domingo, 7 de março de 2010

Carta do Dia: RAINHA DE OUROS

gaian tarot - queen of pentacles      Não, a ilustração de hoje não está errada!
     É isso mesmo: uma figura masculina ilustrando uma carta referente à Rainha de Ouros. Além de desmistificar a maneira de se olhar e compreender as figuras da Corte do tarot, o Gaian Tarot, com sua conotação iconográfica totalmente voltada à Deusa-Mãe, à Terra (Gaia, um organismo vivo), às mulheres, usa essa figura de um experiente, seguro de si, calmo e respeitável trabalhador (aqui denominado Guardião da Terra), cuidando de seu milharal (símbolo da vida, o ouro da terra), para falar das mesmas características que encontramos em qualquer livro, blog, site sobre o que representa e significa a carta da Rainha de Ouros.
      Amanhã, segunda-feira, dia 8 de Março, é o Dia Internacional da Mulher e teria sido muito conveniente que essa carta tivesse coincidido com essa data. Mas, prática e determinada como ela é, decidiu que hoje, em pleno domingo, um dia regido pelo Sol, o astro que garante a vida na Terra, é que deveria ser comentada e, como obediente e agradecido filho, aqui estou a fazê-lo.
     Ainda que as figuras do tarot não devam ser, necessariamente, interpretadas como gêneros sexuais (homem, mulher) mas características desses gêneros (e a minha escolha para ilustrar a postagem de hoje assim o prova), foi uma determinada figura feminina quem primeiro me veio à mente, nesta manhã, quando pensei em escrever sobre essa carta.
     _zilda-arns Dra. Zilda Arns Neumann é uma figura pública no nosso cenário e no internacional, pelos méritos de seu trabalho junto à Pastoral da Criança. Falecida recentemente no terremoto que abalou o Haiti, ela era médica pediatra e sanitarista, o que em muito justificou a sua escolha para organizar e dirigir as Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, além da sua experiência de anos trabalhando em clubes de mães e como diretora de postos de saúde na região de Curitiba-PR. A sua atuação na campanha contra a poliomielite e distribuição da vacina Sabin estabeleceu novos parâmetros de procedimento em campanhas preventivas.
     Atendendo, 1983, a um chamado da CNBB e da UNICEF para iniciar um trabalho que ajudasse a prevenir a morte de crianças por doenças de fácil controle, a Dra. Zilda abraçou a causa, crente que o mais importante a fazer seria educar, especialmente, as mães das comunidades carentes, ensinando-lhes noções básicas de higiene, educação, nutrição, pediatria e cidadania, para que pudessem elas mesmas cuidarem melhor de seus filhos. Além disso, esse tipo de trabalho, realizado em comunidades, era multiplicador, expandindo assim o conhecimento dos cuidados necessários para a preservação da saúde infantil, em todas as camadas da sociedade.
     Dizia ela que a idéia do planejamento e organização da Pastoral da Criança lhe fora inspirada pelo evangelho de João, quando ele narra o milagre da multiplicação dos peixes e dos pães. A Dra. Zilda Arns Neumann, 3 vezes indicadas para o prêmio Nobel da Paz, morreu em serviço, enquanto ensinava a outras mães cuidarem das vidas de seus filhos, nutrindo-os, fortalecendo-os, curando-os, não os deixando morrer.
     Quando, numa leitura de tarot surge a Rainha de Ouros, dependendo sempre da sua localização na jogada e das cartas que a acompanham além, naturalmente, da questão formulada pelo consulente, pode significar um período de prosperidade; uma pessoa calma e serena; estar preparado para aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer; grande conforto; generosidade e fortuna; abundância; uma pessoa caridosa que tem condições de ajudar; alguém consciente da realidade, que aprecia a tradição, é confiável, organizada, econômica e com os dois pés no chão; um ótimo amigo com quem se pode sempre contar; alguém que cuida e nutre os demais, preocupada com dietas e exercícios saudáveis; boa saúde física; excelente desempenho sexual associado; fertilidade; instinto maternal; ser “caseiro” e fiel; gostar de crianças e animais; a possibilidade de um casamento com uma mulher rica.
     Quando mal dignificada essa carta revela uma pessoa egoísta, materialista ao extremo, rígida, amarga, de difícil adaptabilidade, com falta de visão e perspectiva. Também pode significar infertilidade, teimosia, mal uso de recursos físicos ou materiais, ciúme, super-possessividade, má saúde, desconfiança, traição, maldade, fofoca, falta de atenção no serviço, apreensão, desconfiança, entre outras coisas.
     No dia a dia nos conectamos com as energias da Rainha de Ouros quando nos sentimos seguros e integrados no mundo, quando nos identificamos com a Natureza e dela cuidamos retribuindo toda a vida que elas nos dá. Vivemos um “estado de Rainha de Ouros” quando abordamos sensata e naturalmente os problemas; quando somos hospitaleiros e acolhedores com as demais pessoas. Todas as vezes que cuidamos da nossa saúde, conforto, bem estar, e também das pessoas por quem somos responsáveis, estamos vivenciando as qualidades maternais desta figura. Quando somos práticos e criativos, sempre aptos a encontrar uma solução nova para um problema, estamos manifestando a Rainha de Ouros que temos dentro de nós.
     Aproveite o domingo para “paparicar” a quem você ama. Cubra a pessoa com carinhos, mimos, presentes, um delicioso e farto café da manhã a dois, um passeio pela praia, montanha, campo. Termine o dia em casa, revendo juntos, álbuns de família, fotos de viagens, casamentos, férias… Enfim, exalte o lado protetor, nutritivo e amoroso que certamente também existe em você.
     Tenham todos um excelente e criativo domingo!
Ilustração: GAIAN TAROT, por Joanna Powel Colbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!