sábado, 27 de fevereiro de 2010

Carta do Dia: 4 DE ESPADAS

Elemento Ar   image  (quente, úmido)
Temperamento Colérico  (bílis amarela)
Cabala Chesed (Misericórdia) em Yetzirah (Formação)
I Ching FU  image , ponto de mutação
Numerologia 4 (quatro), estabilidade e processo
Signo Júpiter (expansão) em Libra (equilíbrio)
Título Esotérico Senhor do Descanso após a Luta
Dia da Semana Sábado, regência Saturno
Lua Crescente
Período Peixes    image
Ano 2010 (=3),  regência Vênus
Era Aquário,  regência Urano

    4--of-Swords Finalmente, sábado!

     Pensei que não fosse chegar nunca. Não que eu nada faça aos sábados, mas, digamos, faço menos.

     A última semana foi bastante intensa em termos de trabalho, tanto daquele tipo que nos sustenta como do outro, que nos trás bastante satisfação. Gosto muito dos dois e me sinto um privilegiado em poder ganhar a vida trabalhando em algo que gosto. Mas, também fico cansado, pois o ritmos, às vezes, é muito intenso.

     O 4 de Espadas veio bem a calhar pois confirma a necessidade de “dar um tempo” para poder ter tempo. Deu pra entender? Pois é assim: no meio da batalha diária que é a vida de todo mundo (não se iluda! Não há quem não precise, de alguma forma, enfrentar problemas e situações mais ou menos difíceis), é necessário dar uma pausa, pedir trégua, parar no acostamento. Esses momentos são perfeitamente necessários para podermos nos harmonizar novamente, refletir com tranquilidade em como estamos nos conduzindo e executando nossos projetos. É um tempo que jamais será perdido, mas irá permitir que o seu organismo se restabeleça, a sua mente clareie, as suas emoções se reequilibrem e que você se reconecte com a sua divindade interior. Só assim é possível prosseguir.

     Não é atoa que esta carta está quase no meio da série de Espadas. É a quarta carta, sugerindo que é tempo de relaxar, descansar, distrair-se um pouco antes de continuar a batalha. Isso não significa abandonar nada ou perder o foco. Há implícito, na mensagem deste arcano, um subtexto que nos lembra que não é o fim, não é hora de parar, de desistir, de abandonar. As “espadas” estão lá, em riste, prontas para serem novamente usadas. Lá fora a vida continua a nos aguardar para que cumpramos com a nossa parte. É só um tempo de curar, de restabelecer, de reavaliar estratégias, de pensar o próximo passo. Isso se consegue descansando a nossa mente, permitindo-lhe que se livre de todo o “lixo” acumulado e volte a funcionar perfeitamente, sem ser tendenciosa, preconceituosa, livre de estruturas defasadas, de pensamentos mórbidos, de idéias inválidas. Uma verdadeira desintoxicação mental.

     Então, o que fazer hoje? Bom, vou aproveitar o próprio simbolismo da carta, que coloca o 4 (o sólido, o real) dentro do naipe de Espadas (Ar = idéias), aproveito que estamos vivendo as influências visionárias de Netuno (afinal estamos em Peixes) e vou fazer uma hora de meditação. Além disso,  conto com Júpiter, sempre generoso e permitindo alguns deliciosos excessos, aliado à idéia de reequilíbrio proposta por Libra, e a necessidade de me cuidar com carinho, como maternalmente ensina Vênus, terminada a meditação, lá vou eu fazer uma massagem (crâneo-sacral, o que vai acabar sendo muito bom para o fluir das energias que possam estar obstruídas).

     Mas, com certeza, aqueles que se lembraram de que sábado é regido por Saturno, deverão estar se perguntando onde entra esse grande “ceifador” nessa minha estória e como vai atuar nos meus planos. Oras, fazendo com que eu volte para casa feliz, satisfeito, sentindo-me reenergizado, pronto para a próxima semana, disposto a passar o resto do dia recolhido, quieto, comendo leve e saudável, lendo meu atual “livro de cabeceira”, ouvindo música, talvez volte a meditar antes de dormir,  tranquilo… tranquilotranquilo

     Tenham todos um ótimo, também tranquilo e recuperador final de semana!

Imagem: Four of Swords, por Robert Ingram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário.
Em breve ele deverá ser exibido no Blog.
Namastê!