segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Carta do Dia: CAVALEIRO DE ESPADAS

 

Elemento Ar
Temperamento Colérico
Signo do Arcano Gêmeos , regente Mercúrio
Arcano Maior correspondente XVIII- Lua
Cabala Tiphareth em Yetzirah
Tetragramaton Vau
Elementais Silfos, Sílfedes e Fadas
Dia da Semana Segunda-Feira, regente Lua
Período Peixes
Casa Zodiacal 12, Peixes, regente Netuno
Era Aquário, regente Urano
Ano 2010 (=3), planeta Vênus

cavaleiro de espadas      Quando estamos “possuídos” por uma idéia e desejamos ardentemente manifestá-la no plano real, ficamos, às vezes, tão cegos pelo desejo de vê-la concretizada que acabamos não nos conscientizando das dificuldades que provavelmente iremos encontrar ou nas consequências pelas quais teremos que nos responsabilizar.

      O Cavaleiro de Espadas é uma figura bastante poderosa, plena de vitalidade e energia que necessita ser equilibrada com a aceitação das suas responsabilidades e compaixão. Energia puramente intelectual, é uma verdadeira espada de dois gumes, com idêntico potencial para agir para o bem ou provocar o mal, e esse poder tem de ser temperado com iguais doses de emoção e espiritualidade para que não venha nos ferir, ou às outras pessoas. Pois este arcano é o arquétipo do herói galante, sensual, forte e corajoso, extremamente habilidoso e muito capacitado para ser bem sucedido em todos os seus empreendimentos. Nós o reconhecemos em nós mesmos, ou nos outros, quando estamos inteiramente envolvidos com algum objetivo específico ou no desenvolvimento de alguma idéia. É bastante eloquente, muito comunicativo, e frequentemente um grande cooperador, comprometendo-se em ajudar a todos que a ele recorrem. Mas da mesma forma impetuosa com que surge e se envolve, desaparece no meio do nada, como que levado pelo vento.

     Costuma ser um bom amigo, mas não o queira nem como aliado, sócio, companheiro, e muito menos como inimigo, pois, seu lado “sombra” é muito pouco recomendável: fanático, rebelde, delinquente, imprudente, teimoso, inconsequente, dominador, de temperamento furioso e comportamento agressivo, é turbulento e instável. O suficiente para evitarmos ou nos acautelarmos ao nos envolvermos em situações ou relacionamentos dos quais ele faz parte, não é mesmo?

     Meu amigo B. viveu, anos atrás, um período bastante complicado quando decidiu abrir um escritório de arquitetura com um insuspeito Cavaleiro de Espadas.

     Haviam feito juntos a faculdade e o distinto sempre foi um aluno brilhante, aprendendo rapidamente, tendo sacadas geniais e desenvolvendo um trabalho bastante interessante criativamente. Era aquele aluno que estava em todos os grupos ao mesmo tempo, fazia milhões de coisas, liderava conselhos de classe, grupos de estudo, equipe de organização de formatura, etc. Enfim, o carisma e a eficiência personalizados. Nos últimos anos, meu amigo e ele estagiaram juntos e acabaram combinando abrirem um escritório voltado à pequenas reformas e manutenção geral de edifícios.

     Passada uma fase meio lua-de-mel da sociedade, B. começou a perceber que  algo andava errado. O sócio, sempre tão presente, disponível, prestativo e envolvido, começou a desaparecer, recusando-se a participar das atividades normais do ofício, deixando clientes, trabalho e escritório totalmente entregues nas mãos de B., mas sempre imperativamente atribuindo-lhe ainda outras responsabilidades e estabelecendo como ele queria que o escritório funcionasse. O líder havia se transformado numa pessoa dominadora, irrascível e argumentativa. Quando meu amigo resolvia insistir em saber o que estava acontecendo, o rapaz, sempre bastante impaciente e destemperado, respondia rudemente a princípio, demonstrando total falta de consideração e respeito. Quando, então,  sentia-se mais desafiado, tornava-se violento, agredindo verbalmente B., humilhando-o, sendo extremamente sarcástico, fazendo-lhe críticas severas e injustas,  na presença de funcionários, fornecedores ou estagiários. Com o passar do tempo, e a situação ficando cada vez mais insustentável, ele ficava ainda mais errático,insensível e menos responsável. Meu amigo, claramente desapontado, tentou livrar-se daquela situação oferecendo-se em comprar a parte dele no escritório, no que foi recusado. Afinal, era-lhe bastante conveniente não trabalhar, transformar a todos em seus servidores e ainda receber a metade dos proventos do escritório… um violento predador havia se instalado dentro daquela estrutura. A situação acabou terminando na Justiça e deixou marcas profundas em B.  O mais interessante foi quando B. descobriu que o ex-sócio havia aberto, antes mesmo de estar formado e de se associar a ele, um escritório só dele, sem nunca te-lo mencionado. Meu amigo, evidentemente, sentiu-se usado, espoliado em seus proventos e em sua segurança física e emocional, além dos prejuízos materiais causados.

     Essa experiência vivida por B. bem demonstra as qualidades negativas do Cavaleiro de Espadas que, entretanto, não deixa de ter a seu favor uma longa lista de características muito positivas. Só como ilustração podemos citar o apóstolo Paulo, um grande Colérico que antes de converter-se era um homem cruel, zangado e hostil, totalmente empenhado na captura dos novos cristãos, e que depois de viver uma iluminação interior passa a utilizar-se dos mesmos recursos de energia pessoal eficiência, audácia, praticidade, ativismo,  otimismo e liderança para divulgar amplamente a sua fé. A grande qualidade desse tipo de temperamento é a força de vontade que move os seus portadores.

     Como Carta do Dia de hoje, esse arcano pode estar a nos lembrar que estamos vivendo uma boa fase para darmos um pontapé inicial em novos projetos (Lua expandindo em seu Crescente). Que problemas serão resolvidos ou superados, quer sejam eles de ordem mental, física, emocional ou espiritual e que estamos bastante propensos a atrair o que quer que necessitemos na solução dos mesmos. Pode ser também um alerta de que já é tempo de transformarmos idéias em realidade, agindo com esperteza, segurança, determinação, rapidez, facilidade de expressão e com uma clara visão voltada para o futuro. Ou talvez a  ingenuidade, a auto-piedade, a baixo auto-estima, a frustração, o medo, a fraqueza ou um estado de viver defensivamente tenha se instalado e esteja  a nos causar sérios problemas, acabando por nos obrigar a enfrentar circunstâncias bastante difíceis (Peixes, Casa 12, regência de Netuno). Então é tempo de nos valermos dessa dose extra de energia (letra Vau, princípio masculino-ativo) que esse Cavaleiro possui, identificar nossos pontos fracos e corrigi-los.

     Está se deixando levar pela emoção? Precisa reencontrar sua autoconfiança? Não há razão para ficar-se profundamente magoado e paralisado com as críticas recebidas, nem com o possível esfriamento de um relacionamento.  Tampouco é hora de querer impor suas convicções e pontos de vista. Neste momento, as energias que circundam essa carta pedem por harmonização, reflexão, ação concreta, trabalho, planejamento e investimento numa mudança para melhor (Tiphareth em Yetzirah, na Árvore da Vida). Trabalhe, igualmente, pelo equilíbrio entre mente e corpo, entre emoção e espiritualidade. Mantenha-se consciente e alerta a tudo que o cerca. Olhe para o mundo com os olhos de uma criança que o descobre aos pedaços: observadora, atenta e desperta (Mercúrio em Gêmeos). E no meio de todo o trabalho racional desenvolvido, de toda a energia a circular por você, permita-se ficar tranquilamente atento, até ouvir os sons do silêncio (elementais Silfos e Fadas). Os sons da sua música interior ressoando com a música das Esferas.

Tenham todos um excelente início de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!