quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

"Victorian Gothic Lenormand": unboxing e comentário


Para os amantes dos contos de horror, para aqueles que apreciam uma certa morbidez nas artes (pintura, gravura, literatura, etc), este é o deck de cartas indicado.
O "Victorian Gothic Lenormand" faz jus ao seu nome: é um conjunto de cartas criadas a partir de um tema e dentro de um estilo. Nele, naturalmente, o gótico inglês prevalece e, até mesmo (em minha opinião) se sobrepõe aos significados típicos das figuras do Petit Lenormand.
O "clima", naturalmente, é soturno: cores frias, sombras pronunciadas, paisagem que traduz o desolamento das úmidas ermidas inglesas. A autora não poupou esforços para atingir seu objetivo e criou um deck plasticamente interessante.
Mas, e essa é minha crítica, talvez tenha ido longe demais em busca do "clima" gótico e esquecido que a imagem principal deve estar em acordo com o sistema, no caso o Lenormand.
Colocar, por exemplo, a imagem das Nuvens num terceiro plano, quase ignoradas dentro do conjunto total daquela lâmina, ou o Coração ser o elemento que, apesar da cor, menos importante parece ser na composição da figura da carta que leva o seu nome, ou usar uma figura ameaçadora do Cão, quando esse "personagem" representa tudo, menos ameaça, é uma ousadia da autora.
Evidentemente o artista, o ilustrador, tem seus motivos e interesses para criar, transformar, modificar, alterar, discordar, propor e ousar. Não discuto isso. O que eu suponho é que deva haver um público consumidor havido por decks onde a figura ou elemento principal não seja o mais importante, e que o fundamental seja a inspiração advinda dos aspectos pictóricos da carta. O conjunto, a composição, as cores, o tratamento gráfico, a ambientação é o que acaba por induzir o cartomante a permitir que seu inconsciente, sua intuição, se manifestem.
Enfim, não creio que seja o deck para quem esteja começando a estudar o sistema Lenormand, mas certamente pode ser utilizado por qualquer pessoa que não se deixe impressionar pela estética gótica das cartas o suficiente que acabe por comprometer a leitura correta da jogada.
Muito boa impressão e qualidade de papel, vem acondicionado numa caixa de plástico transparente e tem um casal (Homem e Mulher) extra. Não acompanha manual ou cartas instrucionais, nem as lâminas contém imagens das cartas de naipe associadas.
Deck: VICTORIAN GOTHIC LENORMAND
Autora: Arianna Siegel
Site: WhiteRabbitOracle no site www.etsy.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!