segunda-feira, 26 de abril de 2010

Carta do Dia: RAINHA DE COPAS

Título

Senhora dos Tronos das Águas

Elemento

Água (Binah)na Água (Copas)

Tetragramaton

Heh

Arcanjo

Tzafkiel (Príncipe da Luta do Espírito contra o Mal)

Nome Divino 

Yahveh Elohim

Mundo Cabalístico

Briah (mundo da Criação )

Sephirah

Binah (Compreensão)

Virtude

Silêncio

Vício

Avareza

Obrigações em cada Sephirah

nenhuma

Divindade na Árvore

Mãe, Submundo

Atividade Social

Religião

Arquétipo Social

Mãe, Esposa

Correspondência Astrológica

Sol em Gêmeos, Vênus em Câncer e Mercúrio em Câncer

Planeta 

Saturno

Signos

Câncer, Escorpião, Peixes

Pedra

Safira

   Cups13   O naipe de Copas está relacionado com o mundo dos sentimentos e das experiências, nos seus mais amplos sentidos. Assim sendo, Copas tem a ver com as demonstrações das emoções, dando-lhes forma e uma escala de intensidade. Simboliza a suscetibilidade, a fantasia, os sonhos e tudo o que é irracional, de forma geral. Em seus aspectos positivos, as cartas do naipe de Copas (Elemento Água) nos trazem uma sensação de paz e de satisfação. Entretanto, quando mal dignificadas, elas nos remetem a expectativas irreais e fantasiosas, caprichos, etc.

     A Rainha de Copas simboliza pessoas cujo caráter está atrelado à fidelidade, dedicação, amorosidade, estreitos laços familiares, amor incondicional além de uma grande imaginação. Ela representa o arquétipo da esposa perfeita e da mãe dedicada. Ela se interessa, de maneira maternal, por todos os que atravessam o seu caminho, aos quais acolhe e cobre de cuidados. Apesar de ser, aparentemente, uma sonhadora (Copas), é uma pessoa consciente de seus deveres e obrigações (Rainha) e conhece bem os ciclos e as alternâncias que a vida nos proporciona. Ela consegue ser tão interessada, preocupada com as demais pessoas que pode incorrer no fato de ser considerada uma intrometida, aquele tipo de pessoa que, ainda que com as melhores intenções, ultrapassa os limites da sua benéfica e, muitas vezes, não solicitada atuação. Esse talvez seja o grande problema que as Rainhas de Copas precisam aprender a evitar: não sufocar a quem ajuda com um excesso de assistência. Ela precisa aprender a essência daquele ditado que diz que mais importante do que dar o peixe, é ensinar a pescar.

     Essa Rainha vivencia um relacionamento maduro com as profundezas da sua alma, seus sentimentos, sua intuição, seu lado irracional, sem expressar isso de forma imprevisível ou caprichosa. Ela sabe o que quer porque ela compreende essas forças inconscientes, portanto reage com grande emoção, harmonizando-se com o mundo exterior. O lado calmo de Copas, e o fato que as Rainhas pertencem ao pólo yin (negativo), favorece a Rainha de Copas com uma personalidade introvertida, calma, quase abstraída, o que pode, muitas vezes, dar a impressão de ser bastante passiva. Mas isso lhe é importante na preservação de seu próprio espaço e desenvolvimento de suas energias.  Pelo fato dela estar sempre em contato com os seus sentimentos, ela, como Rainha que é, percebe o que os seus “súditos” necessitam e, assim sendo, torna-se uma força unificadora, estimuladora e, até mesmo, espiritual.

     Numa leitura de tarot, dependendo da questão proposta pelo Consultante e da localização dessa carta no esquema do jogo, bem como das demais cartas que a acompanham, a Rainha de Copas pode simbolizar o fato de que é chegado um tempo do Consultante (ou da pessoa a quem essa carta representa no jogo) interessar-se mais pelos demais e pela humanidade em geral, auxiliando-os a sentirem-se seguros emocionalmente. Simboliza, também, devido à sua conexão com a carta da Sacerdotisa (Arcano Maior II), que a sua intuição está bastante ativa e inspirada. Que o Consultante (ou quem a carta represente) parece aos demais um pouco misterioso porém accessível. Como as Rainhas de cada naipe são aspectos formativos da Imperatriz (Arcano Maior III), o amor e a sensualidade são assuntos a serem considerados na leitura. Ela simboliza sua melhor amiga, uma mãe maravilhosa, uma grande e talentosa amante, plena de fantasias sexuais. Ela também pode se referir a alguém com qualidades psíquicas bastante desenvolvidas porém manifestadas muito discretamente. Essa carta fala de pessoas que são solidárias, prestimosas, corretas, sábias, artisticamente talentosas e boas.

     Seu aspecto “sombra” pode ser percebido através de atos de maldade, de falsidade de instabilidade, de sedução, de imoralidade, infidelidade, intrometimento, egocentrismo,  agressividade, perversidade. É maníaca, mentirosa, a “outra”,  altamente dissimulada, a mãe dominadora, a tirana. São pessoas que alternam seus humores entre a calma, a quietude e a histeria. Alguém em quem não se deve e nem se pode confiar.

     Nesta segunda-feira, com a Lua em sua fase crescente transitando por Libra, a beleza, a estética, a diplomacia, a sociabilidade, a reconciliação são assuntos bastante propícios e, sem dúvidas, ligados também à nossa Carta do Dia. É um bom momento para nos apaixonarmos, experimentarmos nossos melhores  sentimentos, seguirmos o caminho dos nossos corações. Confiar na intuição e deixar que ela nos guie, é algo a ser considerado com bastante carinho, como tudo o que pertence ao naipe de Copas. Aproveite o dia para dar atenção a alguém, ouvindo essa pessoa, ajudando-a a encontrar dentro de si as suas respostas, mostrando um interesse verdadeiro por aquilo que lhe é importante. Leve uma palavra de carinho, um gesto afetuoso a alguém, sem esperar nada em troca. Emocione-se com um bom filme, livro ou música. Expressar os sentimentos, deixando-os virem à tona e aceitando-os faz bem ao físico e à alma. Aliás, não custa nada lembrar, uma vez mais, que Copas diz respeito às emoções e se refere à oscilação dos fluídos e que, portanto, o coração, esse músculo que bombeia e distribui nosso “fluído vital”, nosso sangue, merece e deve ser muito bem cuidado para que possamos nos emocionar com segurança. Digo isso porque hoje é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Aproveite para consultar como vai esse seu coração e mantenha-o sempre muito saudável para que você possa amar muito! Nesse momento estou fazendo o meu papel de Rainha de Copas, a enfermeira dedicada, a mãe cuidadosa, a amiga preocupada. Mas… quem não o é, pelo menos um pouquinho? Além disso, dêem uma olhada cuidadosa na imagem da carta que ilustra esta postagem e me digam se o detalhe da manga da Rainha não parece um aparelho de medição de pressão… e o que é que há dentro daquela taça que ela ergue? Por via das dúvidas…

     Um ótimo e amoroso início de semana para todos!

Imagem: TAROT OF THE RENAISSANCE, por Giorgio Trevisan

3 comentários:

  1. Nada há de tão belo como a festa do 3 de Copas, quero confraternizar e festejar com vc a minha entrada no blogspot, graças a vc.

    ResponderExcluir
  2. Querida mestra e amiga, Rosa "Cristal":
    Estou, desde já, comemorando efusivamente o "nascimento" do CRISTALINO (sourosacristal.blogspot.com) que irá revelar ao mundo muito do MUITO que você sabe.
    Como seu devotado e eterno aluno, só posso afirmar que um Blog seu fazia falta na grande rede dos computadores. Felizmente neste 1º de Março, você entrou em TRABALHO de parto de nos presenteou com este que veio para ser gigante.
    Grande beijo e muito sucesso!

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!