domingo, 7 de fevereiro de 2016

A Folia dos Arcanos Maiores: (VIII - JUSTIÇA)

indiana-jones-silhouette-pola

_”Os telespectadores e o público em geral não imaginam a nossa responsabilidade. Não fazem a menor ideia do estresse que sofremos. Todas essas pessoas que estão desfilando aí embaixo, e as outras milhares que estão nas arquibancadas, esperam que sua escola seja campeã. Todos! E nós sabemos que depois, na apuração, todos, menos os integrantes da escola vencedora, vão nos odiar. Porque, telespectadores, não existe ninguém feliz, ninguém que leve em consideração nosso trabalho e nos considerem justos, a não ser o pessoal da escola vencedora. Só existe um lugar que é representativo, só existe um campeão: o que tira o primeiro lugar, o que recebe mais pontos. Para o pessoal das outras escolas, somos uns energúmeno, uns crápulas, uns cretinos, corruptos da pior espécie. Mas não tem nada disso não. Estamos aqui para julgar com imparcialidade e sem nenhum favoritismo. Vejam, por exemplo, até agora já desfilaram 3 escolas com os seguintes enredos: “De repente, o repente: o improviso de um povo pendurado nas linhas do cordel”, depois veio “Esplendor e força das quedas d’água: as luzes e reflexos de uma nação”. Por último a gente viu passar “Em rios de adrenalina eu pesquei meu samba: a síndrome do pânico alerta o público e pede passagem”. Todos muito...como diria... instigantes... todos bastante..., digamos... originais. É difícil julgar quando se tem tanta..., como podemos dizer...?... criatividade, tanta coisa assim... interessante por aí. É por isso que eu digo, amigo telespectador, é difícil. Muito difícil. Até mesmo para mim, que faço parte de banca examinadora de doutorado em filosofia pura na universidade...” _ confessado por um jurado dos desfiles das escolas de samba que preferiu, por razões óbvias, não ser identificado

 
Este texto foi criado em 2011 para ser postado durante os dias de Carnaval.
É apenas um exercício associativo entre os 22 Arcanos Maiores do Tarot e personagens fictícios, sempre relacionados à festa de Momo.
Na ocasião em que foram publicados pela primeira vez havia um subtítulo: "O que se ouviu durante o Carnaval", pois o exercício compreendia criar um "monólogo" para cada personagem de tal forma que, através da sua fala, pudesse ser identificado não apenas o Arcano Maior que havia inspirado a sua criação, mas algumas das possíveis características, ou interpretações, desse mesmo Arcano.

(As imagens utilizadas foram retiradas da internet e tem motivo unicamente ilustrativo, em nada comprometendo ou relacionando o texto com  a conduta ou personalidade da pessoa retratada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!