quarta-feira, 17 de março de 2010

Carta do Dia: 8 DE OUROS

 eightofpentacles1      Viviane é uma fisiculturista que treina na mesma academia que eu frequento. Enquanto eu, com muita má vontade, faço uma corrida bem light na esteira, tonifico os músculos em alguns aparelhos e saio de lá, 50 minutos depois de ter começado, cansado mas me achando com a força do Super-Homem, Viviane “trabalha” sua musculatura 3 horas por dia, na parte da manhã, e volta à noite para fazer mais 1 ou 2 horas de exercícios aeróbicos intensos. Viviane é o que se chama de “marombeira”. Desnecessário dizer que seu corpo é uma verdadeira escultura e que desmente os seus 37 anos, tal o seu vigor, a firmeza de seus músculos, a elasticidade da sua pele e a energia que ela irradia. Treinando há mais de 15 anos, ela participa de campeonatos de fisiculturismo não só aqui, no Brasil, mas conheceu grande parte de mundo nessas viagens em busca de títulos internacionais, os quais coleciona orgulhosamente.

     Recentemente conversávamos e ela me dizia da necessidade de, constantemente, buscar novas técnicas, experimentar novos aparelhos, mudar a ordem da sequência dos exercícios, o número e a velocidade de repetições dos mesmos para que façam com que o seu corpo se desenvolva ainda mais, corrigindo pequenos defeitos, aumentandoo volume muscular em determinadas áreas, combatendo gordurinhas que teimam em se acumular apesar da rigorosa dieta que adota. Aliás, contava-me que, em época de campeonatos, ou seja, durante 4 a 6 meses do ano, sua alimentação básica é arroz, batata, clara de ovo e peito de frango. Só. E tudo cozido sem absolutamente nenhuma gordura ou sal. Nenhuma concessão a um refrigerante, a uma fatia de bolo, a um sorvete, a um copo de leite com um pedaço, ainda que mínimo, de pão. São 5 a 6 refeições diárias com o mesmo cardápio. E muita, mas muita malhação.

     Evidentemente tudo isso é feito sob a mais vigilante e constante supervisão de médicos e nutricionistas, além de visitas regulares ao seu fisioterapeuta. Viviane busca suas metas, que são as conquistas de diversos títulos em sua categoria, mas não se descuida, nem por um minuto, de sua saúde e bem-estar. Sabe que os efeitos de todos esses exercícios físicos, de todo esse treinamento muscular, das longas horas de ensaio da coreografia de apresentação, de toda a dieta, não são cumulativos. Todos os dias precisam ser repetidos para que se sobreponham à tendência natural do corpo de retornar à forma natural, de ceder à força da gravidade, de criar “barriguinha”, etc.

     Além disso, Viviane viaja constantemente em busca de maiores informações a respeito de como melhorar como atleta. Frequenta congressos científicos, visita outras academias, estabelece contatos e faz aulas com grandes nomes no campo esportivo. Graduada e especializada em medicina esportiva, procura estar sempre atualizadíssima no desenvolvimento de pesquisas, reinvestindo grande parte de seus ganhos em seminários, cursos e workshops onde quer que eles aconteçam. Viviane é uma verdadeira profissional, experiente e altamente qualificada em sua área, ganhadora dos mais importantes prêmios reservados ao culturismo nacional, tendo o seu nome e a sua performance como atleta inúmeras vezes fotografada e filmada, sendo uma das mais requisitadas treinadoras de atletas deste país, enfim, uma verdadeira autoridade quando se trata de culturismo feminino.

     Mas, nem por isso Viviane deixa de estudar, de aprender novas maneiras de expandir seu conhecimento técnico e melhorar cada vez mais sua performance. O próprio saber que ela possui a faz reconhecer o quanto ainda há a aprender, a evoluir, a desenvolver, a refinar. Uma verdadeira artesã de seu próprio físico, tendo dedicado longos anos na aprendizagem teórica e prática, ela conhece muito bem o seu trabalho e desenvolveu suas próprias técnicas para realizá-lo da melhor maneira possível, obtendo os resultados que pretende. Ainda assim, Viviane é uma constante aprendiz, e o faz com a humildade dos que sabem que sempre há e haverá muito mais a ser compreendido, assimilado, conhecido e descoberto. Por isso Viviane é a talentosa atleta, a requisitada professora, a competente treinadora, além de equilibrar, e muito bem, com os seus papéis de esposa e mãe dedicadíssima.

     O 8 de Ouros é uma carta que simboliza, basicamente, essa busca de aperfeiçoamento e, astrologicamente isso é representado pelo Sol em Virgem. As habilidades que conduziram ao sucesso previsto no 3 de Ouros são aqui laboriosamente refinadas para que possam permitir avanços a mais altos patamares garantindo o prazer e a lucratividade no trabalho. Essa carta nos faz meditar que maiores habilidades e desenvolvimento de técnicas podem ser realizados através de formas de aprendizado. O 8 de Ouros é a carta do tarot que imageticamente confirma que a prática conduz à perfeição e que sempre podemos aprender, ainda mais, das experiências que vamos adquirindo pelo caminho.

     Aproveite as energias de Mercúrio, regente desta quarta-feira, para, associado aos aspectos intuitivos e a abertura para a aprendizagem que estamos vivendo neste período de Peixes, bem como a força nascente da Lua Nova, buscar onde melhor aperfeiçoar as suas habilidades e dar pleno desenvolvimento aos seus talentos. A ocasião é muito propícia para iniciar-se novos cursos, aprender-se novas técnicas, dedicar-se a projetos que se utilizem de conhecimentos prévios e que possam abrir um novo leque de opções para o futuro.

     A todos um proveitoso e muito criativo dia!

Observação Importante: Não há nenhuma intenção do autor deste texto em sugerir ou aconselhar práticas de atividades físicas e/ou desportivas, bem como de modificação ou restrição de hábitos alimentares. O exemplo citado no texto é meramente ilustrativo e tem a finalidade única de melhor esclarecer o significado da carta 8 de Ouros do tarot em termos de sua relação com o mundo material. Lembre-se sempre que toda atividade física ou alterações de hábitos alimentares devem ser feitas sob constante supervisão médica, nada e ninguém havendo que possam substituir a orientação de um profissional habilitado na área de saúde. Consulte sempre seu médico antes de iniciar qualquer prática desportiva ou modificar sua dieta alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!