terça-feira, 29 de junho de 2010

DILEMA

     O tarot oferece inúmeras possibilidades de se abordar um determinado assunto, seja ele de qualquer ordem e em qualquer plano da existência. Esquemas de jogada são criados para responder a determinados aspectos que são parte integrante do processo de análise e compreensão da situação. Este é mais um desses esquemas, ou “mapas” de disposição de cartas, que pode auxiliar numa leitura de tarot.

     A questão trazida pelo Consultante, na leitura, foi a seguinte:

     “Recebi, recentemente, uma proposta de emprego bastante lucrativa, do ponto de vista financeiro. Querem de mim uma decisão imediata. Entretanto não sei se devo aceitá-la visto que a empresa contratante já passou por sérias dificuldades fiscais e legais, há alguns anos. Temo associar-me, como pessoa e como profissional, a algo que no futuro possa vir a representar um grave problema, desestabilizando-me e também à minha família. Mas essas são conjecturas minhas, pois nada de concreto existe, no momento, que os desabone. O que fazer?”

 

transformacional

 

     Posições das cartas no esquema do jogo:

  1. Posição 1: O que é importante e necessário compreender sobre a situação em questão?   9 DE ESPADAS
  2. Posição 2: Qual a característica da minha personalidade (Consultante), frente à presente situação, que deveria ser reavaliada?   RAINHA DE OUROS
  3. Posição 3: Qual é a lição a ser aprendida dessa situação?   A ESTRELA
  4. Posição 4: Em qual esfera da minha vida (Consultante) essa lição deveria ser aplicada?  ÁS DE PAUS
  5. Posição 5: Qual é a decisão que necessita ser tomada?   CAVALEIRO DE ESPADAS
  6. Posição 6: Qual seria o provável resultado dessa decisão?   ÁS DE ESPADAS

 

     É interessante notar, à primeira vista, a ausência de qualquer carta do naipe de Copas (sentimento) e a notável maioria de cartas do naipe de Espadas (mental). Só isso já descreve, de maneira bastante óbvia, que o Consultante encontra-se num dilema ético, onde utiliza-se dos seus conhecimentos a respeito da história pregressa da empresa, analisando-a friamente, valendo-se de um padrão moral e ético que lhe é próprio, para tanto.

   44-Minor-Swords-09   O 9 DE ESPADAS muito bem registra o estado de angústia do Consultante em ter que se decidir por algo que, ao mesmo tempo que lhe atrai como uma possível evolução profissional e na melhoria de seus rendimentos, o medo de estar fazendo uma opção unicamente motivado pela ambição o cobre de culpas. Ele parece ainda não ter uma visão bem clara da atual situação da empresa contratante e nem mesmo do seu corpo de diretores e funcionários. Além disso, pode estar-se sentindo culpado, mal-agradecido, ou tomando uma insensata decisão em trocar o atual emprego.

 

   34-Minor-Discs-Queen   Ao refletir sobre o porque de estar sentindo-se tentado a aceitar a proposta que lhe é feita, pode chegar à conclusão que  a necessidade de proporcionar à sua família uma melhor qualidade de vida, com mais conforto e acesso à benefícios e facilidades materiais, exige dele um grande sacrifício, que essa própria decisão representa. A RAINHA DE OUROS pode, também, simbolizar essa contínua dedicação no bem estar dos que dela dependem, esquecendo-se, até, de si mesma. Como mantenedor da sua família, ele sente-se na obrigação de buscar sempre melhores condições para ela. Entretanto essa atitude pode contrariar aspectos que ele, Consultante, considera importantes, como a sua tranquilidade, o seu código de ética e até mesmo o sacrifício de seu tempo junto aos seus para dedicar-se integralmente ao trabalho.

 

    17-Major-Star Essa situação, que é basicamente de conflito interior, pode ser uma oportunidade do Consultante reavaliar seus objetivos de vida. Uma chance de, através de todo o questionamento que vive, desvencilhar-se do que é supérfluo, daquilo que não é tão necessário, não se deixando iludir pelo falso brilho daquilo que mais dinheiro, mais poder, melhor posição social podem significar. Ambição é necessária na medida em que é a motivação para nos esforçarmos a conseguir, de maneira justa e harmônica, aquilo que necessitamos. Ganância é a ambição quando fica descontrolada, quando perde o contato com a realidade. A ESTRELA, em sua nudez, é um recado de que menos pode ser, em diversas situações, mais.

 

     64-Minor-Wands-Ace O ÁS DE PAUS, representando todo o naipe de Paus, é a resposta que o Consultante necessita para saber em que esfera de sua vida essa lição deve ser aplicada. Paus simboliza a nossa intuição, nossa visão da vida, criatividade, otimismo, a nossa fé que nos motiva a por em execução algo sonhado e planejado. Ele é o fogo que nos ajuda a decidir, a encontrar nosso direcionamento, a energia que necessitamos para manter nossos “motores” em andamento. Portanto, a necessidade de orientação proposta pela ESTRELA encontra na capacidade intuitiva de saber o que fazer, simbolizada pelo ÁS DE PAUS, a sua resposta: o Consultante deveria buscar tranquilizar-se a fim de permitir um contato mais direto com a sua voz interior, com uma sabedoria que existe dentro de si. Confiar em sua intuição a respeito do assunto é um conselho a ser considerado.

 

    47-Minor-Swords-Knight Manter uma mente clara, desperta, atenta, aberta a uma interlocução justa e razoável pode ser a justificativa do surgimento do CAVALEIRO DE ESPADAS nessa tiragem de tarot. Ele representa a necessidade do Consultante preparar-se  e ter coragem para enfrentar a situação de frente, sem  esquivar-se, sem  boicotar-se, analisando, crua e friamente, todos os seus aspectos. A possível decisão proposta por essa carta é a de cuidar-se, proteger-se e não aceitar a referida oferta de emprego sem antes ter esclarecido todas as suas dúvidas a respeito da empresa e das pessoas que a constituem.

 

    36-Minor-Swords-Ace Agindo assim, o Consultante poderá, lucidamente, encontrar a verdade que se esconde por trás de suas suspeitas e dos fatos. Reavaliar pontos de vista e pré-conceitos é um dos aspectos dessa lâmina do tarot que prima pela imparcialidade.

     O ÁS DE ESPADAS  pode simbolizar a tomada de decisões bastante claras, sensatas e inteligentes.

 

 

 

     É interessante notarmos que a idéia de JUSTIÇA está subentendida em toda a extensão dessa leitura. Pode representar um alerta para o Consultante evitar problemas com a própria, ao envolver-se com a referida empresa. Pode entretanto, também, sugerir que ele procure ser justo, lógico e imparcial nas suas suspeitas sobre o possível comportamento moral e ético de seus contratantes. A sugestão que fica é que, neste momento,  antes de tomar qualquer decisão definitiva, ele procure esclarecer todas as suas dúvidas a respeito,  analisando, com objetividade e de maneira bastante racional, investigando documentação e consultando especialistas, munindo-se do maior número possível de informações, a fim de formar um juízo límpido. Somente assim será possível agir sábia e prudentemente (O EREMITA) dentro da situação, fazendo opções harmoniosas (A ESTRELA) que tenham significado para o Consultante.

     A JUSTIÇA pode, também, ser uma convocação para que ele pese os prós e os contras em relação aos seus verdadeiros objetivos na vida (O EREMITA). Não há porque sacrificar-se em excesso pela conquista de um plano material que pouca significância possa ter no contexto da vida (A ESTRELA) que ele, e sua família, realmente desejam para si. 

Ilustração: GOLDEN TAROT OF KLIMT, por A.A.Atanassov

 

 

CURSO DE TAROT: ARCANOS MENORES

com Alex Tarólogo

Início: em Julho

Duração: 16 aulas (4 meses) / Turmas às Terças e Sábados
Local: JARDIM DOS SENTIDOS – ESPAÇO HOLÍSTICO & LIVRARIA
(R. Barão de Ipanema, 94   Galeria Estoril   Loja 103, em Copacabana – Rio de Janeiro)
Informações: (21) 2547-8939  e contato@jardimdossentidos.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!