quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MELANCOLIA




MELANCOLIA


Difícil a pessoa que não tenha experimentado, em vida, esse estado d'alma chamado melancolia. Atualmente, com o nome de depressão, parece estabelecer um frio quadro clínico para algo que fala de profundas e sofridas emoções.

Essa é a imagem do desapontamento e da desilusão. É o sentir-se profundamente triste por ter-se deixado ludibriar por algo, alguém ou mesmo uma idéia. É ter acreditado em algo que não veio a acontecer. É ter depositado todas as esperanças em alguém que só fez decepcionar. Quando algo ou alguém não é o que acreditávamos ser, o desapontamento embaça a nossa alegria e, por algum tempo, tudo parece insignificante. Um abismo parece surgir dentro de nós. Um vazio tão grande que nada pode preencher. Desânimo e abatimento, uma profunda solidão, são sensações comuns nos melancólicos. Melhor remédio não há do que voltar a atenção a algo novo e deixar-se apaixonar novamente.

A melancolia pode ser combatida com as simples reflexão de que nem tudo o que desejamos conseguiremos. Que é um sintoma de amadurecimento pessoal entender que não somos o centro do universo e que até mesmo as nossas fantasias devam tornar-se realidade. É preciso deixar de lado o complexo de herói ou heroína de histórias infantis onde tudo acaba sempre bem, e assumir a vida como ela se apresenta: uma grande escola, onde nem sempre tiramos nota 10, mas da qual sairemos diplomados.


Alex Tarólogo
www.elementosdotarot.com.br
http://simboloseimagens.blogspot.com
http://arcanosmaioresdotarot.blogspot.com

Imagem: carta do oráculo "Sibilla della Zíngara"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!