quarta-feira, 13 de julho de 2011

RAPOSA




RAPOSA

Interessante observar o que tem de gente que segue religiosamente aquele preceito da chamada "Lei de Gérson". Para os leitores que são tão jovens que nunca assistiram ao comercial que o ex-jogador Gérson fazia, ao final do mesmo ele dizia que "afinal, gostava de levar vantagem em tudo".

Essa carta do baralho Lenormand expressa, basicamente, esse conceito. Claro que existem nuances bem mais interessantes que podemos entrever, como aproveitar bem as oportunidades, planejar para não desperdiçar, estar atento e informados a tudo que nos cerca, etc, etc. Mas o que sempre me incomoda muito é encontrar gente que se considera esperto porque faz questão em, sem nenhum resquício de ética ou respeito pelos semelhantes, passá-los para traz, enganá-los, tirar proveito da ingenuidade, confiança ou educação alheias. O que me motivou escrever sobre esses "raposões" do asfalto, foi ver, hoje bem cedinho, na padaria da esquina, uma senhora pedindo uma "provinha" de todos os salgadinhos à venda. Do pão de queijo ao mini-bolinho de bacalhau, passando por todos os sabores dos croissants e brioches, ela a todos provou, sempre mantendo um ar de compradora em potencial, porém com um apetite voraz. Ao final, na maior cara-de-pau, e com um sorriso desavergonhado, comunicou à paciente vendedora que "já estava satisfeita" e acabou pagando por um simples cafezinho.

Vantagem, sempre bom lembrar, é algo efêmero, pois é coisa do momento, advinda de um pequeno golpe de sorte, de uma recompensa honestamente merecida ou, infelizmente, de um descuido alheio. Acredito que seria melhor refletirmos que vantagens são como prêmios e, como tal, devemos nos esforçar para merece-las com, pelo menos, alguma dignidade.

Alex Tarólogo
www.elementosdotarot.com.br

Um comentário:

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!