segunda-feira, 5 de abril de 2010

Carta do Dia: A ESTRELA

“Eu sei que é terrível tentar manter a fé quando as pessoas estão fazendo coisas tão horríveis… Mas, quer saber no que eu às vezes penso? Eu penso que o mundo está atravessando uma fase, da mesma maneira que eu atravessei uma fase difícil com minha mãe. Vai passar. Talvez não leve centenas de anos, mas algum dia irá terminar. E eu ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas são boas, no fundo dos seus corações.”

Anne Frank _ (Frankfurt am Main, 12 de Junho de 1929 — Campo de Concentração Bergen-Belsen, início de Março de 1945)

     Estrela Antes da 2ª Guerra Mundial parte da Europa tolerava o racismo e o anti-semitismo como algo normal e até natural. Quando os nazistas levaram a extremos inimagináveis essa maneira enganosa, tendenciosa e preconceituosa de pensar e agir, o resto do mundo percebeu que não poderia sob qualquer circunstância aceitar ou continuar sendo complacente com o ódio. Esse tipo de revisão e reforma de filosofia, direcionamento e intenção é a base do significado do Arcano XVII, a Estrela.

     A Estrela é a 17ª carta dos Arcanos Maiores e pode ter sua numeração (17) reduzida (1+7) a 8, que é o número da carta da Justiça, dentro do padrão Marseille do tarot. É a combinação da racionalidade, imparcialidade e do equilíbrio (Justiça) com a intuição, harmonia e fé que a Estrela propõe. Também podemos ver nessa carta a necessidade de perseverarmos, de mantermos a confiança em nós mesmos e sermos otimistas (o Carro, arcano 7) e aproveitarmos as oportunidades e sabermos nos adaptar às circunstâncias ( a Roda da Fortuna). Mal canalizada, a energia da Estrela pode ser notada naquelas pessoas que vivem apenas de uma vaga esperança, em nada contribuindo para que as coisas aconteçam, talvez, até mesmo, por duvidarem da sua própria fé.

     Depois da destruição da Torre, a Estrela irradia regeneração. Se a Torre nos mostrou um retrato da nossa humana arrogância, que acaba degenerando em algo desastroso, a Estrela nos fala da humildade que devemos ter em nos considerarmos partes da Natureza. Nem melhores ou piores que os demais seres e elementos que a compõe mas iguais em importância.

     O seu signo astrológico é Aquário, o aéreo pacífico, amoroso e inspirado aguadeiro dos deuses e, portanto, a água tem um papel importante na simbologia desse Arcano. Não são apenas os cristãos, com o seu batismo nas águas que os lava do pecado original. Antes das 5 orações diárias, os seguidores do islamismo se lavam, num ato de purificação para “falar” com Deus. Os hindus consideram as águas do rio Ganges sagradas e nelas se banham, pois antes de chegarem à Terra elas escorrem entre os pés de Vishnu. Também os judeus têm banhos rituais e para muitas religiões esse é o primeiro passo para unir-se com Deus.

     Além da idéia de união com a Natureza, com o Divino, a nudez e simplicidade dessa carta nos remete às origens da vida (Binah). A Estrela nos dá coragem para termos a esperança de que o nosso mundo também irá renovar-se, purificando-se nas águas, pois ainda que soframos desastres (a Torre) de percurso, a vida continua. A Estrela é o 28º Caminho da Árvore da Vida cabalista e une Yesod ( o Alicerce) a Netsach (a Vitória). É a força do  trabalho emocional que desenvolvemos quando desejamos transformar uma idéia em realidade. É uma fusão de dois fluxos de consciência para criar um outro, maior, que podemos denominar intuição. Podemos então dizer que a Estrela não é necessariamente apenas a sequência da Torre, mas uma alternativa a ela. Nós podemos mudar nossos destinos e para tanto basta-nos ter a necessária humildade de nos submetermos, de nos curvarmos, de trazermos o nosso ego a um ponto de equilíbrio, lavando-0 das máculas do orgulho, da vaidade, do egocentrismo.

     Numa leitura de tarot, dependendo da questão proposta pelo consulente, das demais cartas que a acompanham e da sua posição no esquema de jogo, a Estrela quase indefectivelmente simboliza otimismo, esperança e abertura a novas oportunidades. É uma carta de fala de renovação, quando o consulente pode recomeçar uma situação já existente ou então começar do zero, em algo novo e diferente. Essa é uma carta que sugere que se livre da sobrecarga de detalhes, incidentes, fatos, compromissos, incidentes e que se busque o verdadeiro âmago da questão. É uma volta a um estado básico, muito mais simplificado e que requer uma limpeza. Portanto, se a pessoa estiver se sentindo ferida ou prejudicada, é hora de lavar-se de toda a dor, eliminando o sofrimento passado. Pode parecer difícil, mas renovar é algo que necessitamos nos permitir experimentar. Significa ser humilde, não querendo sobrepujar os outros com atitudes de arrogância e orgulho. Humildade também não é reduzir-se a nada, esquivar-se de seus compromissos consigo próprio e com a vida. É reconhecer-se como parte integrante de algo maior, e não “ser o maior”. Essa é a base do aspecto otimista deste Arcano, pois quando confiamos num futuro que não dependa exclusivamente de nossos próprios esforços, estamos reconhecendo a interferência ativa de algo maior e isso é o que chamamos de fé.

     Numa posição mal dignificada na jogada, a Estrela pode significar que tememos o futuro, tememos sermos nós mesmos e tememos o que os outros possam pensar de nós. Temos dificuldade de expressar nossos sentimentos e, em especial, o amor. Pode ser indicativo de que estamos nos sentindo isolados e que estamos sofrendo de tensão e de ansiedade. Pode significar que a pessoa, envolvida numa miríade de detalhes, tenha perdido o rumo da própria vida. Isso é muito comum quando o assunto é trabalho e também pode acontecer quando vivemos um relacionamento em que estamos muito mais interessados na sua história e nos ressentimentos e rancores que experimentamos. Quando o consulente se sente reprimido ou à margem da vida, talvez seja necessário expor-se as feridas que provocam essa dor e limpá-las, permitindo a sua cura.

     Em qualquer que seja o posicionamento da carta na jogada, ela significa, em última instância, esperança. Após um período de sombras, chegou a hora de despertar novamente para a luz. Novas possibilidades aparecem no horizonte após o vendaval cósmico que provocou alterações em nosso espírito, alertando-o para uma mudança, às vezes, radical. Forças externas podem ter provocado essa mudança, mas se ficarmos atentos à nossa intuição, à nossa voz interior, iremos perceber melhor a nossa necessidade de nos transformarmos. Respeitando esses nossos ciclos estaremos nos reciclando, nos preparando para novas metas que serão vividas com o reconhecimento humilde de quanto ainda temos a realizar e aprender.

     A Estrela, como os demais corpos celestes, é uma bússola da qual podemos nos valer em busca de orientação em nosso caminhar. Ela nos ajuda a compreender que rumo seguir, que direção devemos tomar, servindo como um farol que nos permite navegar com segurança e êxito pela vida. É quando temos autoconfiança e fé em nós mesmos, quando nossas emoções e nosso espírito estão harmonizados, que ouvimos a voz do nosso guia interior.

     Hoje a Lua Cheia está em Capricórnio o que nos permite uma energia que reforça a nossa autoconfiança e reequilibra as nossas emoções. Estaremos mais seletivos, procurando a qualidade em lugar da quantidade. A Estrela, tendo Saturno em Libra, é sinal de equilíbrio rigoroso e planejamento a longo prazo. Nada melhor para começar a semana, não é mesmo? Esperança, segurança pessoal, excessos evitados, equilíbrio e renovação de idéias e metas.

     Tenham todos uma esperançosa e bastante recompensadora semana à frente!

“Nós nos agarramos a alguns sonhos, quando tudo _ ideais, esperanças_ tudo está sendo destruído.”

Anne Frank _ (Frankfurt am Main, 12 de Junho de 1929 — Campo de Concentração Bergen-Belsen, início de Março de 1945)

Imagem: TAROT NAMUR, por Prof. Namur Gopalla e Marta Leyrós (Academia de Cultura Arcanum)

2 comentários:

  1. Caro Alex,

    publiquei hoje um sumário deste artigo no tarosfera.com. Confira!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Poucas vezes vi uma explicação tão clara e precisa sobre a estrela. Me ajudou muito! Obrigado!

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!