terça-feira, 23 de março de 2010

Carta do Dia: O IMPERADOR

imperador      Estamos no início do signo de Áries, o carneiro, que é marcado pelo início, em todo o Hemisfério Sul, do Outono. Entretanto, o equinócio da Primavera no Hemisfério Norte é marcado com a entrada do Sol em Áries (dia 20) quando celebrava-se, de acordo com o calendário Juliano, o início do ano, sendo Março (Martius)  o primeiro mês. A impetuosidade da sua ação primaveril, trazendo o calor que substituía os inconvenientes do inverno, além dos dias tornarem-se mais longos e luminosos, muito bem simbolizavam o início de um novo e promissor ciclo no calendário dos povos das regiões ao norte do equador.

     Áries é o cordeiro, impetuoso, arriscado, destemido, de um fogo latente. É o enxofre dos alquimistas. É o cordeiro sacrifical, impulsionado pela sua própria coragem, doação e irreflexão. Não por nada que é associado às lendas dos Salvadores, nascidos nesse período do ano, humanas personificações do Fogo Vital e que são vitimadas pela própria generosidade.

     O planeta Marte, que é associado à vontade, à ação, à agressividade, à virilidade, à autopreservação é o regente de Áries. É um planeta que personifica o desejo de conquista e o instinto de sobrevivência, a coragem para enfrentar todos os obstáculos, estando relacionado à virilidade, à masculinidade e à potência. Marte é associado ao ferro, um metal pesado e magnético, que enferruja com a umidade do ar. É encontrado nas rochas chamadas ígneas, por terem sido forjadas pelo fogo.  Marte é o chamado Planeta Vermelho, por sua superfície recoberta de óxido de ferro e numa associação com as características sanguinolentamente combativas do deus de quem carrega o nome.

     Marte, que na Grécia era chamado de Ares, é um dos mais importantes deuses cultuado pelos romanos. Era o deus da Primavera, pois associavam-no ao impetuoso despertar da Natureza após os rigores do inverno e também da Fertilidade e protetor do rebanhos. Era venerado, também, como um deus da Terra, por representar bem o seu ciclo de vida e morte, de hibernação e despertar, de produzir e morrer para novamente renascer. Filho de Júpiter e Juno, era. diferente de sua irmã Minerva, um deus de guerras sanguentas. Minerva, nascida da cabeça de Júpiter, defendia a guerra cujas ações deveriam ser planejadas e os objetivos justos. Viviam brigando até que, finalmente, nas cercanias de Tróia, travaram um combate que foi vencido pela inteligência e ações ponderadas de Minerva. A derrota sofrida por Marte exemplifica que não poderá haver sucesso numa batalha baseada somente na ação, onde a razão inexiste.

     Marte e Vênus viveram um relação amorosa de grande intensidade e de altos e baixos. Tiveram quatro filhos: Harmonia, Eros, que acompanhavam a mãe, e Deimos e Fobos, que acompanhavam o pai em seus combates, adiantando-se a ele e espalhando o terror (Deimos) e o medo (Fobos) entre os contendedores.  Deimos e Fobos são os nomes dos 2 satélites na órbita do planeta Marte.

     Entre alguns eventos que aconteceram, em épocas diversas da história, no dia da entrada do Sol em Áries, estão:

    • 1525: O Parlamento francês inicia uma perseguição aos Protestantes;
    • 1627: França e Espanha assinam acordo para combater o Protestantismo;
    • 1760: O Grande Incêncio, em Boston (USA), destrói 349 edifícios;
    • 1800: O exército francês derrota os turcos em Heliópolis e avança para a conquista do Cairo, no Egito.
    • 1818: Napoleão Bonaparte chega a Paris, iniciando seu governo de “Cem Dias”;
    • 1916: Ataque dos Aliados a Zeebrugge, na Bélgica;
    • 1933: Término da construção do 1º campo de concentração em Daschau, Alemanha;
    • 1941: Pacto nazista assinado entre Alemanha e Iugoslávia;
    • 1942: Grande invasão alemã na Ilha de Malta;
    • 1944: Explosão do Monte Vesúvio (Itália);
    • 1995: Gás venenoso é liberado por grupo terroristas no Metro de Tóquio matando 12 e deixando 4.700 pessoas intoxicadas e feridas;
    • 1999: O exército iugoslavo, aproveitando a ausência de monitores das Nações Unidas em Kosovo, lança uma ofensiva furiosa contra rebeldes étnicos albaneses desarmados;
    • 2003: A coalisão de Americanos e Ingleses invadem o Iraque, com o apoio das Nações Unidas e contrariando a opinião pública mundial;

     Como a história nos demonstra, a influência marciana pode ser devastadora, descontrolada, agressiva e cruel.

     O Arcano Maior, de número IV, o Imperador, astrologicamente refere-se ao signo de Áries. Representa solidez, estratégia, força, autoridade, administração, governo, chefia, o pai de família, o poder mundano e temporal. Como esposo da Imperatriz, reestabelece-se a ligação Vênus/Marte, os amantes complementares mitológicos.   

      O número 4 era chamado pelos pitagóricos como “O Maior Milagre”, e quase todas as culturas antigas tinham um nome para designar a Divindade composto de 4 letras. O Tetragrama, que é o nome pelo qual podemos nos referir ao Criador, é composto das letras IHVH. A terra, também de acordo com o “Genesis” judaico, foi formada no 4º dia. Quatro são os elementos (fogo, água, ar e terra), quatro as estações do ano (primavera, verão, outono, inverno); quatro são os evangelistas e os evangelhos (Marcos, Mateus, Lucas e João); segundo a Cabala, quatro são os Mundos da Emanação (Atziluth, Briah, Assiah e Yetzirah); a casa de Jó, o profeta bíblico, tinha 4 portas (norte, sul, leste e oeste) por onde poderiam entrar todos que buscassem abrigo, de onde quer que viessem; quatro são os naipes das cartas de jogar e do tarot (paus, copas, espadas e moedas) além de serem quatro as figuras de Corte (Rei, Rainha, Cavaleiro e Pajem). Quatro é o número de lados do quadrado, a figura sólida que dá origem ao cubo, manifestação de solidez, estabilidade.

     Numerologicamente o 4 representa capacidade de estruturação, integração dentro de uma ordem social, organização e respeito, confiabilidade, competência e segurança. E é  isso, também,  que o Imperador representa, basicamente, numa tiragem de tarot. Dependendo das cartas que o cercam e da sua posição no esquema de jogada escolhido, além, evidentemente, da questão proposta pelo consulente, o Imperador pode simbolizar lei e ordem, organização, estrutura, governo, controle, regras e leis, figura autoritária, construção, formação, respeito, dominação, paternalismo, comando, confiança, autoridade. Pode estar representando, também, potência sexual, ser comandado pelo desejo, alguém atraente fisicamente, criativo e dominante, com uma impressionante energia animal. Pode ser a indicação de um momento de seguir-se ou ater-se à normas e regras, ou de executar conforme planos e estratégias. Pode também referir-se a um tempo para se estabelecer e solidificar o próprio futuro e de compartilhar o conhecimento e seus benefícios com os demais. Significa, em algumas situações, que o consulente está em busca de conselho, de orientação, mas esta frequentemente poderá  ser encontrada dentro dele mesmo. A carta do Imperador também pode estar aconselhando a acalmar-se e organizar-se, planejando com antecedência e evitar a impulsividade extremada. Como, astrologicamente, o Imperador representa uma figura forte com idade entre 45 e 60 anos, aproximadamente, talvez seja recomendável buscar ajuda, conselho ou orientação com um profissional ou um amigo confiável dentro dessa faixa etária.

    Em termos de saúde o Imperador não tem do que se queixar, pois representa força e vitalidade. Os problemas que podem se apresentar são os relativos às articulações (artrose, artrites, bursites, etc). Febres (o elemento Fogo atuante, além de toda a energia ígnea de Marte) podem ser constantes. A possibilidade de uma intervenção cirúrgica (bisturi x espada do guerreiro) também não deve ser descartada.

     Em relação ao amor, o Imperador é aquele “amante à moda antiga”, tratando a sua Imperatriz com todos os cuidados e satisfazendo-a plenamente.  Sinaliza para um relacionamento forte, estável e duradouro. Existe um compromisso real da parte dele na manutenção da união e está disposto a enfrentar os desafios que possam se apresentar para justificar e defender o seu relacionamento. É, normalmente, um relacionamento baseado em honestidade e confiança.

     O aspecto “sombra” do Imperador surge quando esse Arcano aparece mal dignificado numa leitura de tarot. Nessas ocasiões ele pode representar uma pessoa déspota, um ditador, alguém rude, injusto, dominador, arbitrário. Pode também estar nos alertando para o mau uso do poder, indecisões, inabilidades, fraqueza de caráter, incapacidade de controlar suas emoções mais violentas. Outro aspecto a ser considerado nestas circunstâncias é o fato de que talvez estejamos olhando para a vida com óculos de lentes cor-de-rosa, sendo otimistas demais, não querendo ver ou assumir a realidade e o nosso compromisso e obrigações com a mesma. Também pode ser indicativo de um problema em relação à figura paterna, ou mesmo com a dificuldade de um homem em viver a paternidade.

   04-Major-Emperor   Na Árvore da Vida cabalística, o Imperador situa-se no 15º caminho, o da Inteligência Constituinte. É o que liga o Logos solar de Tiphareth, sua clareza, sua iluminação, a viabilização das distintas formas imaginadas, com a energia masculina, dinâmica e elétrica de Chokmah. Antes do reino do Imperador poder ser estabelecido ele necessita ser imaginado. Essa é a função da Imperatriz, o grande ventre onde as sementes das idéias são nutridas e gestadas. O 15º caminho fornece a visão, dá uma perspectiva, traz a luz da Sabedoria para esclarecer como essa idéia deve ser formalizada. O desafio que nos é proposto por esse caminho é o de criar ordem na própria vida através da análise meticulosa de dados e organização dos mesmos, de planos, fórmulas, formas e estratégias. Ter fé no Eu Superiro, no Divino, no Absoluto para poder sedimentar as próprias bases e estruturas.

     Terças-feiras são dias sob a regência de Marte, portanto devemos redobrar os cuidados em não entrarmos em conflitos, não nos envolvermos e situações onde a lógica, a justiça e a razão não prevaleçam. Devemos, sim, estarmos a postos para defender, de maneira equilibrada, sensata, diplomática, porém firme, as nossas posições. A Lua, crescente e expansiva, está em Câncer, o que representa um aumento da nossa tolerância e também da nossa sensibilidade, o que pode significar que devemos ter muito cuidado em não magoar e nem nos deixarmos ferir. Para quem deseja aumentar a família, este é um excelente momento. Inclusive a vida familiar, com as suas tarefas e os seus prazeres são muito beneficiadas nesse período. Mas, continue lembrando que mágoas e ressentimentos que possam ocorrer, dificilmente serão esquecidos. Portanto o controle dos ímpetos é uma regra de ouro para o dia de hoje e, por que não?, sempre.

     Como mensagem final, é sempre bom recordar que o Imperador simboliza, também, o nosso próprio poder e inteligência que transformam as percepções da Imperatriz em lei. Use desse poder com sabedoria e lidere com confiança.

      Tenham todos um ótimo dia!

Imagem: TAROT NAMUR, por Prof. Namur Gopalla e Marta Leyrós (Academia de Cultura Arcanum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!