sábado, 30 de julho de 2011

PÁSSAROS



PÁSSAROS


Tomava um cafezinho na padaria aqui perto quando noto uma aglomeração se formando na calçada. Em menos de um minuto havia gente entrando e saindo da padaria, vozes mais ou menos exaltadas, funcionários completamente alheios dos seus clientes e quase subindo no balcão para ter uma melhor visão do que acontecia.

As pessoas iam rapidamente até lá fora para voltarem, em segundos, com uma expressão de espantosa excitação, gesticulando e contando o pouco que viram, algo do que ouviram e o muito do que deduziram. Em menos de 5 minutos a padaria assemelhava-se a uma central de jornalismo em dia de catástrofe internacional. Foi um homem que agrediu a mulher, foi uma senhora que passou mal e caiu, foi o morador do prédio em frente que brigou aos socos com um mendigo morador de rua, foi assalto, atropelamento, foi... Alguém gritava para o gerente da padaria ligar para os bombeiros. Dezenas de celulares informavam namoradas, patrões, colegas de trabalho, a mãe, as vizinhas do crime... acidente... atentado...sei lá! Todos no local conversavam, atropelando-se nos comentários feitos em altas vozes, numa eufórica melodia dissonante, com a intimidade conivente de um grupo que houvesse sobrevivido, juntos, a um letal ataque de extraterrestres.

Em 10 minutos a multidão já se dispersara e os bombeiros já começavam a ir embora depois de terem explicado, que a pouca fumaça saindo do bueiro nada mais era do que papéis queimando lá embaixo devido a um cigarro aceso displicentemente jogado. Estávamos livres do risco de explosões, de bandidos armados, de velhinhas feridas, de criança perdida, de marido traído querendo lavar a honra com sangue. Tal como entusiasmados Pássaros, meus companheiros de balcão bateram as asas, arrulhando saltitantes, piando seus comentários, suposições, opiniões e se espalharam pela cidade. Fiquei eu, só, com minha xícara de café, frio, por sinal, esperando pela minha vez, obviamente, de recontar o fato para vocês.

Alex Tarólogo
www.elementosdotarot.com.Br.

Um comentário:

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!