segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

"Era uma vez... Lenormand": unboxing & comentário


Começo dizendo que faltava, sim, um deck Lenormand como esse criado pela cartomante Thita Oliveira (leia-se: baralhociganoemagia.blogspot.com) e ilustrado, de maneira muito inspirada, pelo José Fernando Martins. Que bom que ele veio à luz!
Com excelente qualidade gráfica (papel, cores, desenho, impressão, acabamento), o deck é muito prazeroso de ser manipulado e isso o coloca no mesmo nível dos melhores decks de cartas, nacionais ou importados.
Mas o que realmente se destaca é a grande "sacada" de sua autora em ilustrá-lo com personagens e cenas das histórias infantis. Também o convite para que o José Fernando Martins (leia-se: Canal Sorte Lenormand) o ilustrasse revela o bom gosto da autora, traduzido na busca de uma excepcional qualidade de desenho, de conhecimento simbólico, de harmonia na combinação dos elementos gráficos e de uma unidade imagética que torna, digamos, uma Mesa Real, um prazer de ser apreciado como uma grande e completa ilustração de um interessantíssimo livro de contos e fábulas. Afinal o que é o Viver a não ser uma história que criamos e recriamos ininterruptamente?
As cartas são de tamanho "poker", o que parece ser uma norma nos decks do sistema Lenormand. Uma carta extra (Carta 2) oferece a opção de leitura necessária para quem, dentro do método brasileiro de interpretação, entender essa carta como Obstáculo, ao invés de Pequena ou Breve Sorte. Possui mais algumas cartas de "face" e de "encerramento", onde se encontram dados de contato da autora, além de uma página com o significado básico das cartas e alguns "encantamentos" ou "simpatias" e um exemplo de "consagração" do deck.
Embalado numa bolsinha vermelha (me lembrou "Chapeuzinho Vermelho", um dos personagens desse baralho), esse é um deck Lenormand que, além de inspirado, é muito inspirador, o que, ao contrário do que possa parecer, nem sempre acontece com grande parte dos oráculos colocados no mercado.
Prepare-se para permitir que antigas memórias das histórias infantis, dos desenhos animados que contavam as aventuras e desventuras de personagens e elementos tão icônicos como a "bruxa", o "castelo, o "caixão de cristal", a "casinha de chocolate", o "dragão", sem falar em príncipes valentes e princesas inteligentes, faça aflorar sua imaginação e, consequentemente, liberar sua intuição para leituras muito mais ricas e assertivas.
Confesso que fico muito feliz em ver um trabalho tão bem feito realizado por cartomantes e artistas brasileiros!
Deck: "ERA UMA VEZ... LENORMAND"
Autora: Thita Oliveira
Ilustrador: José Fernando Martins
E-mail: baralhociganoemagia@gmail.com
Site: www.bralhociganoemagia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!