domingo, 25 de abril de 2010

Carta do Dia: REI DE COPAS

Título
Senhor das Ondas e das Águas
Elemento
Fogo na Água
Tetragramaton
Yod
Arcanjo
Ratzkiel
Nome Divino 
Yahveh
Mundo Cabalístico
Briah (mundo da Criação )
Sephirah
Chokmah (Sabedoria)
Virtude
Devoção
Vício
nenhum
Obrigações em cada Sephirah
nenhuma
Divindade na Árvore
Pai, Sabedoria Priápica
Atividade Social
Governo
Arquétipo Social
Pai, Esposo
Correspondência Astrológica
Lua em Aquário, Saturno em Peixes, Júpiter em Peixes
Planeta 
Zodíaco
Signos
Câncer, Escorpião, Peixes
Pedra
Turquesa
    “Quando o mar
Quando o mar tem mais segredo
Não é quando ele se agita
Nem é quando é tempestade
Nem é quando é ventania
Quando o mar tem mais segredo
É quando é calmaria…”
Amor Amor, letra de Suely Costa

     Cups14Copas é o naipe do Elemento Água. A taça (ou copo, copa) que simboliza esse naipe é a representação do Santo Graal. O Elemento Água é amorfo, maleável, mutável, portanto pode perfeitamente bem representar nossos sentimentos, que não são nem rígidos nem sólidos, mas em constante mutação.  No curto período de uma hora nós passamos por diversos estados emocionais, com nosso humor variando tão rápida quanto inesperadamente, que muitas vezes nem nos apercebemos dessas mudanças. Enquanto que a Água simboliza nossas emoções, o naipe de Copas enfatiza seus aspectos mais otimistas: amor, sonhos, desejos, esperanças, fantasias, sensibilidade, felicidade, deixando que tristeza e conflitos sejam melhores percebidos no naipe de Espadas.
     Tanto Copas como o Elemento Água pertencem ao pólo negativo (refiro-me aqui somente à polaridade), o aspecto feminino, o ying, até mesmo porque, por uma tradição cultural, a civilização ocidental considera que tudo o que se refere ao amor e à felicidade como preocupações eminentemente femininas. Quando falamos dessas características estamos nos referindo aos indivíduos, de ambos os sexos, que são profundamente românticos, sonhadores e cheios de fantasias, como os artistas que produzem suas obras a partir dos seus devaneios. Também aqueles que conseguem colocar-se no papel do outro, imaginar-se vivendo as situações que o outro vive, e aí temos os grandes ouvintes, os confessores, os terapeutas
     A taça (Copas) e a Água não são a mesma coisa, sendo que a taça contém a água, proporcionando-lhe uma idéia de forma e de compreensão a um sentimento que é disforme. Uma taça, uma xícara, um copo cumprem a sua função apenas por receberem e conterem a água. Podemos então estender essa observação dizendo que o naipe de Copas é receptivo, pacífico, calmo. Entretanto nós sabemos que se uma taça cheia de água mover-se de maneira abrupta, a água esparrama-se para fora do recipiente. A água pode esconder, em sua plácida superfície, profundidades e segredos inimagináveis, que nos fascinam, assustam e atraem. Por outro lado, pode levantar-se, do nada, em devastadores tsunamis, devastando tudo em sua fúria. Notadamente sensível às forças dos ciclos lunares, ela representa tudo o que não se pode controlar racionalmente, tudo o que não podemos dominar simplesmente porque queremos, usando da nossa vontade, e tudo aquilo que não conseguimos conter, limitar.
     Esse naipe não é privilegiado, ou seja, não retrata a felicidade em seu estado mais puro, sem problemas. Temos que lutar para compreender e aceitar a dor e o sofrimento como aceitamos a alegria e a felicidade. Muita gente acha essa uma idéia bastante pessimista e praticamente impossível de ser levada à prática. Porém precisamos entender que a felicidade é ainda mais preciosa quando nós também conhecemos o que é sofrer. Em seus aspectos mais negativos, temos no naipe de Copas as ilusões, as superstições, os rancores, os ressentimentos, a instabilidade, a fraqueza, a preguiça e a falsidade, entre outros mais.
     O Rei de Copas, como todos os demais Reis das cartas de Corte do tarot, representa a expressão máxima das características do seu naipe. Podemos reconhece-lo na figura do terapeuta, no conselheiro matrimonial, no sacerdote, no parapsicólogo, no shaman,no místico, nos artistas de todas as formas de expressão artística, nos cientistas e nas diversas situações onde a sua capacidade em ser prestativo, paternal, amoroso, sábio, carismático, intuitivo, religioso, protetor, emocionalmente amadurecido, bom negociador, apoiador e promotor  das artes, possam ser de fundamental importância.
     Quando o Rei de Copas aparece numa leitura de tarot, dependendo da sua localização entre as demais cartas e da “casa” que ocupa na disposição escolhida, além, é claro, da questão de interesse do Consultante, pode significar estar-se tratando de alguém com uma personalidade que governa os mais profundos e secretos sentimentos e situações e cujo trabalho é, normalmente, feito solitariamente. Seus mais sutis sentidos são bastante afinados e muito desenvolvidos e ele está sempre muito atento a tudo o que se passa em seu subconsciente. Uma das funções desse “personalidade real” é ajudar aos outros desapegarem-se de algo.  Normalmente representa alguém que é um bom pai, um bom provedor, mestre, conselheiro, orientador, confiável, generoso, respeitado, diplomático, protetor e bastante caseiro. Representa o bom samaritano. É, sobretudo, uma pessoa gentil, sensível, intuitiva, imaginativo, criativo, inteligente, romântica, emotiva, compassivo, amável, e temperamental. Seu grau de mediunidade pode ser bastante elevado. O surgimento dessa carta simboliza que o Consultante, ou alguém que essa figura represente, é bastante perceptivo e que confia em seus sentimentos, não temendo demonstrá-los. Sua compreensão e sua intuição são notáveis e o tornam uma pessoa reconhecidamente sábia.
     Em seu aspecto mais negativo, o Rei de Copas revela-se uma pessoa falsa, instável, influenciável, que desconhece limites, corrupta, sentimentalmente “melosa”, piegas, invejosa, egoísta, que esconde seus sentimentos, excêntrica, irritadiça, raivosa, brigona, iludida, enganosa, emocionalmente dependente. Pode ser alguém intimidador, bastante dominador. Também pode significar alguém que sofra de alcoolismo.
   Neste domingo, dia regido pelo Sol, que a tudo ilumina, esclarece, nutre e fortalece com sua energia, aproveite para viver os seus sonhos. Divague, imagine, medite, contemple, deixe-se levar pela imaginação. Não tenha medo de ousar sonhar. E acredite na sua intuição. Ouça-a todas as vezes em que ela se manifestar ou quando surgir a oportunidade. E manifeste os seus melhores sentimentos. Expresse o seu amor.
     Tenham todos um excelente e amoroso domingo!
Imagem: TAROT OF THE RENAISSANCE, por Giorgio Trevisan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!