segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Carta do Dia: ÁS DE COPAS


Se ontem escrevi sobre a carta regente desta semana, minha alegria foi maior nesta manhã ao retirar o Ás de Copas como Carta do Dia. Belíssimo complemento.
Essa carta, como todos os Ases do Tarot, fala de princípios, de começos, de iniciativas armazenadas prontas para serem postas em ação. É a semente que, se plantada e cuidada, resultará em algo maior, completo.
Fim de ano tem essa coisa de tomarmos grandes resoluções, fazermos mil planejamentos, comprometermo-nos com promessas variadas. Mas é também aquele tempo de "faxinarmos" nossas emoções, revendo nossos acertos, erros, conscientizando-nos do que deles aprendemos. E, nessa verdadeira limpeza espiritual e emocional (e por que não incluirmos, também, a física, fazendo uma dietazinha desintoxicante depois de tantos "acepipes"  natalinos?) devemos usar do melhor detergente que conheço: o perdão. Saber perdoar é uma arte, é o fruto de uma enorme evolução e é algo que precisamos praticar muito, e sempre!
O Ás de Copas nos fala do Amor, no seu sentido mais universalista. O Amor (sim, com maiúscula) que não conhece impecilhos, o Amor que não se atém a um grupo, uma ideologia, um nível de relacionamento. O Amor que inclui a misericórdia e a compaixão. O Amor que nos faz canais de retribuição de todo o Amor que recebemos do Universo (e aí cada um de vocês substitui "Universo" pela palavra que melhor se adapte ao seu conceito do divino).
Num dos comentários básicos sobre a Criação, a Cabala nos ensina que a felicidade de Deus está na doação e que para melhor vivenciá-la, criou todos os seres. Deus (e, mais uma vez, usem a expressão que melhor defina suas experiências com o divino) nos inunda constantemente de amor. Somos como um vaso que vai se enchendo e chega ao ponto de começa a transbordar. Impedí-lo de fazer isso é recusar esse Amor divino e, ao mesmo tempo, deixar que essa "água" se estagne dentro do vaso.
Essa carta, para muitos, representa o Santo Graal, que, conta a lenda, teria sido o cálice usado por Jesus, na Última Ceia e, depois, por José de Arimatéia, para aparar o seu sangue ao ser cucifixado. Esse emblemático objeto, teria desaparecido e a sua busca, contada sobretudo através de elementos da cultura sócio-filosófica da Idade Média, representaria nossa missão na vida: algo que se deve aceitar, realizar com o uso dos nossos recursos pessoais e nosso sacrifício. Para os cristãos, simboliza a presença do Espírito Santo em nosso meio, pois nosso mundo não se sustenta tão somente das leis que os homens criam, dos conceitos morais que desenvolvem. Há algo superior a tudo isso e dá dá significado à existência em si, que é o seu aspecto espiritual.
Na Sacerdotisa, a carta regente desta semana, encontramos a Mãe Espiritual, detentora de toda a sabedoria, também vivenciamos o seu silêncio, o seu resguardo. Nela tudo é interiorizado. A expressão é quase inexitente, pois é uma sabedoria latente, atávica, ancestral, que necessita ser conhecida e aprendida no silêncio interior. Do Ás de Copas, entretanto, recebemos a mensagem de que precisamos e devemos nos comunicar, extravasando nossos sentimentos, nossas emoções. Equilíbrio perfeito, não acham?
Em termos muito práticos, essa carta nos fala de servir ao outro, de amar o próximo, de pureza de emoções, de um tempo de alegria e otimismo. É também, divinatóriamente, possibilidade de um novo romance, de maternidade, de noivado e casamento, de fazer as pazes; de companheirismo no trabalho, de harmonia familiar e com o grupo social. Diz das oportunidades nascentes com grandes possibilidade de excelentes resultados, de fartura e abundância.
Mas é, especialmente sobre o poder curativo, regenerador e transformador do Amor que o Ás de Copas simboliza.
Portanto, às vésperas do 1º do Ano, data em que se comemora a Fraternidade Universal, ou seja, o Amor a tudo e a todos, a tiragem dessa carta nos questiona se estamos vivenciando plenamente o Amor em todos os aspectos da nossa vida. Nos faz pensar se estamos doando generosamente nosso carinho, compreensão, empatia, a todos que nos cercarm e aos que nos procuram. Se comunicamos nossas emoções com clareza, com limpidez e segurança. Se não estamos mascarando a realidade com essas mesmas emoções e se permitimos que toda essa energia divina que recebemos permeie todas as áreas da nossa vida.
Aproveite o dia de hoje para reforçar a confiança em seus próprios sentimentos mais profundos e na sua intuição.  Solidarize-se com alguém, um grupo ou uma causa. Contribua. Entusiasme-se!
E, se você se pegar cantarolando "Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi...", agradeça ao Roberto Carlos, à vida e ao Universo, que certamente estará completamente em sintonia com você.

Bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!