segunda-feira, 7 de junho de 2010

Escolhi a profissão certa para mim?

Profissão

     Acredito que grande número de pessoas, em determinadas ocasiões de suas vidas, questionam se a sua escolha profissional foi certa. Mesmo entre aqueles que acreditamos plenamente realizados profissionalmente existem momentos de dúvida, que podem ocorrer sob diversas circunstâncias: quando não estão obtendo o retorno da pretendida satisfação emocional ou financeira que depositaram em suas carreiras. Ou então, quando confrontados com outras formas de realização ou outras fontes de renda, sentem-se inclinados a abandonarem tudo e se lançarem numa nova atividade. Outros, ainda, sentem-se culpados por terem optado por profissões, digamos, menos rentáveis, apenas porque sentiram-se curiosos ou atraídos a elas. Algumas pessoas, se não se sentirem muito bem compensadas monetariamente, acabam assumindo-se “traidoras” do investimento, muitas vezes feito à duras penas, pelos pais.

     Talvez porque, na maior parte dos casos, temos que optar por uma carreira quando ainda estamos vivendo o fim da nossa adolescência, ou seja, sem grandes experiências pessoais com as quais contar e sem estarmos amadurecidos o suficiente, baseando-nos na aparência de sucesso ou de fracasso que as outras pessoas ostentam, muitas vezes acabamos por decidir de maneira irrefletida, precipitada e até inconsequente. E nesse caso, se não abandonarmos o curso ainda na faculdade, ou se não “engavetarmos” o diploma e partirmos para outra carreira, podemos passar o resto da vida frustrados, sentindo-nos inaptos para o que fazemos, sem prazer no trabalho, considerando-nos medíocres ou frustrados por não termos nos dado a oportunidade de reconhecermos e desenvolvermos nossos reais talentos e potenciais.

     Recentemente uma jovem amiga, preparando-se para investir anos de estudos no exterior fazendo um curso de Cinema, de onde pretende voltar qualificada para a profissão de Diretora, pediu-me uma leitura que, com a devida autorização, transcrevo aqui no Blog:

“Será essa a profissão que eu realmente quero exercer?”

Posição 1: A JUSTIÇA

     justiça O uso da razão, de um raciocínio claro, livre de interferências das opiniões alheias ou de preconceitos próprios é o primeiro passo no caminho da decisão definitiva e, ao que o surgimento dessa carta indica, é como a Consultante está vendo a questão. Pesquisar profundamente todos os aspectos da carreira escolhida, bem como o mercado de trabalho que lhe aguarda no futuro, além das ações necessárias a nível de documentação legal para estudar no estrangeiro, pesando todos os prós e contras, sem deixar-se iludir é o que a jovem estudante está fazendo, simbolizado pelo surgimento do Arcano VIII, a Justiça.

 

“Quais os passos que eu devo dar para fazer uma escolha correta?”

Posição 28 DE OUROS

    8 ouros Obviamente, a dedicação integral aos estudos, a busca do aperfeiçoamento do idioma em que irá viver, estudar e relacionar-se nos próximos anos, além da possibilidade de fazer um estágio não remunerado com uma equipe de produção cinematográfica, enquanto espera pela mudança e o início das aulas, é a sugestão do 8 de Ouros. Essa é uma carta que, nessa posição, prenuncia sucesso, desde que a Consulente comprometa-se com o aprendizado de todos os aspectos da profissão escolhida e mantenha os pés no chão.

 

“O que há na minha escolha profissional que não pode ser alterado? Com o que deveria me preocupar agora para evitar futuras decepções?”

Posição 3: 9 DE ESPADAS

   9 espadas Creio que o maior “pesadelo” que exista numa escolha, inclusive na da própria profissão, é o medo do fracasso. As oscilações político-econômicas pelas quais o mundo passa, as incertezas da receptividade do mercado de trabalho, a possível necessidade de ter que, para sobreviver depois de formada, abdicar da carreira pretendida, o medo de vir a arrepender-se da escolha tomada nesse momento da vida, formam um quadro angustiante que exige da Consultante uma reflexão. É recomendável que ela assuma esses medos, essas aflições e os discuta com seus pais, seus professores e outras pessoas que atuem na área de sua escolha. Difícil é o “fantasma” que resista a um esclarecimento, a uma explicação racional, a uma conversa franca ou a uma busca de paz interior.

 

“Será que eu estou apta para essa profissão? Será que sou talentosa o bastante e segura emocionalmente, para bem exerce-la?”

Posição 48 DE PAUS

     8 paus Parece-me que a Consultante ainda não está totalmente confiante na sua decisão e, sobretudo nos seus talentos e dons. É hora dela reavaliar, friamente, tudo aquilo que a impulsionou a essa escolha. e, inclusive, analisar as possíveis alternativas ou opções (se houverem, é claro). Porém, deve ser considerado o fato de que o aparecimento do 8 de Paus nessa posição pode estar simbolizando a descoberta dessas respostas, seja através da racional verificação de seus potenciais e objetivos, seja pela própria intuição ou, até mesmo, por “mensagens” ou “recados” embutidos em simples conversas com amigos, professores e família.

 

“Quais as mudanças pessoais que eu poderia fazer para melhor aproveitar os meus talentos e tornar-me uma profissional capacitada?”

Posição 5A SACERDOTISA

    sacerdotisa Acreditar em seu potencial, ouvir e confiar na sua intuição, dedicar-se ao aprendizado, deixar aflorar idéias criativas e coloca-las em prática são conselhos tradicionais quando do aparecimento do Arcano II, a Sacerdotisa. Também aconselharia a Consultante a conversar a respeito com a mãe, ou uma outra mulher com quem conviva, prestando muita atenção às opiniões e observações que elas venham fazer. Outra coisa que a Consultante deve levar em consideração, no momento presente, é que suas capacidades estão em desenvolvimento e que as respostas e mudanças serão percebidas com sua evolução natural.

 

“Quais os obstáculos que podem estar afetando ou interferindo no sucesso da minha escolha profissional?”

Posição 610 DE COPAS

     10 copas É possível que a Consultante esteja triste ou temerosa de deixar a família e ir morar sozinha no exterior. É provável que tema não adaptar-se, não ser ou sentir-se aceita pelos colegas estudantes, não adaptar-se ao modo de vida e, até mesmo, não estar disposta a abandonar o conforto que hoje desfruta em sua casa. O 10 de Copas alerta, também, quando em posição de obstáculo, o medo de comprometer-se de que tudo dará certo, de que todos serão “felizes para sempre”, desconsiderando os percalços naturais e o contínuo girar da Roda da Vida. Seria tolo considerar a realidade como um filme com um eterno final feliz. Nem sempre os nossos mais acalentados sonhos se realizam, mas certamente saímos dessas experiências mais fortes, mais seguros de nós, mais conscientes dos nossos limites.

 

“Qual é o resultado provável em relação ao tema da leitura: Escolhi a profissão certa para mim?”

Posição 73 DE PAUS

   3 paus O 3 de Paus é uma carta que simboliza a promessa de um futuro promissor. O investimento feito provavelmente retornará trazendo satisfação e alegria. A Consultante deve confiar no seu conhecimento acadêmico como suporte para o sucesso universitário, além de acreditar em si mesma e nas suas escolhas, além do fato de ser otimista em relação ao futuro. Ela deve estar consciente e preparada para enfrentar os possíveis obstáculos que surgirão, sabendo que esses “tropeços”, desde que analisados e assumidos, a impulsionarão em direção ao seu objetivo final. A profissão pode ser muito apropriada para os seus talentos, bastando que ela tenha a coragem de vive-los em seu potencial máximo, com dedicação amorosa e sem nunca abandonar o olhar atento à sua volta e à sua própria evolução.

     Como uma orientação extra para minha jovem Consultante, poderia ser dito que esse tipo de crise íntima, essas dúvidas que nos assaltam quando temos que fazer algum tipo de escolha ou nos sentimos coagidos, de alguma forma, a tomarmos uma decisão, tem a função de provocar alguma mudança necessária em nós mesmos. É, quase sempre, um ponto de virada, onde seremos muitas vezes forçados a abdicar de algo que é, ou que sempre nos pareceu, importante e procurar olhar a vida sob outros ângulos. A chamada Redução Teosófica, ou seja, a soma numérica dos valores das cartas cujo resultado deverá ser reduzido a um valor entre 1 e 22 (no caso desta jogada: 8+8+9+8+2+10+3=48=4+8=12) remete ao Arcano 12, o Pendurado, que é um símbolo de paciência (os anos de estudo, o tempo natural de amadurecimento), de sacrifício (o abandono do conforto e segurança da casa paterna), de necessidade de mudanças conceituais (deixar de ver a profissão escolhida como algo unicamente idílico, de sonho infantil) e procurar desenvolver-se de dentro para fora. O progresso espiritual deve acompanhar harmoniosamente o material. A escolha profissional será correta e bem sucedida na medida em que a Consultante permita-se explorar os seus talentos natos, esteja motivada para dedicar-se ao seu projeto e não se deixe prender ou estagnar num único ponto de vista, limitando seu campo de escolhas e de possibilidades. Cinema, por exemplo, é uma área bastante ampla em termos de técnicos atuantes. Durante seus estudos, durante o tempo da faculdade, com a convivência com os colegas e contato com os profissionais dessa indústria ela poderá optar por um leque muito maior de oportunidades. Ser diretor, fazer a câmera, tornar-se roteirista, cuidar da edição, ser um mago dos efeitos especiais ou um atento criador de cenários e figurinos são algumas das muitas possibilidades que ela poderá experimentar e, no momento certo, decidir-se.

Imagens: DIVINE TAROT, por Ciro Marchetti

Um comentário:

  1. Olá Príncipe Alex
    Amei o conto elaborado para elucidar a série numérica do Naipe de Ouros, como sempre perfeita em beleza e conteúdo.
    Muito bem articulada tb a exposição de leitura sobre escolha de profissão. Parabéns, vc está cada dia criando uma nova surpresa com os Arcanos do Tarot.
    Paz e Bem
    Rosa Cristal

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!