quarta-feira, 28 de abril de 2010

Carta do Dia: PAJEM DE COPAS

Título

Princesa da Água e Lótus do Palácio das Inundações

Elemento

Terra (Malkuth) na Água (Copas)

Tetragramaton

He (final)

Arcanjo

Sandalphon

Nome Divino 

Adonai Ha Aretz

Mundo Cabalístico

Briah (mundo da Criação)

Sephirah

Malkuth (Reino)

Virtude

Discernimento

Vício

Inércia

Obrigações em cada Sephirah

Disciplina

Divindade na Árvore

Terra, Grão

Atividade Social

Artes e Ciências

Arquétipo Social

Mensageiro, Enviado

Correspondência Astrológica

Libra, Escorpião, Sagitário

Planeta 

Terra

Signo

Câncer, Escorpião, Peixes

Pedra

Cristal de Rocha

Cups11       Por que será que as pessoas bem jovens têm uma imaginação tão ativa e vívida e emoções tão à flor da pele? Talvez seja porque elas não tenham sido ensinadas a suprimir os seus inatos poderes emocionais e intuitivos. Assim também o é o Pajem de Copas (também chamado de Princesa de Copas ou Valete de Copas), cuja imaginação é totalmente livre, permitindo-lhe sonhar, imaginar e criar a vida da forma que ele decidir fazê-lo. Apesar da sua cabeça passear pelas nuvens, os seus pés raramente se afastam do solo.

     Ele é aquele jovem (jovem de espírito, vejam bem) que é verdadeiramente romântico, gentil, compassivo, altamente criativo e com uma imaginação que desconhece limites. Esse jovem, às vezes, se sente deslocado ou em conflito pois ele preza muito a tranquilidade e a paz, coisas difíceis de se encontrar no mundo atual. Esse Pajem de Copas aparenta, na maior parte do tempo, ser sonhador e totalmente “desligado” mas engana-se que o julgar apenas por isso, pois por baixo dessa aparência calma, existe uma pessoa valente, estudiosa e determinada que poderia, em determinadas situações, equiparar-se ao Cavaleiro de Copas. Mesmo que algumas de suas idéias pareçam delirantes ou elusivas, impossíveis de se concretizarem, a sua base é bastante sólida e apoiada no real.  E ainda que ele possa ser temperamental e por vezes difícil por estar estreitamente vinculado ao seu emocional e espiritual, ele está sempre pronto para ajudar, para servir.

     Quanto mais a humanidade se afasta de seu lado sonhador, da sua capacidade de imaginar, num mundo altamente tecnológico e prático, onde tudo lhe é oferecido de forma resolvida, pronta, o Pajem de Copas é um sinal de alerta de que não podemos deixar que a nossa intuição, a nossa imaginação, nossa criatividade fiquem encobertas, estagnadas. Ele é o aviso de que devemos acreditar em todos os nossos sonhos e confiarmos em nossa voz interior. Quando deixamos de sonhar, não há a menor possibilidade que os nossos sonhos venham a acontecer, simplesmente porque eles deixaram de existir. Tudo é possível, quando nós o permitimos. Esse é o recado que esse Mensageiro vem nos entregar quando aparece numa leitura de tarot.

     Dependendo sempre das demais cartas que o acompanham e de sua posição no esquema de jogo, além do tema proposto pelo Consultante, o Pajem de Copas pode indicar gravidez e nascimento de uma criança. Pode simbolizar o começo de uma nova amizade ou de um relacionamento afetivo e até mesmo um reavivar de um relacionamento que já exista. Ele significa a chegada de notícias sobre noivados, casamentos, nascimentos e mesmo a entrega de uma carta, bilhete, e-mail, SMS, recado ou e-mail de conteúdo bastante apaixonado e emocional. Quando simboliza pessoas, inclusive o próprio Consultante, ele fala de uma personalidade bastante poética, calma, pensativa, gentil, bondosa e artisticamente talentosa. Pode retratar alguém com uma riqueza de conhecimentos disposta a distribuir os seus conselhos, ou alguém dotado de muita perspicácia. E também pode simbolizar alguém que estuda, que gosta de aprender,  ou está iniciando um novo curso.

     O seu lado “sombra” se revela, quando esta carta sai numa posição mal dignificada, alguém que tenta mostrar o que não é, que não tem o conhecimento e a experiência ou a sabedoria que procura passar com a sua estudada imagem. Alguém que é egoísta a ponto de não querer dividir o seu conhecimento. Aquela pessoa que tem um conhecimento estético de bom nível mas que não faz dela capaz de ser um verdadeiro artista. Alguém que é bastante preguiçoso e dado a mentiras e fofocas. Algo decepcionante (uma situação, um fato) que deverá ser descoberto. Um namorador inveterado, emocionalmente vulnerável e demasiadamente sensível e sentimental. Submisso e dependente do afeto alheio. Gente que é obcecada em ser “moderna”, acompanhar a moda, as tendências apenas para ser reconhecida como alguém informado. Pessoas que, indelicadamente, recusam convites ou faltam, sem comunicar, a compromissos. Tola e exageradamente preocupado com sua aparência. Pessoas invejosas, ciumentas, negligentes, que seduzem por interesse, facilmente influenciáveis.

     O surgimento do Pajem de Copas numa leitura sempre sugere que verifiquemos se estamos abertos ao amor. Se estamos preparados para sermos românticos, poéticos e divertidos. Nos lembra que devemos aceitar os convites que recebemos. Também, que devemos prestar atenção aos nossos sonhos e intuições e nos envolvermos com um projeto artístico, ainda que não acreditemos sermos talentosos o suficiente.

     Hoje, quarta-feira, 28 de abril, comemora-se o Dia da Educação e seria bastante apropriado que pudéssemos meditar sobre o quão amorosamente nos dedicamos a ampliarmos os nossos conhecimentos, desenvolvermos os nossos talentos, expressarmos nossas idéias, darmos forma aos nossos sonhos e fantasias. É tempo de nos questionarmos o quanto encantamos os outros com o nosso conhecimento, com a nossa generosidade, com a nossa ternura e o quanto somos afetuosos com os que nos cercam.

     Que todos possam hoje receberem notícias que lhes tragam felicidade e inspiração!

Imagem: TAROT OF THE RENAISSANCE, por Giorgio Trevisan

2 comentários:

  1. Achei muito interessante o comentário do deste Pajem poder se igualar ao Cavaleiro de Copas. Estava tentando fazer a correlação entre dois tipos psicológicos ENFJ (O professor), e ENFP (O Campeão) e não estava conseguindo definir quem é o cavaleiro e quem é o pajem.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!