domingo, 31 de julho de 2011

ÂNCORA




ÂNCORA

O que é que lhe dá a sensação de segurança? Dinheiro no banco? Casa própria? Jóias e objetos de arte? Um bom emprego? Um casamento sólido? Uma família unida? Amigos poderosos? Um diploma na parede? Certeza de seus talentos e habilidades? O que quer que seja, é algo que lhe proporciona uma confortável sensação de que não está à deriva, nesta vida.

Ainda que tudo o que acreditamos como estável, certo, confiável, possa vir a falhar ou perecer, buscamos sempre maneiras de nos protegermos das possíveis intempéries da vida, criando vínculos e raízes que nos permitam ter com o que contar, para onde e a quem voltar, se algo nos frustar ou mesmo se tudo falhar. É como o fio de Ariadne, que sabemos estar lá à nossa disposição, como um recurso extra e, talvez, imprescindível para que saiamos da zona de sombras e encontremos novamente a luz. É o que nos permite arriscarmos, avançarmos um pouco mais, explorarmos algumas possibilidades, pois confiamos que, se lograrmos sorte ou não, sempre teremos alguém que nos socorrerá, uma reserva guardada para dias difíceis, uma habilidade bem desenvolvida com a qual poderemos recomeçar quando e onde quisermos.

Mas Âncoras também podem ser limitadoras, tal como as coleiras e correntes que permitem que, aqueles que vivem em cativeiro, avancem apenas até um certo ponto. Se, por um lado nos prendem a algo que reconhecemos como nosso, como estável, seguro, tradicional, radicado e confiável, por outro podem nos impedir de arriscar, progredir, castrando nossa criatividade diante de novas situações. Talvez o ideal seja que fossemos como os navios, que lançam e recolhem suas âncoras à medida de seus interesses em desvendar novos horizontes. Que pudéssemos sempre ancorar, à nossa vontade, em portos onde nos sentíssemos em casa. Mas que isso não impedisse que, a qualquer vento de renovadora inspiração, as recolhêssemos e nos aventurássemos, novamente, na imensidão do mar.

Alex Tarólogo
www.elementosdotarot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!