sexta-feira, 23 de abril de 2010

Carta do Dia: 9 DE PAUS

Título

Senhor da Grande Força

Elemento

Fogo

Arcanjo

Gabriel

Nome Divino 

Shaddai El Chai

Mundo Cabalístico

Atziluth (mundo da emanação)

Sephirah

Yesod (Alicerce)

Correspondência Astrológica

Lua em Sagitário

Planeta 

Lua (fertilidade)

Pedra

Quartzo

   Wands09 (2)   Conforme nos aproximamos do fim (ou começo?) das cartas numeradas do tarot, mais próximos estamos da realização daquilo que pretendemos. O 9 (nove) é o último dos números de um único dígito e representa um final de ciclo. O número que o segue, o 10 (dez) é um fim e um começo ao mesmo tempo pois pode ser decodificado como a unidade (1) e o potencial (0). Numericamente, se reduzirmos o 10 (1+0=1) obteremos, novamente, a unidade. Portanto o 9 simboliza o clímax, o ponto mais elevado de um ciclo. O número 9 liga-se à Marte, cujas características podem ser descritas como sucesso, batalha, intransigência.

     E é nesse momento que encontramos o nosso amigo empresário, de quem venho contando o percurso da expansão de sua rede de restaurantes além-fronteiras. Como homem experiente que é, e profissional altamente qualificado, ele sabe reconhecer todas as etapas do processo de desenvolvimento de um projeto e, neste caso, baseando-se em fatos concretos, visto o sucesso obtido pelas primeiras unidades de suas churrascarias no exterior, ele está cônscio de que tudo saiu conforme o esperado. As filiais norte-americanas estão em pleno funcionamento, obtendo os lucros previstos, implantando sua marca no mercado estrangeiro, agradando a clientela que cresce cada vez mais e obtendo as melhores críticas dos órgãos de divulgação especializados. Assim como a sua extensa rede de churrascarias brasileiras, essa conquista do mercado norte-americano revela-se altamente promissor e novas unidades já começam a serem criadas em outras cidades e estados, consolidando a rede em todo o país.

     As dúvidas iniciais, o questionamento sobre a viabilidade do projeto, a resistência à abertura de uma sociedade, os impasses quanto o seu interesse particular em, nesse momento de sua vida, já realizado, arriscar num projeto que ultrapassasse as fronteiras, tudo isso, que já vimos nos dias anteriores ao comentarmos as demais cartas do naipe de Paus, já é passado. Agora ele tem os olhos voltados para o futuro e, como a pessoa sábia que é, tem a exata noção de que a manutenção desse sucesso é tão trabalhoso, tão excitante e pode vir a ser tão recompensador quanto as etapas primeiras, que o originaram.

     Novos produtos devem ser criados para cativarem outras fatias de consumidores e atraí-los para os seus estabelecimentos. Adaptações e modificações são esperadas, para atualizar o produto que oferece ao padrão de qualidade e ao interesse da clientela. Novas campanhas publicitárias serão pensadas para fazer com que sua marca seja cada vez mais divulgada e venha a se tornar um símbolo de desejo, uma grife de moda, algo cuja menção signifique prazer, satisfação, exclusividade. Certamente discussões acontecerão entre os sócios visando sempre o ajuste entre diversos pontos de vista. Muita diplomacia ainda será usada. Tudo isso, nosso amigo empresário tem consciência, entretanto ele está perfeitamente preparado para esses embates. Ele não só está atento para a competição, que tende a aumentar, mas às tendências do mercado na área em que atua. Desde o valor do gado que fornece a carne, das possibilidades de doenças, das oscilações do mercado internacional, passando pelo controle dos produtos adquiridos de terceiros e de novos fornecedores que certamente surgirão oferecendo novas variedades, ao interesse sobre as oscilações econômicas e, portanto, a possibilidade de uma retração ou aumento da sua clientela, a tudo isso ele, experiente negociador e incansável trabalhador, está atento. Podemos, então, dizer que ele vive um momento de 9 de Paus.

     Quando o 9 de Paus aparece numa leitura de tarot, sempre dependendo de como está situado na jogada e por quais cartas se faz acompanhar, além, evidentemente, da questão que interessa ao Consultante, ele pode simbolizar estar suficientemente maduro para encarar os desafios, sabendo lidar com a pressão, a oposição, os obstáculos e demais desafios que possam surgir pelo caminho. É estar harmonizado, equilibrado, sentindo-se forte e, portanto, atento, disposto, energizado, seguro de si, pronto para, se necessário, defender suas opiniões e seu território. É não ter pressa, saber que a demora pode ser benéfica se ela evitar ações estapafúrdias, impensadas, impetuosas sem estarem suficientemente embasadas. É adiar para poder ganhar tempo para melhor avaliar a situação. É ter coragem para enfrentar os desafios que possam surgir. Pode, também, significar estar atento à saúde, fazendo exames que assegurem o perfeito funcionamento físico ou mental.

     Mal posicionada, essa carta nos remete à idéia de distração, de negligência. Pode também significar que o Consultante esteja sendo vítima, ou causador, de calúnia, maledicência, atitudes ou comentários irrefletidos e imprudentes. Pode, em determinadas circunstâncias, representar uma forma de sacrifício ou martírio que o Consulente está sofrendo. Delegar poderes a outros, sentir-se despreparado, doente, incapaz de levar a termo uma situação, sentir-se sobrecarregado ou ter um caráter fraco, por demais submisso, também fazem parte do repertório de características “sombra” do 9 de Paus.

     Nesta sexta-feira, dia consagrado a Vênus, planeta que representa também harmonia e gratificação, é interessante que meditemos o quanto de reserva de resistência temos acumulado para defendermos nossos projetos, nossos ideais, nossas posições frente às possíveis adversidades. Talvez seja interessante pensarmos se não seria interessante aguardarmos, tranquila, porém disciplinadamente, o momento propício para expormos nossas idéias ou mesmo avançarmos em nossos projetos. A Lua em Sagitário, que é a correspondência astrológica da nossa Carta do Dia, nos faz recordar que todo sucesso é acompanhado de alguma apreensão e da possibilidade de discórdia. Isso é até natural, se pensarmos que é uma questão de equilíbrio e um estímulo para que continuemos em busca de melhorarmos sempre, em todos os aspectos da nossa vida.

Tenham todos um ótimo e bastante estimulante dia!

Imagem: TAROT DE DALI

Um comentário:

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!