segunda-feira, 14 de junho de 2010

Emprego: “O que é que eu faço agora?”

     Fazer opções é uma constante em nossas vidas.

     Decidimos a roupa que vamos vestir, a comida que ingerimos, o caminho para chegarmos a determinado local, a quem telefonar, o filme que iremos assistir, a quem convidaremos para sair, o curso que desejamos fazer, o hotel em que iremos nos hospedar, etc, etc, todos os dias, em quase todos os momentos.

     Uma Consultante apresentou o seguinte problema que a angustia já há alguns meses:

     Ela trabalha numa determinada filial de uma grande rede de lojas e, desde o ano passado a empresa decidiu que deverá diminuir o número de funcionários e implantou um esquema de demissões voluntárias, onde os benefícios oferecidos a quem optar por ele, são mais vantajosos do que o valor a ser pago em caso do funcionário vir a ser demitido pela empresa.

     A Consulente teme que possa estar numa das listas de demissões e que, em não optando pela “demissão voluntária” e, vindo a ser demitida a qualquer tempo, ela acabe recebendo bem menos do que o acordo oferece. Entretanto, tem medo em precipitar-se, optando pela própria demissão, e que não encontre lugar no mercado de trabalho. Além disso, ela não tem nenhuma certeza de que vá ser demitida agora ou no futuro. Tudo se lhe apresenta como uma incógnita.

     A sua pergunta, na tiragem do tarot, foi a seguinte:

    “Quais seriam as vantagens e desvantagem se eu aceitar o acordo e demitir-me, e quais seriam as vantagens e desvantagens se eu optar em continuar na empresa e aguardar ser, ou não, demitida no futuro?”

     Vamos, então, à essa leitura:

 

 

     Esquema de Jogada:

image

 

 

27 Posição 1:  A RAIZ DO PROBLEMA

O que provoca uma grande tensão na Consultante é sentir-se intimidada e pressionada pela notícia de redução de pessoal na empresa em que trabalha. Nesta posição, o 6 de Paus simboliza dúvidas, medo, incapacidade de tomar decisões, sentir-se traída, passada para traz, ser vítima de um esquema que a prejudique. Representa, também, uma tendência em não querer comprometer-se, em procurar adiar iniciativas e planejamentos que se fazem necessários.

 

 

 

 

32 Posição 2:  O PASSADO RECENTE

O Pajem de Paus simboliza, entre outras coisas, notícias sobre trabalho, emprego ou negócios. É exatamente isso o que aconteceu com a Consultante, nos últimos meses, ao saber do início de um processo demissionário na empresa em que trabalha há anos e, consequentemente, da necessidade em ter que fazer uma escolha importante a respeito da sua carreira. Essa carta pode estar simbolizando, também, a imagem que a Consultante faz de si própria dentro dessa situação: a de uma pessoa sem a experiência e segurança necessárias para tomar uma decisão importante.

 

 

 

 

75 Posição 3:  O MOMENTO PRESENTE

O medo de arriscar numa escolha que pode não vir a se revelar, futuramente, a mais satisfatória, deixa a Consultante angustiada e até pessimista. O surgimento do Cavaleiro de Ouros nesta posição revela o desejo dela em ser racional, firme, bastante responsável, baseando sua escolha em aspectos bastante sólidos. Sua estabilidade e segurança material futuras deverão ser decididas com os “pés firmes no chão”. Sabe que deve enfrentar racionalmente a situação e agir de maneira prática e cautelosa, confiando em suas capacidades.

 

 

 

36 Posição 4:  A PRIMEIRA OPÇÃO

ACEITAR O ACORDO E PEDIR A DEMISSÃO

Essa parece ser uma decisão que a Consultante tomaria movida apenas pelo sentimento de medo, de perda, de angústia e tristeza. Uma escolha simbolizada pelo Ás de Copas é puramente baseada em sentimentos. O emocional pode estar atuando de maneira desequilibrada. Dentro das circunstâncias em que o processo demissionário parece estar sendo realizado, há que se evitar grandes ímpetos de desespero e procurar reequilibrar esses vagalhões de emoções e de sentimentos confusos com uma análise bastante clara e real do problema. Há que se ponderar as ações de forma mais harmoniosa. Ainda que a Consulente venha a decidir-se pelo acordo oferecido e demitir-se, deveria, primeiramente, buscar controlar suas emoções, não se deixando levar unicamente por elas.

 

 

48 Posição 5:  A SEGUNDA OPÇÃO

AGUARDAR O DESENVOLVIMENTO DA SITUAÇÃO E SER, OU NÃO, DESPEDIDA

A Rainha de Copas sugere que se confie nos sentimentos, desde que profundos e suficientemente amadurecidos, e que se dê atenção à intuição, à uma percepção extra-sensorial que todos temos e que algumas vezes insistimos em não dar crédito. Se observarmos a lâmina, veremos que a Rainha de Copas está dentro de um espaço solidamente construído porém com grandes aberturas (que pode representar a sua necessidade de se proteger, porém sem cercear a sua liberdade de escolhas), tranquilamente sentada ( o que pode significar uma ausência ou necessidade de ação imediata) e aguarda intuitiva e emocionalmente estável (notem a rosa vermelha na mão esquerda, que corresponde ao hemisfério direito do cérebro e simboliza o aspecto intuitivo da personalidade) a chegada do barco (novas notícias, oportunidades). Há grandes possibilidades de que esta devesse ser a decisão mais acertada, considerando-se as demais cartas que a acompanham nesta tiragem.

 

 

 

14 Posição 6:  O IMPACTO PROVOCADO PELA 1ª OPÇÃO

A Temperança pode estar a sugerir que a Consultante, em optando, nesta ocasião, em concordar com os termos do acordo e solicitar sua demissão, estivesse agindo de maneira impetuosa. Talvez não seja o mais indicado, na presente situação, que ela tome uma iniciativa drástica, transformadora, quando essa ação parece ser motivada por uma desarmonia dos seus sentimentos a respeito da perda, do futuro, da angústia em ter que optar, da falta de clareza nas possibilidades do mercado de trabalho e, até mesmo, na possibilidade, ou não, de vir a ser demitida. Isso poderia ser uma solução escapista, ou seja, para solucionar a angústia de tomar uma decisão, acaba-se tomando qualquer decisão. As consequência sugeridas pela Temperança podem sugerir, dentro do contexto da leitura, que a Consultante poderá estar fazendo essa escolha de maneira desequilibrada, sem avaliar todos os aspectos reais, sejam da empresa ou da sua importância como funcionária e visando, exclusivamente, uma vantagem financeira que também não irá representar nada de muito significativo caso ela demore para empregar-se novamente. Concluindo: é possível que, em optando, neste momento, pelo acordo, esteja agindo movida apenas pela emoção (sentimentos negativos), ou pelo imediatismo e pressa ( A Temperança é uma carta que simboliza a paciência e o tempo necessários para que as transformações aconteçam) e não equacionando a realidade dos fatos racionalmente (pesando melhor os prós e os contras).

 

 

 

29 Posição 7:  O IMPACTO PROVOCADO PELA 2ª OPÇÃO

Entre as prováveis consequencias da Consultante não aceitar o acordo e ficar aguardando o desenrolar da situação, será o de receber notícias mais auspiciosas sobre as condições da empresa ou novas propostas de trabalho. Como é uma carta de ação, de muito movimento, pode simbolizar, também mudança de emprego, mudança de cargo, mudança de local de trabalho ou, até mesmo, demissão. O 8 de Paus é uma carta que sugere estar-se sempre atento a “sinais”, à notícias, à mudanças, grandes ou pequenas, que ocorrem à nossa volta. É uma carta que sugere a tomada de atitudes no momento certo, nem antes e nem depois. É provável que, dentro da presente situação, seja indicativo da necessidade da Consultante ir-se preparando para mudanças futuras, procurando novas oportunidades, entregando seu curriculum em outras empresas, agindo de maneira precisa e segura, porém sem precipitações.

 

 

64 Posição 8:  O CONSELHO

O Ás de Ouros, como conselho dentro da situação proposta, simboliza que a Consultante deve estar muito atenta à todas as oportunidades que surgirem em relação ao trabalho, avaliando-as criteriosamente. É possível que a empresa não faça todos cortes previstos de pessoal, ou então, que venha a oferecer ainda bem melhores condições aos que optarem pelo acordo. Se avaliarmos a ilustração da carta podemos notar a impetuosidade (o touro correndo em direção ao observador) com que a segurança parece estar-se aproximando e a fertilidade material (o coelho) que novas oportunidades podem estar trazendo. Aguardar os acontecimentos é a sugestão implícita na leitura, porém sem abandonar-se ao comodismo e à fatalidade. Há que se estar perceptivo e aberto, constantemente, à novas oportunidade de crescimento harmonioso. Semear constantemente, para obter diversas colheitas, não na intenção de ganância ou ambição desmedida, mas de precaução, segurança, estabilidade.

 

 image

Imagens: ARCUS ARCANUM TAROT, por Hansrudi Wascher

Em Julho:
 CURSO DE TAROT: ARCANOS MENORES
Duração: 16 aulas (4 meses) / Turmas às Terças e Sábados
Local: JARDIM DOS SENTIDOS – ESPAÇO HOLÍSTICO & LIVRARIA
 (R. Barão de Ipanema, 94  Loja 103, em Copacabana – Rio de Janeiro)
Pré-Requisito: conhecimento básico dos 22 Arcanos Maiores
Informações: (21) 2547-8939  e contato@jardimdossentidos.com.br

Um comentário:

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!