segunda-feira, 22 de agosto de 2011

FUTILIDADE



FUTILIDADE

Sinal de alerta! Hora de avaliar nosso comportamento frente à situações que exigem conhecimento, seriedade, compromisso e atitude. Não é hora de brincar, de querer se omitir, de fingir que não está vendo ou que nada está acontecendo.

A borboleta foi escolhida como símbolo dessa carta por alguns motivos: é bela, leva a vida de flor em flor, e é muito leve. Ou seja, nas atribuições dadas por este oráculo, ela representa pessoas que são vaidosas, inconseqüentes, um verdadeiro poço de cultura inútil; que são incapazes de uma reflexão séria, profunda, verdadeiramente analítica sobre qualquer tema, preferindo apenas um "olhar geral", ou seja, não ter opinião alguma. Pessoas fúteis passam uma imagem de frivolidade, de total descaso, descompromisso ou independência com o que é importante, preferindo sempre o que é trivialmente belo, fácil, descartável, banal. Encontramos às centenas, bastando, por exemplo, assistir aos imbecilizantes reality-shows, ler declarações concedidas às revistas de fofocas, ou observarmos a grande maioria dos comentários, próprios ou copiados, postados em sites como Facebook. Aliás, esses sites de relacionamentos virtuais, quando mal usados, minimizam até mesmo o valor daquilo que está embutido no conceito de amizade. A troca de "informações" em forma de "oferecimentos" ou "presentes" entre pessoas que nem se conhecem e que, provavelmente nunca seriam amigas se um dia tivesse a oportunidade de se encontrarem, é o auge da futilidade "virtual".

Quando essa carta aparece é um aviso de que estamos sendo superficiais em relação a algo importante, buscando caminhos fáceis para problemas complicados, minimizando nossa responsabilidade nas situações. É uma chamada para deixarmos de nos alienar frente a uma situação que demanda nosso empenho. Pede que nos doemos mais, nos do prometamos mais seriamente com causas e pessoas. Sugere que estamos desperdiçando tempo em atividades que nada acrescentam, e só nos ajudam a passar um tempo que deveria ser muito melhor aproveitado. Pede que tenhamos mais conteúdo, mais estofo; que não sejamos reconhecidos, e muito criticados, pela nossa vaidade, exibionismo ou nossa "cabecinha", cono a das borboletas. É menos best-seller e mais literatura. É menos grife e mais qualidade. É menos "Maria-vai-com-as-outras" e mais personalidade.
Portanto, menos "borboletear" por aí sem direção e mais arregaçar as mangas e fazer algo da vida!

Imagem: SIBILLA DELLA ZÍNGARA

Alex Tarólogo
www.elementosdotarot.com.br
http://simboloseimagens.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!