quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Véspera de Ano Novo




Estive pensando na força da egrégora que se forma, no dia de hoje, unindo as esperanças  (aliás celebra-se hoje – e não poderia deixar de ser diferente – o dia da Esperança)por um ano melhor. Imagino que somente uma parcela mínima da população do planeta não tome conhecimento desta data, seja por motivos culturais, religiosos ou de saúde.  Mas a grande maioria, a seu jeito, dentro dos padrões da região em que vive, seguindo costumes ancestrais ou modernosos, celebrará essa “virada de página do calendário” com fé renovada, num espírito de renovação, confiantes de que dias melhores virão.
Eu também. Confesso que esta data sempre me deu uma certa, digamos, angústia, como aquela que antecede a partida para uma viagem e ficamos indóceis, com a sensação de que esquecemos algo de que iremos necessitar. Já sentiram isso? Pois é exatamente dessa mistura de euforia pelas alegrias, excitantes experiências e novidades que espero viver e o medo de não ter fechado direito a porta, desligado o gás, avisado o porteiro, pego os cartões do banco, que eu estou me referindo.
Sou daqueles que faz listas mentais das “ novas diretrizes” para o Ano Novo:  algumas coisas são constantes, repetindo-se a cada novo ano, por exemplo deixar de comer junk-food, começar a praticar exercícios regularmente, ser mais constante na prática da meditação, gastar menos com a minha coleção de tarôs, continuar a estudar cabala, voltar a estudar astrologia, assitir a todos os filmes possíveis e comprar todos os livros que eu puder, aceitar mais convites para sair, etc. Já outras dependem da minha motivação, dos meus interesses atuais.


Minha lista para 2010 inclui um itenzinho básico: parar de reclamar. E vocês irão me perguntar se isso é promessa digna de estar no mesmo rol de outros muito mais sérios compromissos e intenções. Compreendo a sensação de anti-clímax, o ar de pouco caso, o olhar de complacência que irão me lançar, mas é isso mesmo: largar do vício de ficar na confortável posição de me fazer de, digamos, coitadinho para justificar muita coisa e angariar simpatias e adentrar o nobre panteão das “vítimas do destino”.
Sabem O Pendurado, o arcano XII do tarot? Aquela carta que todo mundo não resiste à tentação de virá-la de cabeça para baixo exatamente por não perceberem que ela já é assim mesmo: de cabeça para baixo. Um jovem, pendurado por um dos pés a uma trave, mãos amarradas às costas e, apesar da posição absolutamente incômoda, dolorosa, humiliante, o distinto mantém uma expressão beatífica no rosto de quem está absolutamente feliz por ter sido escolhido para ser imolado no altar dos deuses e que será eternamente lembrado (enquanto durarem os seus 15 minutos de fama)pelo seu gesto de total abnegação em favor de tantos.
Tudo bem, não vou ficar aqui discorrendo sobre o que essa carta simboliza, a que se refere, o que pode prenunciar, etc  e tal. Isso fica para quando ela sair numa tiragem. Vou falar é do meu propósito de parar com um pessimismo, um conformismo, uma preguiçosa imobilidade que andou querendo se instalar e que, envergonhado confesso, assumi com gosto, nutrindo-o e justificando-o, fazendo dele meu alter ego: quando as coisas ficavam dificeis, meio fora de controle, ele assumia impecavelmente o palco, o seu lugar sob os refletores, no seu muito bem ensaiado papel de... coitadinho.
Por isso o “parar de reclamar” (mesmo que silenciosamente, mantendo uma atitude de absoluta submissão) vem em primeiríssimo lugar na minha longa lista de intenções. Sei que irei contar com uma grande ajuda pois 2010, numerológicamente(2+0+1+0=3) equivale a 3, que é resumidamente, um número de resultados concretos. Além disso, a carta de número 3 no Tarot é a Imperatriz, poderosíssima senhora, a Grande Mãe que a todos e a tudo gera, nutre, acarinha e protege. Portanto, é chegado o momento de viver com naturalidade, harmoniosamente, meditando e contemplando todos os benefícios que estaremos recebendo de forma tão excepcionalmente generosa. É hora de” plantar” idéias, projetos; fazer investimentos sentimentais ou materiais, liberar a criatividade e estender o conceito de “maternal” embutido na figura desse arcano para o tratamento a ser dispensado a todas as pessoas, sem distinção.

Não sou numerólogo e meu conhecimento a respeito é bastante restrito mas, entretanto, não me é difícil perceber que temos em 2010 algumas combinações interessantes, vejam só: se juntarmos o 2 e o 1, teremos então 21, que é o arcano O Mundo, a carta “dos finalmentes”, do fechamento do ciclo, da completude das etapas. É a hora da valsa na festa de formatura. Só alegrias. Nascimento para uma nova etapa, mas dessa vez já com uma certa garantia de um certificado de conclusão nas mãos. O Mundo e a Imperatriz formam um ótimo par, não é mesmo? Em ambos há, no mínimo, promessas de tempos mais venturosos, de proteção espiritual, e isso é sempre muito bem vindo.
Por tudo isso é que eu  creio que o meu compromisso pessoal de abandonar a mania de querer ficar pendurado nas árvores pelo pé e, ao invés disso, exercitar minhas habilidades na colheita dos frutos que nelas estão disponibilizados, vai ser uma tarefa muito fácil de ser cumprida. Ajuda, ao que parece, não irá faltar!
Agora, se vocês prestarem atenção: se pegarmos 2010 e fizermos uma outra combinação com os mesmos 2 e 1, só que agora na ordem inversa, teremos um... tchan, tchan, tchan, tchan (rufar de tambores, soar de clarins)... Número 12! O Pendurado!
Mas, como diria meu avô: “Calma, que o Brasil é nosso!”. Nada de desespero, desânimo, quebra de encantamento, medo, angústia, depressão. Nada disso. Ele está ali exatamente para lembrar às pessoas, e a mim em especial, que está na hora de dar uma guinada na forma de ver, de encarar os fatos, de apreciar a vida. Uma possível reviravolta na maneira de vivenciar certos conceitos que há muito criamos e nos utilizamos como defesa ou desculpa. É hora de tirar um tempinho para repensar seriamente nos mecanismos que construimos para resolver situações e que depois nos fazem prisioneiros de suas fórmulas e engrenagens, muitas vezes já caducas. Aproveitar, de quem está conformado com a sua imobilidade, apenas a tranquilidade para refletir  na múltiplas possibilidades que nos são disponibilizadas e que basta estarmos atentos e sermos perseverantes, equilibrados e criativos para fazermos escolhas mais corretas .
Meu ” Propósito de Vida”, segundo a Numerologia, é 21/12 e, que numa redução básica, vira um 3. Olha a Imperatriz aí de novo, minha gente! Portanto, meus amigos, se cruzarem por aí com alguém exalando confiança, força, energia e criatividade, tenham certeza: sou (também) eu!
Que a Paz, o Amor e a Esperança cresçam cada vez mais no coração de todos! Ótima passagem de ano para vocês. Feliz 2010!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!