sexta-feira, 12 de março de 2010

Carta do Dia: 3 DE OUROS

    3pentacles Numerologicamente o 3 é considerado divino. E não apenas pela relação cristã Deus-Filho-Espírito Santo, ou Jesus-Maria-José, mas também por outras culturas, como a indiana, onde temos Brahma-Vishnu-Shiva, ou a egípcia, com Ísis-Osíris-Órus. Os gregos veneravam Hebe-Hera-Hécate como as deusas representantes das 3 fases da Lua. Sua predileção recaía sobre Hécate, a “fase negra”, que representava a morte e a magia, cujas celebrações ocorriam no 15 de agosto. Mais tarde o cristianismo assimilou essa veneração transferindo-a para a figura de Maria, mãe de Jesus, em seu papel de Virgem-Mãe-Rainha e que, não por acaso, tem sua festa de Ascenção comemorada aos 15 de agosto.

     Esse número é considerado divino porque também nele está contida a idéia de que tudo o que o 1 (masculino) e o 2 (feminino) criam resulta no 3 (força vital). Por exemplo: Pai + Mãe = Filho, que passa a ser, novamente, o princípio da próxima tríade, e assim por diante. Saturno, na mitologia o deus do Tempo, também pode ser representado pela tríade Passado-Presente-Futuro. Mais recentemente, C. Jung utilizou-se do 3 para relacionar o Inconsciente-Eu-Self e a própria Alquimia sempre esteve embasada sobre esses 3 fundamentos: Matéria-Prima, a Obra e a Pedra Filosofal.

     A idéia de integração está perfeitamente integrada ao número 3 como produto resultante da somatória de outros 2 fatores. Assim podemos percebê-lo quando o trazemos para a esfera, por exemplo, do trabalho, onde sabemos ser necessário um bom planejamento e o trabalho ou o apoio de terceiros, para que possamos realizar a contento o nosso projeto. Estejamos atentos, entretanto, que o 3, na sequência dos Arcanos Menores do tarot, não é uma carta de finalização. Ela ainda está no início da sequência representando, portanto, uma fase de resultados muito positivos, de recompensas que começam a serem colhidas, mas ainda falta muito para a conclusão da obra e a obtenção de resultados definitivos.

     Trabalhei muitos anos como arquiteto e havia um momento, durante a execução dos projetos que era simbolicamente muito importante e representava muito ao estado psicológico das pessoas envolvidas. Era o que se chamava de “festa de cobertura”, que era uma celebração do momento em que se completava o telhado, ou cobertura, da construção. Isso, em termos de edificação significa que, estruturalmente a casa ou o prédio está erguido, solidamente assentado, pronto. Mas ainda faltam o fechamento das paredes, o piso, os acabamentos, a decoração, etc. Mas a compleição dessa fase, além de fundamental em termos práticos e materiais, é um momento de vitória onde o trabalho árduo, o investimento de tempo e conhecimento, a paciência, a determinação, a habilidade técnica, o trabalho em equipe é celebrada por todos.

     O 3 de Ouros não se refere a qualquer sucesso material atingido, mas àquele que representa o fruto de um trabalho onde o entusiasmo e a paixão estão aliados ao conhecimento técnico. Quando alguém se dedica com amor e afinco a um hobby, seja ele jardinagem, construção de modelos de carros, aviões ou barcos, bordar, escrever, pintar, esculpir, ou outro qualquer, e as horas dedicadas a ele são repletas de trabalho e alegria, de busca de informações pertinentes e de desenvolvimento de habilidades, isso também está simbolizado no 3 de Ouros. Por dedução podemos perceber que a situação de trabalho implícita nessa carta é altamente prazerosa, recompensadora e satisfatória.

     Quando essa carta surge numa jogada de tarot, dependendo sempre das demais que a acompanham e da sua posição, além da questão proposta pelo consulente, pode também significar apoio de terceiros, patrocínio; expansão dos negócios, lucros, ganhos financeiros; vocação, estar satisfeito com a carreira; reconhecimento, fama, celebridade; trabalho em cooperação; habilidades artísticas e criativas; sucesso inicial, sorte de principiante; ter consciência que seu aprendizado é parte importante de algo maior; maturidade profissional.

     Como lado “sombra” do 3 de Ouros, podemos citar as possibilidades do consulente estar passando por um período de desânimo ou desencanto profissional; estar muito dependente da opinião alheia; ser muito crítico com o processo ou o resultado do seu trabalho; ser preconceituoso ou egoísta; necessitar ou receber pedido de empréstimo; estar sendo cobrado ou ser obrigado a cobrar;  ter de hipotecar ou penhorar um bem; estar acomodado num negócio; estar estressado.

     Hoje, com Vênus como regente desta sexta-feira e a Lua em Aquário, temos uma excelente oportunidade para trabalharmos em grupo, orientando os demais com nossas propostas, opiniões e conhecimentos a respeito do assunto. O trabalho tenderá a ser bastante criativo, voltado para a busca da beleza, do bom acabamento, da execução criteriosa dos métodos a serem empregados. O 3 de Ouros é uma carta que tem Marte em Capricórnio, o que significa que o trabalho, a execução material terá reforços garantidos pela influência guerreira marciana, ou seja, não faltará disposição e recursos para terminar ou dar continuidade a qualquer projeto.

     Mantenha uma atitude positiva e invista suas energias para criar um ambiente propício para a realização daquilo que almeja. E não se esqueça de celebrar cada etapa alcançada, pois é certamente, uma vitória em seu percurso.

     Um ótimo e produtivo dia para todos!

Imagem: WORLD SPIRIT TAROT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!