domingo, 14 de fevereiro de 2010

Carta do Dia: PAJEM DE PAUS

    Wands11 (4) Hoje é o Dia Internacional dos Namorados, quando a Igreja comemora S. Valentim, um mártir cristão que abençoava as uniões dos soldados romanos, que eram proibidos de se casarem para que pudessem se dedicar inteiramente ao serviço militar. Celebramos essa data em outra ocasião, mas creio que posso me valer de um viés histórico que eram as Lupercais romanas, para justificar minha associação. Festas realizadas em meados de fevereiro em celebração a Juno, onde os homens retiravam de um jarro um papel com o nome da parceira a quem deveriam permanecerem fiéis a elas por um ano, é bem provável que esse Dia dos Namorados seja um subproduto moderno dessa festa pagã.

     Além disso, estamos em pleno domingo de Carnaval, quando “ninguém é de ninguém”, onde a ordem é se divertir, dançar muito, expressar toda a alegria que brota do fundo da alma, namorar bastante (sempre tomando as devidas precauções) e consciente de que, como era costume dizer-se: amor de carnaval não sobrevive a quarta-feira. O Pajem de Paus é um bom representante dessa expressão. Grande, fogoso e criativo amante, não espere dele exclusividade ou continuidade. Ele pertence ao elemento Fogo e, como sabemos, fogo às vezes é labareda, incêndio devastador, e noutras, apenas uma débil chama, preste extinguir-se.

     Essa carta nos remete às paixões da juventude, quando o mundo é um grande e maravilhoso desafio a ser enfrentado com a cara e a coragem e facilmente vencido com as nossas próprias armas. É a impetuosidade absolutamente indomável do espírito desapegado, livre. Não é exatamente “fogo de palha”, mas uma verdadeira erupção vulcânica, cujas forças propulsoras e lava criativa vem do mais fundo do nosso ser e, em sua passagem cria e constrói.

     O Pajem de Paus ama a vida e ser parte da grande aventura que é o viver. Tem coragem de ser ele mesmo e possui imensos recursos interiores ainda a serem descobertos. Não sabe ainda planejar eficientemente até mesmo porque, em sua hiperatividade, move-se impetuosamente para frente, em busca de aventuras, de novas descobertas, corajoso e curioso, atrevido e confiante, sempre intrigado pela novidade, pelas possibilidades que estão mais adiante. Tem o olhar inocente e deslumbrado, além da energia e do atrevimento de uma criança e, por isso mesmo é muitas vezes aceito, numa leitura de tarot, como uma pessoa bastante jovem, tanto física ou emocionalmente.

     Nestes dias, quantas alas de Pajens de Paus estaremos vendo passar pelas ruas, fantasiados ou não, vivendo essa energia primária, essa força explosiva, resultante da combinação de Terra com Fogo, onde os sentidos são o suporte da vontade? Onde a energia da paixão é colocada em prática através dos expressivos movimentos corporais, da criatividade das fantasias, dos temas das escolas de samba e dos demais grupos associativos, das letras dos sambas-enredos cantados e no otimismo que parece permear todos os rostos e atitudes. O Pajem de Paus é um exibido, um desinibido, uma pessoa teatralmente brilhante que vive intensamente o seu momento de “estrela”.

     Portanto se hoje, ou nos próximos dias de Carnaval, um despreocupado e sedutor Peter Pan surgir em sua vida, agarre-o pela cintura e aprenda com ele o que é liberar a sua criança interior, com o devido ardor, impulsividade,  ingenuidade e candura, porém sabendo que para tudo existem consequências que podem e devem ser avaliadas. Não se comprometa com planos de longo prazo, com o planejar do enxoval ou dar entrada na casa própria. É Carnaval, são apenas alguns dias de uma curta e delirante jornada, uma montanha-russa de risos, prazeres, alegrias, e liberações. Mas saiba o tempo de parar, pois esse arquétipo também tem um lado “sombra” bem pouco engraçado: é egoísta, mimado, genioso, impaciente, indiferente a tudo e a todos, nada confiável. Enfim é alguém que certamente você não iria querer ser ou ter ao seu lado nos outros 360 dias do ano.

     Além disso, quantos outros Pajens de Paus, com seus crachás e equipamentos de repórteres estaremos vendo em todas as telas de TV, noticiando, pesquisando, investigando, buscando novidades, estando no epicentro dos acontecimentos, transmitindo o entusiasmo da festa através de seus discursos apropriadamente bem elaborados. São centenas de jornalistas do mundo inteiro que vêm cumprir a mesma função que os antigos pajens tinham nas cortes: a de leva-e-trás, a de mensageiros. As celebridades do momento, e as muito pseudo-candidatas a celebridades do momento, os amam pois sabem que é por intermédio de seus veículos de comunicação, de suas vozes, suas canetas, seus computadores, suas máquinas fotográficas, que o mundo fica sabendo de suas existências. Dia e noite, ininterruptamente, esses emissários estarão de prontidão para distribuirem aquilo de viram, ouviram, souberam, sentiram e, até mesmo, inventaram na falta de algo que lhes parecesse surpreendente.

     Se essa carta sair numa leitura de tarot, sempre dependendo de sua posição e das cartas que a cercam, além da questão previamente elaborada, ela pode significar que o consulente está pronto para começar algo novo, podendo ser algo pelo qual você se interesse há algum tempo, pesquisando, lendo, estudando. É um aviso de é chegada a hora de colocar as suas idéias em prática. O consulente está preparado e pode, portanto, seguir em frente, dando o primeiro passo. É claro que devemos estar sempre alertas para não mergulharmos de cabeça naquilo que desconhecemos. Se o consulente ainda não construiu uma sólida base para esse seu novo investimento, poderá ficar surpreso com os resultados e os prejuízos. De maneira bastante comum, essa carta é aceita como anunciadora de mensagens inesperadas, normalmente boas.

     Aproveite o domingo para brincar despreocupadamente, deixando extravasar essa alegria natural interior que pede para ser vivida. Divirta-se!

Imagem: MITHIC TAROT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!