Amanhã, dia 12 de junho, comemoramos o Dia dos Namorados, portanto, nada mais adequado que uma postagem com um esquema de jogo que fizesse menção a Relacionamentos.
Esta leitura, também real, talvez não pareça, à primeira vista, muito otimista e efusiva para a data. Mas a vida real é muito diferente das jogadas exemplificadas nas centenas de manuais de tarot. Que consulta o tarot é um ser humano normal, com todas as qualidades, e a falta de algumas dessas qualidades, que fazem dela única e, ao mesmo tempo, universal.
Amar é, em última instância, encontrar a metade faltante de nós mesmos. Amamos no outro aquilo que complementa o que somos. Parece fácil, não é mesmo? Mas estantes, livrarias e bibliotecas estão lotadas de tentativas de explicar ou justificar o que nos leva a essa busca, numa tentativa vã de definir a emoção.
O casal da presente jogada convivem à aproximadamente 2 anos, entre alguns términos e reinícios. São jovens (26 e 29 anos) iniciando em suas carreiras, e vindos de alguns outros relacionamentos prévios de menor importância. Ciúme, possessividade, egoísmo, necessidade de dominar e comandar a situação e uma visão bastante fantasiosa e puramente idílica do outro e da relação são os motivos de discussões, desentendimentos e mágoas.
O que o Consultante queria que o tarot o ajudasse a entender é onde cada um deles poderia modificar em prol da continuidade do relacionamento, em bases muito mais harmoniosas e sérias.
Relacionamento:
O possível futuro de um Relacionamento é o assunto que estou abordando nessa tiragem. Esse esquema, que utiliza apenas 4 cartas, aborda o Consultante, o Outro, o Relacionamento em si e a possível Evolução do mesmo, isso, é claro, se ambos os amantes não alterarem, fazendo uso do seu livre arbítrio, o curso da ação atual.
Pergunta:
“Apesar de nos desentendermos com alguma frequência e, eventualmente, nos separarmos, acabamos sempre voltando para o outro. Será que ele me ama? Será que o que eu sinto por ele é amor? Será que iremos ficar juntos no final?”
Posição 1: Arcano XVI, A TORRE
•Você:
As discussões, as indas e vindas podem serem associadas ao fato de você estar num processo de mudança pessoal, que, por alguma razão acontece de forma impetuosa e dramática. Reavalie seus valores e procure controlar a agressividade, a raiva e o ciúme.
•O Outro:
Talvez a pessoa amada tenha entrado no relacionamento com muitas fantasias a respeito do ser amado e da própria relação. Neste momento ela pode estar decepcionada e, talvez, esteja reavaliando se não será melhor não se deixar envolver, ou, ser mais cautelosa e atenta à evolução dos eventos.
•A Relação:
O relacionamento solicita, neste momento, maior comprometimento das partes. Ele tem chances de se desenvolver satisfatoriamente, desde que ambos sejam mais generosos consigo mesmos e com o outro. A confiança mútua é um dos pilares que sustentam uma relação.
Posição 4: Arcano XXI, O MUNDO
•Resultado Provável:
Ainda que problemas tenham de serem solucionados de forma racional e que ambos os parceiros necessitem reavaliar o quanto estão interessados em se comprometerem e viverem esse romance, as chances da relação vir a se estabelecer de maneira satisfatória é muito provável.
CONCLUSÃO:
Acredito que ambos ainda tenham muitas questões pendentes, neste momento, a serem resolvidas antes que se possa considerar essa uma relação fadada ao sucesso. Controlar as emoções, os instintos, evitar embates por motivos fúteis e não ver o outro um opositor e sim como um parceiro, é um dos possíveis motivos do surgimento da carta da Torre nessa tiragem. Além disso, é necessário que não se criem ilusões a respeito do parceiro, não projetando nele sonhos e fantasias que não resistirão a uma análise mais crítica, conforme justifica o 3 de Espadas. O 4 de Ouros, nesse caso, alerta do perigo das atitudes egoístas, egocêntricas, de dominação, voltadas à satisfação de suas próprias necessidades, esquecendo-se que amar é compartilhar. Entretanto, o Mundo é a possibilidade de um prognóstico muito esperançoso, desde que ambas as partes assumam de maneira racional, adulta, responsável e prazerosa esse relacionamento, modificando suas atitudes atuais.
A todos, que nesta data estão ao lado de quem amam, e àqueles que ainda estão à procura da sua “alma-gêmea”, os votos de que o Amor seja sempre um instrumento de aprendizado e elevação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!