movimentam uma grande máquina que, por sua vez, gera mais empregos, mais salários e, consequentemente, novos estabelecimentos comerciais, novos prestadores de serviços, novos empregos, salários, etc, etc.

O Urso, animal grande, forte, altivo, imponente, ameaçador, simboliza os grandes empresários, os grandes homens e mulheres que fazem girar as engrenagens da economia de uma nação. Por isso mesmo ele também pode ser visto como um símbolo de proteção, como uma figura paternal, provedora do sustento e manutenção dos seus. Não é preciso refletirmos demoradamente para nos apercebermos como o proprietário de um pequeno estabelecimento comercial consegue, com sua iniciativa, arrojo e energia, não só prover aos seus, mas gerar uma rede, através de seus funcionários, de pessoas a quem ele, direta e indiretamente, estende o seu protecionismo. A segurança e a tranqüilidade de uma situação econômica estável encontra sua analogia no tempo que esse animal passa hibernando, vivendo de suas próprias reservas, resistindo às intempéries, para ressurgir na Primavera, novamente predador, pronto para novos combates.

Enfeite e brinquedo comum entre as crianças pequenas, o Urso, com sua aparência arredondada, grande, confortável e lenta, esconde garras potentes e afiadissimas, que encontram seu uso quando algo o ameaça ou desagrada. Exatamente o que vemos diariamente acontecendo, quando grandes empresas lutam entre si, com todas as suas forças e armas, para adquirirem as concorrentes, invejosos de seu sucesso, possuídos pela ambição, eternamente carentes de poder, numa frenética, incansável, incessante e nem sempre ética busca pela manipulação absoluta do mercado. Cuidado com eles! Sob a paternal aparência de um suposto protecionismo, pode estar escondida uma tirânica e impiedosa fera, sempre muito mais interessada no mel que tanto aprecia, do que nas abelhas que o produziram.

Alex Tarólogo
www.elementosdotarot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!