terça-feira, 10 de janeiro de 2017

"Kipperono": unboxing e comentário


Paris Debono é um cartomante e profícuo criador de decks de diversos sistemas oraculares. Da Austrália, onde vive, seu trabalho alcança todo o Mundo e sua familiaridade com múltiplas metodologias e estruturas da prática cartomântica permite a criação de variadíssimos e inspiradores decks de cartas.
Kipporono (Kipper + Debono) é sua contribuição para esse sistema originário nos anos 1850, na Baviera, e cuja criação é atribuída a uma tal Frau Kipper (Sra. Kipper).
Kipper é um oráculo que apesar de ser quase da mesma época do Petit Lenormand, ainda é pouco conhecido além das fronteiras da Alemanha e Áustria, mas que com a criação de um deck pelo conhecidíssimo Ciro Marchetti, começa seu processo de reconhecimento popular, inclusive em nosso país.
Sua estrutura é semelhante à do Lenormand (36 cartas) e uma considerável parte das suas lâminas também se assemelham, em significado, às das cartas criadas pela Mlle. Lenormand.
Apesar de todos os tipos de esquemas de tiragem usados no chamado "baralho cigano" também se aplicarem a ele, o Kipper é um sistema que respeita (e muito!) pequenos detalhes incluídos em suas imagens, tais como para onde as figuras olham ou apontam, a direção ocupada por elementos decorativos, etc.
O KIPPERONO é, como todos os demais decks rescém criados desse oráculo, uma re-interpretação do deck original, atribuído à Frau Kipper e cujas imagens são, estilisticamente falando, em gravuras no estilo Biedermeier.
Paris Debono recria, através de antigas cromos e montagens fotográficas bastante simplistas, uma coleção de 36 lâminas em tamanho "poker" que contém todos os elementos necessários para uma boa leitura do sistema original Kipper.
As cartas vêm acompanhadas de uma caixinha de papelão dobrável e uma folha com o significado básico das mesmas pode ser baixado do site do autor em forma de PDF.
Deck: Kipperono
Autor: Paris Debono
Site: http://www.thefortuneteller.com.au
Assista mais sobre o Baralho Kipper: https://youtu.be/ZBJfkdB2tW4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!